quinta-feira, dezembro 14

Combate à Corrupção


É esta a pessoa indicada pelo Procurador-Geral da República para liderar a investigação à corrupção no futebol.

A Dr.ª Maria José Morgado, Procuradora-Geral Adjunta, parece ser a pessoa certa para este lugar, tendo já grangeado a fama pela frieza e frontalidade com que se expressa e pela forma implacável como luta contra a criminalidade altamente organizada. Dos tempos da PJ (antes de ter sido"substituída") consta uma lista de figuras públicas, algumas do futebol e não só, alvo de investigações e acusações.

Convém é não ver a senhora como uma salvadora do futebol. Como a deusa que veio para nos salvar. De algumas reações que já li, parece que o crime organizado vai acabar. Nada disso. Por vários motivos. Porque nem todos os crimes se conseguem provar, porque não basta ser nomeada - precisa de meios, é preciso dar-lhe tempo, e quem entende um pouco de investigação criminal sabe do que falo - às vezes é preciso dar a sensação de inoperância e letargia, para que os "grilos saiam da toca" e serem apanhados em flagrante. E precisa, acima de tudo que, quando começar a mexer com os "tubarões", que não seja "substituída". Este é, para mim, o ponto mais importante.

Apesar das reticências, creio que durante um certo tempo as coisas vão acalmar, e se lhe derem oportunidades, não duvido que vão sair resultados. E surpresas não vão faltar, certamente, para todos os gostos.

Boa notícia e um sinal claro que a luta contra o crime é para ser levada a sério.

Sem comentários: