segunda-feira, maio 20

Curtas Sporting

1 - Acabou a época mais triste de sempre do Sporting. 7º lugar! Pelo menos a última jornada serviu para acabar o campeonato com mais vitórias que derrotas e também para pôr a zeros o goal-average. As coisas a que um gajo se agarra!

2 - Jesualdo Ferreira sai. Em conferência de imprensa conjunta com o presidente, o professor disse que tomou a decisão de sair com "tristeza, é dos momentos mais difíceis da minha carreira mas é também um momento de honestidade. Não poderia aceitar ser treinador para o próximo ano se não sentisse que houvesse condições para, no futuro, não me sentir a mais". Certamente que nos próximos dias saberemos com mais detalhe os motivos de Jesualdo.

3 - E o senhor que se segue é Leonardo Jardim. Não escondo que esta solução me agrada bastante. Apesar daquele sotaque, vejo ali um treinador de muita qualidade, que tem obtido bons resultados por onde passou. É verdade que saiu de Braga e Olympiakos mas não por razões técnicas. Tem outro ponto a favor: é sportinguista doente, quase tanto como Jorge Jesus.

4 - Wolfswinkel despediu-se com mais dois golos. 20 golos nesta época miserável é um registo colossal. Mesmo assim, depois de 45 golos em duas épocas, muitos dos adeptos ainda acham que não era ponta-de-lança para o Sporting. A mim deixa saudades, não só pelo rendimento mas também pela postura exemplar. E espero estar enganado mas dificilmente encontraremos substituto do mesmo nível.

5 - O 1º reforço parece ser Jefferson, lateral esquerdo do Estoril. Não vi o suficiente para analisar correctamente esta contratação. No entanto, será um upgrade em relação a Joãozinho.

37 comentários:

Divã Leonino disse...

Estarei enganado, ou o Wolfswinkel esperou pelo último jogo com a camisola do Sporting para, finalmente, fintar o guarda redes adversário em situação de 1x1? Grande golo, aliás...

J. disse...

Finalmente de volta aos posts rapaz e, finalmente se volta a falar do Sporting neste blog que anda a ficar cada vez mais vermelho e azul, contrariando assim o ADN de criação deste espaço. :-)

1 - Eu tb estava a pensar no mm...Goal average 0. Naquilo que um gajo se tem q agarrar.
2 - Um senhor do futebol. Mais tarde se falará nele.
3 - Tb gosto do Leonardo Jardim. Mas não eras tu que dizias qq coisas dos madeirenses!?
4 - Grande avançado, mas acho que com Ghilas e Edinho chega mais que suficiente para os objectivos da próxima época.
5 - Não me parece mau negócio. Acho que se o Málaga não exercesse o direito de opção, poderiamos tb optar ao Antunes. Com esse apelido tem q ser bom jogador!!!

Jorge Borges disse...

1 - Muito mau, de facto.

2 - Jesualdo talvez fosse um bom treinador para apostar na juventude. Tem trabalho feito com jovens, experiência de uma estrutura organizada, mas também tem alguns anticorpos. Como treinador está longe de ser brilhante,mas talvez neste momento o Sporting precise mais de alguém metódico que possa estruturar a máquina.

3 - Vejo o Leonardo Jardim como bom treinador. Isso do sportinguismo é de menor importância, aqui na Madeira, há quem diga que o conhece e que ele é benfiquista. Tem pouco relevo. Mais importate que isso é a paciência que os adeptos terão que ter e consciencializar-se que provavelmente nos próximos anos o Sporting não vai ter condiçõpes de lutar pelo título, e terem paciência com o treinador e jogadores.

4 - Wolfs é um grande ponta de lança. Marcar tantos golos com uma equipa tão fraca só pode ser de grande jogador.

5 - Ou muito me engano ou este vai ser um novo Evaldo, Cristiano ou Joãozinho. Do que vi, e confesso que não foi muito, é um jogador banal. Mas é verdade que por vezes os treinadores transform,am jogadores banais em grandes craques.

Peyroteo disse...


Está lá, no ponto 3: "Apesar daquele sotaque" ? :)

4 - j., estás a falar a sério?

Mike Portugal disse...

Divã Leonino,

LOL


Peyroteu,

1 - É mesmo triste;

2 - Veremos. Eu acho que não;

3 - Também só admitiria esse, se fosse Português;

4 - Vais ver que o Ghilas vai marcar mais golos ;)

5 - Não vi nada do jogador, portanto abstenho-me de comentários;

Peyroteo disse...

Entretanto já é oficial Leonardo Jardim por duas épocas.

luis disse...

1. Uma época francamente má, sem paralelo na vida do Clube. Mas alguma coisa boa há-de trazer, haja competência e dignidade.

2. JF não servia e não seria com ele que o Sporting voltaria ao pódio.

Além disso, é benfiquista e BC não quer trabalhar com malta que não é do Clube.

Os motivos são óbvios: ia inserir-se numa estrutura pré-definida. Mas eles só aceitam essas condições quando rumam a norte, aqui são cheios de "profissionalismos".

4. Uma pena. Belo jogador que teria mais a aprender aqui do que para onde vai. Bem que pedi que o Benfica o contratasse mas temos lá o portento Kardec.

5. Não conheço.

Em relação a Jardim, tenho uma boa opinião e acho que é uma boa aposta. O leque não era muito alargado e um estrangeiro era um tiro no pé. Parabéns pela contratação.

J. disse...

Olha, das poucas vezes que estou de acordo com o Luís.
:-)

Peyroteo disse...

Sim, Luís, o Jesualdo parecia com atitude de quem é superior ao clube, talvez devido ao estado em que o clube está. Mas, independentemente das circunstâncias, terá sempre de ser o treinador a adaptar-se à estrutura do clube e não o contrário.
O que interessa é que foi um processo aparentemente tratado com elevação e com divórcio amigável.

Peyroteo disse...

É assim, J., quando estamos todos a falar no clube do nosso coração :)

luis disse...

Se há dinheiro para pagar o que tem de se pagar há sempre elevação. No Sporting, ou noutro lado qualquer.

luis disse...

LOL Palhaço.

J. disse...

O Jesualdo merece claramente um post neste blog.
Haja tempo e disponibilidade!

Mas o essencial está dito.
BdC ganhou as eleições avançando uma estrutura de futebol onde, mal ou bem, Inácio e Virgilio eram os nomes anunciados.
Não faria agora sentido, que passado 3 meses, BdC alterasse essa estrutura só para que Jesualdo se sentisse bem e confortável.

É uma pena que Jesualdo se tenha ido, principalmente neste momento, já que a equipa parecia estar a evoluir, mas acho que em nenhum lugar do mundo existem imprescindíveis.

Peyroteo disse...

Que tipo de letra é que devia ter utilizado no post? Não consegui acertar com isso

luis disse...

Já corrigi. Eu não consigo é perceber como é que vocês conseguem alterar a letra.

É que basta escrever o post, normalmente, sem fazer escolha de letra alguma (a fonte está pré-definida).

Pedro disse...

O Ghillas está confirmado?

Sérgio disse...

1. - O golo do Beira-Mar estragou o que poderia ter sido um GA positivo :).

2. - Nos comentários anteriores já disseram quase tudo, o por se de bicos de pé do JF, assim como a vantagem que seria mantê-lo na frente da equipa (como tudo na vida à sempre vantagens e desvantagens).

3. - Seria a minha escolha desde que saiu do Olimpiakos.

4. - O Wolfs ainda vai ser o PL da seleção Holandesa continue a evoluir no campeonato inglês.

5. - Pelo menos passaremos a ter um jogador muito forte nas bolas paradas ... já era tempo.

É para o ano :=) !!!

SL,

Peyroteo disse...

Pedro, penso que não. O que se sabe é que o Sporting tem direito de preferência. Agora, resta saber o que pensa o jogador e se existem argumentos financeiros para o contratar. Isto parece absurdo de se dizer, mas é a realidade.

LMGM disse...

1- Não há nada que o Benfas faça que nós não consigamos fazer muito melhor! Pior classificação 6º... M-E-N-I-N-O-S, sétimos pá! E para não haver bocas, empatados com o sexto mas com goal-average 0! Agora atrevam-se a não ganhar a Taça só para também dizerem que já quase ganharam tudo.

2 e 3- Eu já só quero um treinador que cumpra o contrato. Até pode ser mau.

4- Dasss como é que se faz uma época só com um ponta de lança e ainda se fica em sétimo... "Sêmos" os Maiores!!! Se o Ricky é mau o Pongolle é o quê?

5- São dois defesas esquerdos de uma assentada, Inácio e Jefferson! É melhor eu não publicar aquilo que acho do Edinho, como prefácio apenas dizer que via com melhores olhos a adaptação do Joãozinho a ponta de lança... Vai ser um longo verão...

Pedro disse...

Peyroteo, o gajo é muito bom. Se for para o scp é pq no SLB se anda a dormir...

luis disse...

Há meses atrás escrevi que o Benfica deveria apostar em Ghilas. Ontem, ao vivo, reforço essa ideia.

Peyroteo disse...

Pedro, e se for para o Benfica, é porque no Porto se anda a dormir :)

Jorge Borges disse...

Só para apimentar:

O presidente do SCP já contratou seguranças para protegerem a mulher? ;)

Peyroteo disse...

