quinta-feira, dezembro 2

Sporting 1-0 Lille

O regresso de Pedro Mendes, que só pode ser encarado como positivo, está a "lixar" o Postiga que agora se vê encostado à ala e substancialmente mais longe daquilo que vinha a produzir. O 4-3-3 que Paulo Sérgio impôs, com mais um médio defensivo e menos uma unidade atacante, implicou menor caudal ofensivo, (muito) menos jogo pelas alas e menor qualidade de jogo.

Sendo certo que esta solução com 3 médios centro aconteceu em jogos contra duas equipas complicadas, o próximo jogo dirá se é para manter este novo figurino. O regresso aos 3 médios ofensivos implicaria retirar Maniche ou André Santos da equipa. Manter os 3 médios centro "mata" o Postiga e piora a qualidade exibicional. Hoje já se ouviram bastantes assobios...

Fora estes devaneios tácticos, palmas para o apuramento em 1º lugar - já ninguém se lembra que estivemos "ligados às máquinas" e quase fora da Europa - e para o golo de Polga. Entretanto a Juve Leo fez cheque aos actuais dirigentes. A mensagem foi clara: "Em 1999, por menos fizemos mais. Preparem as malas".

12 comentários:

J. disse...

Quando nem as vitórias e os primeiros lugares na Liga Europa com um jogo ainda por disputar, parecem sossegar os adeptos sportinguistas é impossível não ficar preocupado.
17.000 espectadores ontem, contra o Porto pouco mais de 30.000.
Não é um problema de agora. Mas tem vindo a agravar-se.
Não sei o que pensar sinceramente.

Peyroteo disse...

Foi uma exibição bastante fraca. Curioso que, nas duas piores exibições (Paços para a taça e ontem), o Sporting ganhou e não sofreu golos.
Mas, repito, foi muito mau. Salvou-se o apuramento e o 1º lugar.

Miguel disse...

Para mim é simples, o gajo tem de tirar da equipa o Maniche ou o André Santos, voltar a pôr o Postiga na área, e enfiar mais um médio ofensivo para carrilar jogo.

O homem tem é de fazer opções "dolorosas"!

Quanto aos adeptos, depois da miserável exibição de ontem, é normal que reajam. Já jogámos bem melhor este ano... Ver o Patrício a queimar tempo, num jogo em casa, é de bradar aos céus!

Peyroteo disse...

Mas isso é um tique do Rui Patrício. Faz isso em muitos jogos sem justificação aparente.

J. disse...

Sinceramente já nem acho que seja pela táctica.
Se tiras um médio e pões um ala, sei lá, o Vuk por exemplo, para teres um 4-4-2 simétrico irias ter que por o Valdés enconstado na esquerda. E ai já se sabe que o Chileno não rende.
Eu não sou contra esta táctica.
Em parte poderia ser uma reedicção do 4-4-2 em losango do Paulo Bento.
Com Valdés a 10 e dois avançados móveis lá na frente. Além disso beneficiamos do facto de termos dois laterais ofensivos.
Mas sinceramente já nem acredito que seja da táctica.
Acho que é mesmo do treinador. Não dá mais que isto.

jvl disse...

O Maniche ter acabado o jogo não se justifica. Primeiro porque a exibição não estava a ser extraordinária, segundo porque fisicamente acabou muito antes.

A tirar alguém, tem que ser o Maniche.

Quanto ao Postiga, não sei se o problema está no meio-campo ou no facto do Liedson jogar simultaneamente. Seria preferível capitalizar o seu actual momento de forma, nem que para isso tivesse que retirar o Liedson.

Mau jogo, salva-se o golo do Polga e o apuramento em 1º.

Pedro Morgado disse...

O meio campo é uma confusão. Não sabem que deve subir, quem deve descair para os flancos e quando o deve fazer, não sabem sequer quem deve acompanhar os adversários. A nossa sorte foi o Lille não ter um jogador a meio campo com velocidade.
De resto, faltou-nos um elemento criativo no meio campo para fazer desequilibrios.
Se existem jogos em que se pode justificar aquele trio a meio campo, ontem não foi um deles. Para jogar com Maniche, Mendes e André Santos, temos que jogar só com um ponta de lança e com Vukcevic e Valdés nas alas.
O que foi mais gritante foi a falta de rigor no passe. Nesse capítulo não se aproveitou um único jogador.
Faz-nos mal ver equipas como o Barcelona a trocar a bola...

Anónimo disse...

é tipico do sportinguista:

- Postiga já está em final de contrato, fez 1 bom jogo em cada 50, mas o problema é a chegada do Pedro Mendes.

- O Maniche, que tem tanto de besta como de grande jogador, é o novo problema do sporting. O que ninguém repara é que sempre que ele não joga ou sai, a equipa tem exibições horríveis. Ver guimaraes depois de expulso, ver estoril, ver nacional, ver académica (ganhamos mas massacre!), ver porto contra 10 e ver gent fora.

PPereira

Peyroteo disse...

PPereira, tudo bem em relação ao Maniche mas tens estado desatento em relação ao Postiga na presente temporada. Já fez muitos bons jogos esta época e tem marcado alguns golos.

jvl disse...

PPereira,

O Maniche não é o novo problema do SCP mas está mais que visto que ele não aguenta mais que 60 minutos. E porque é que esteve ausente?
Além disso, com o regresso do Pedro Mendes, duvido que a ausência do Maniche se sentiria tanto como até agora. E também seria bom que ele, que até é o mais experiente, se contivesse nas atitudes que continua a ter, penalizando fortemente a equipa.

Anónimo disse...

o postiga já fez bons jogos. Poucos, mas fez. Agora, chegar ao fim de 3 anos e pensar que agora é que ele vai engatar...

A gente fala no final da época, e fazemos o balanço do seu rendimento...


Quanto ao Maniche, já disse que ele é uma besta. Sempre foi e não vai ser agora aos 33 que o vamos mudar. Mas não dura 60 minutos. Aliás, o Sporting é que só dura até ele sair. Mais uma vez, é só ver os jogos em que a equipa "rebentou" e contar quantos estava em campo. Zero! O resto é a conversa do costume...

Quando ele sair da equipa, a gente fala...

PPereira

jvl disse...

PPereira,

Não espero que o Postiga engate, apenas que se aproveite o seu bom momento. Coisas completamente distintas.

Quanto ao Maniche, se falhou algum jogo, a culpa foi dele. Tenho a impressão que ainda não houve um único jogo que não tenha falhado a não ser por castigo, uma vez que sempre que está disponível, é opção. E que ele não dura o jogo todo, está mais que visto.