sábado, fevereiro 13

Ainda o Clássico.

Tal como o Marco escrevera, o Benfica refugiou-se em demasia no acaso do seu futebol. A qualidade individual é evidente mas, como um todo, a equipa é incapaz de controlar, e não é apenas por ser demasiado vertical ou emocional.

Há uns tempos escrevi que este Benfica lembrava-me o de Mário Wilson. Garra, querer, futebol ofensivo com qualidade, jogadores bem colocados no papel.

Este Benfica, não tem sido diferente. Demasiadas falhas defensivas, incapacidade para controlar o jogo, pouca qualidade no sair a jogar.

Do outro lado estava um FCP ferido mas, convenhamos, do mais fácil que já veio à Luz. Com deficiências claras na fase defensiva e ofensivamente muito dependente do fantástico Brahimi. E com um mês de treinador.

É isto o mais preocupante. Olhava-se para o campo e via-se um FCP mais organizado (na segunda parte até defensivamente) e mais paciente na construção.

O jogo do Benfica foi de fogachos, repelões, correrias. Só. Muito parecido com o início de época.

Rui Vitória tem aquele discurso vago e ter colocado Gaitán a lateral revelou um treinador perdido. Nem sequer vou comentar a entrada de Sálvio.

Mas como explicar mais e melhores oportunidades de golo claras do Benfica? Como justificar que os melhores em campo tenham sido talvez o Casillas e o central estreante?

O FCP relançou a disputa pelo título, e o Benfica vai ter de reagir já em Paços, porque ainda há muito jogo pela frente. Pela lógica o Benfica vai perder apenas mais três pontos, em Alvalade.

6 comentários:

Pedro disse...

Explica-se facilmente Luis, não foi assim tão mau como se pinta. Não falhámos tanto assim defensivamente. O segundo golo do fcp é uma grande jogada deles, não é falha nossa. Pq não dar mérito a eles? O primeiro golo sim, demos espaço ao gajo que com um remate simples mete a bola no canto. De resto não vi essas falhas defensivas.

O Marco abaixo diz que o golo de Mitro resulta de uma rara jogada interior. É isto que tolda a visão do jogo do SLB. É falso. Tantas e tantas vezes que o SLB faz aquele tipo de jogada, já marcou tantos golos semelhantes. Mas estas "verdades" pegam e tornam infrutíferas as discussões.

Bastava uma bola entrar para tudo ser diferente. Não entrou. E é a partir daí que se tem de analisar o que foi feito para resolver esse problema. E o que foi feito demonstrou uma brutal incompetência e é sobre isso que nos temos que preocupar.

Temos tb o modelo táctico e a prova que falha nestes jogos. Não é de hoje, nem de ontem. É há seis anos que falha. Sempre valeu ao modelo a qualidade individual dos jogadores, quando eles não resolvem estamos tramados. Ontem foi mais um exemplo.

Marco Morais disse...

Disse 'raríssimo golo por via de jogo-interior' mas devia ter dito qualquer coisa como 'raríssimo primeiro golo do Benfica por via de jogo-interior'. Aquela jogada fazes muitas vezes, quando já estás a ganhar 3-0 e não te queixas da eficácia.

O Benfica podia muito bem ter ganho, admito. Mas não perceber, num jogo em que se queixam da falta de eficácia, que o Benfica esteve sempre dependente dela, é que me tolda a visão.

Era o mesmo que eu queixar-me à Lopetegui. Na enorme maioria das vezes que perdeu pontos, teve sempre mais chances de marcar que o adversário. É uma boa lógica. Ainda hoje estava por cá e provavelmente ontem perdia.

Marco Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Morais disse...

Mas sim, esperei que o Benfica estivesse pior. Que estivesse ao nível dos primeiros 20 minutos da 2.ª parte. Quando o Porto acertou e passou a ganhar divididas. Mas se não reparaste que o Benfica dependeu sempre do que o Porto fez, vais contra aquilo que defendes para o teu Benfica - aquilo que reclamas há anos.

Marco Morais disse...

Outra coisa são as finalizações a 200 à hora. É muito mais difícil marcar assim, parece-me. Neste tipo de jogos então...

Pedro disse...

Não percebi bem o que estás a dizer. Eu critico este modelo e critico severamente as opções de RV ontem.

Sobre os golos e jogo interior não vou alongar a conversa. Já percebi que é escusado.