Eh, já começam a difamar o nosso treinador!

Pedro disse...

peyroteo, sem dúvida. Até pq o fcp tem essa lacuna por colmatar.

Mr. Shankly disse...

1 - Horrível de facto. A melhor notícia é que acabou.

2 e 3 - Era um treinador com bom perfil para o momento actual do Sporting. Mas ficam melhor com o Jardim. Se o Jesus saísse gostava que o Benfica apostasse nele.

4 - Não percebo as dúvidas, é um bocado como o Cardozo: como é possível por este gajo em causa?
O Ghilas é bom, mas não tem as mesmas características. O Edinho parece-me que não tem nível para o Sporting. Já está contratado?

5 - Concordo, pior que o Joãozinho não deve ser. Mas para ser defesa esquerdo do Sporting devia ser preciso algo mais.

zorg disse...

Julgo que o Jefferson é um bom defesa esquerdo, com nível para jogar num dos grandes.

Miguel disse...

2 boas noticias! a saída do lavrador que tem jogado a defesa esquerdo e a contratação do Jardim.

O Wolfs tem evoluido e só porque não temos melhor e dificilmente conseguiremos arranjar melhor é que era de ficar. Mas conseguiu tirar-me do sério em vários momentos. Desejo-lhe toda a sorte do mundo!

LMGM, todos temos amigos e familiares do Benfas.... nem eu lhes desejo tão mal ao ponto de perderem a taça! Acho que havia aí muito menino que fritava de vez ehehehehe :)

off-topic: e aqueles anormais ontem da TVI24 a tentarem menosprezar e denegrir o JJ? Até a mim me custou ouvir tanta alarvidade junta....

Peyroteo disse...

Mr. Shankly. Felizmente, o Edinho parece ter assinado pelo Braga. No entanto, hoje aparece que o Sporting fez uma proposta de 4 anos (?!) para o Carlão!

Mr. Shankly disse...

Peyroteo, o Carlão é melhor que o Edinho (apesar de continuar a não ter nível para o Sporting).
Em relação à notícia, vale o que vale, como sabes. O Record contratou 5 jogadores para o Benfica, só hoje. E "A Bola", outro.

Peyroteo disse...

Seja como for, eu já estou a contar com contratações deste género. E estou convencido que, mesmo com um plantel menos valioso, podemos fazer muito melhor. O objectivo do Sporting tem de ser o 3º lugar. Precisa é de ter uma estrutura forte e um treinador competente. Repito, mesmo com um plantel inferior ao desta época (que não era assim tão mau, principalmente o plantel que iniciou a época), o Sporting pode atingir o 3º lugar.

Jorge Borges disse...

Peyroteo,
a confirmação do que acabas de afirmar é o Paços de Ferreira.

Peyroteo disse...

Sim, mas com o Paços acontece uma vez e nunca mais se repete. O Sporting é um dos três grandes de Portugal e qualquer lugar abaixo disso tem que ser encarado como um escândalo.

Mr. Shankly disse...

Concordo, o plantel do Sporting que começou esta época tinha que dar para mais. Mas não acho que o Paços seja prova disso, no Paços não há a pressão que há no Sporting. O plantel do Sporting sem pressão teria provavelmente feito mais que o Paços.

Jorge Borges disse...

A minha afirmação era no sentido de que neste momento apenas é preciso gastar milhões se se quiser lutar pelo título. Para o 3º lugar o esforço financeiro pode ser bem menor.
Os orçamentos do Braga são mais modestos que Porto e Benfica e não tem impedido de fazerem bons campeonatos.

Agora, para mais altos vôos é preciso abrir mais um bocadinho os cordões à bolsa.

Mas também penso que tanto Porto como Benfica vão desinvestir.
O Porto é quem tem maior investimento, segundo as palavras de Angelino Ferreira (ou Adelino Caldeira, confundo sempre), anunciou um plano a cinco anos de redução de despesas na FC Porto. O Benfica, depois de anos e anos a comprar aos camiões e de forma nada criteriosa, parece estar também mais contido e, finalmente, a querer tirar algum partido da formação.
Pode ser que tudo isto conjugado até aproxime o Sporting do Porto e do Benfica mais rapidamente do que possamos eesperar.

Jorge Borges disse...

Shankly,
mas por isso mesmo é que eu disse uns comentários acima que os adeptos do Sporting têm que se mentalizar que as coisas não vão dar para muito e de certa forma têm que ser eles a tirar pressão à equipa.
Não é fácil, bem sei, mas parece que o caminho passa por aí.

Hugo disse...

Off-topic vale a pena ler a entrevista do Klopp.

http://www.guardian.co.uk/football/2013/may/21/jurgen-klopp-borussia-dortmund-champions-league