quinta-feira, agosto 4

Mundial Sub-20 e o desprezo a um "produto" cada vez mais desvalorizado

Se calhar é uma sensação só minha, mas ao ver o acompanhamento que os nossos media estão a dar á competição parece que mais facilmente sabemos o que fez o Danilo, James, Arias ou Rodrigo ao serviço das respectivas selecções do que a nossa própria selecção que curiosamente até está no primeiro lugar do grupo após ter defrontado as duas selecções teoricamente mais fortes do grupo.
Ao olharmos para a composição da selecção, acho que se acentua ainda mais essa (minha) sensação de desvalorização a um "produto" que não há muito tempo atrás era considerado de qualidade. Jogadores com muito pouca ou quase nenhuma experiência de primeira divisão, alguns deles já emigraram em busca de oportunidades e atrevo-me a dizer que independentemente da performance da selecção nesta competição muitos deles não irão sequer ter uma oportunidade na nossa primeira liga.
Concluíndo, e falando novamente em sensações, parece-me a mim que agora mais que nunca se utiliza o argumento: " tu mostra-me primeiro o que vales, que depois aposto em ti" em vez do " eu vou apostar em ti, porque tenha a certeza do que vales". E acho que este pequeno jogo de palavras pode fazer a diferença na afirmação de um jovem valor!!!

5 comentários:

Peyroteo disse...

E não vejo grandes perspectivas de melhoras nos próximos tempos, a não ser que o regulamento seja mais exigente nesse aspecto (neste momento exigem 8 jogadores formados localmente).
O Benfica ontem jogou só com estrangeiros e desconfio que o regresso de jogadores como David Simão, Nelson Oliveira e Ruben Pinto é essencialmente para não infringir os regulamentos.
Mas o Sporting também vai pelo mesmo caminho.

Visigordo disse...

Existindo uma coisa para a qual pagamos, chamada de serviço público, é absolutamente vergonhosa a não cobertura de um evento destes onde as cores nacionais estão representadas.
E ainda há quem se admire que se queira privatizar um lixo daqueles sem qualquer critério do que é e do que não é serviço público.

J. disse...

Sim, se com Paulo Bento conseguimos cimentar esta politica de cantera, com a presidência de Bettencourt, e os maus anos da equipa de futebol acho que se pôs em causa essa aposta.
As palavras agora são há que chegar lá bem em cima e rápido e sem olhar a meios. Esta é a política de Godinho e Domingos. E com isso naturalmente perde-se espaço para apostar nos jovens.

Assim que se os 3 grandes não assumem responsabilidades neste sentido, teriam que ser outros clubes a assumir esta tarefa. Mas também já sabemos como são os plantéis do Braga, Guimarães ou Nacional, os outros europeus.
Eu acho que não vai tar fácil não, no futuro.

jamsilva disse...

eu até compreendo que seja difícil a um jovem jogador conseguir alguma coisa num grande uma vez que nestes clubes o "é para já" domina as mentalidades.

Agora tb acho que alguns clubes de menor dimensão deveriam ser capazes de aproveitar melhor os nossos valores.

Rodrigo Teixeira disse...

Este desprezo para com os jogadores portugueses não parte só dos chamados grandes. O Braga por exemplo jogou habitualmente com 6/7/8 brasileiros o ano passado,e como o Braga há mais.
Pode-se argumentar que os grandes deveriam dar o exemplo,mas cada vez é mais difícil encontrar jogadores portugueses com capacidade para singrarem de caras num plantel de qualquer grande.
Quanto a mim terá mesmo que haver uma revisão nos estatutos e "obrigar" os clubes a terem mais portugueses ou jogadores formados internamente no plantel.
Apesar de toda esta discussão,este problema vai sendo um caso recorrente nos principais campeonatos internacionais,sendo o Arsenal o principal exemplo desta política.