sexta-feira, dezembro 15

A resposta devida

Caro Glorioso11385 para além do teu nick ser difícil de escrever no meu teclado só agora, e mesmo assim roubando um pouco de tempo ao trabalho, deu para responder às tuas questões, feitas na caixa de comentários deste post. Não as tinha esquecidas, acredita.

Permites-me que te faça algumas perguntas: pensas com franqueza que o Pinto da Costa deveria demitir-se?
Sim. Era um bom momento para se demitir. Defendi que após a vitória na liga dos campeões seria o momento ideal para ele sair, sair pela porta grande como merecia/merece.
Em relação as acusações que aparecem no livro, ai respondo-te com um “lugar comum” mas é aquele em que também acredito, a justiça que decida, é este o preço a pagar de viver num estado de direito e não no “farwest”, e nesse aspecto existem casos bem mais graves no nosso país que me tiram mais facilmente o sono. Não sou ingénuo, sei ler as entrelinhas, mas dai a considerar PC o inimigo publico nº1 vai uma grande diferença.
Agora, e como diz MST, a vida pessoal do presidente não pode interferir no clube, e “Pinto da Costa fez de Carolina Salgado uma espécie de primeira dama do FC Porto — coisa que não existe nos estatutos”, nem nos do Porto nem em nenhuma instituição da nossa sociedade. Ver o barbas a comprar livros da ex mulher do Pinto da costa não me incomoda, cada um lê (compra) o que quiser, mas ver o barbas a coprar livros da ex-mulher do presidente do Porto, só pela chacota, não me orgulha.
Ou dize-lo por entenderes que é, digamos assim, politicamente correcto e por saberes que ele não se afastará?
Também sei que ele não se afastará. Por isso mesmo, e tentando ser o mais sincero possível, é uma pergunta de difícil resposta, ou melhor, diga o que disser terá sempre a interpretação que tu, e que a ler, quiser. Dai voltares a fazer, de certa forma, a mesma pergunta aqui e voltares a fazer abaixo.
Queres mesmo vê-lo longe do FC Porto e que o teu clube passe a enveredar por um caminho diferente ou, no fundo, tens medo que, sem ele, se perca a hegemonia conseguida nos últimos 20 anos?
Também não o queria ver longe do Porto. Baralhado? Então, não vou agora dizer que o presidente do Porto só tem defeitos, bem pelo contrário, e reconheço-lhe as virtudes de liderança que tornaram o F.C.Porto uma instituição/empresa/clube de topo internacional.

O Porto já enveredou por caminhos diferentes faz algum tempo, só os mais desatentos, digo eu, não querem reparar. Talvez o momento das constituições das SAD e respectiva cotação em Bolsa, seja o momento que eu aponte como decisivo. Mudança de discurso, menos discurso e mais profissionalismo e até o afastamento dos órgãos de decisão.
É reconhecido por todos, a mentalidade vencedora, a organização e profissionalismo do F.C.Porto e neste aspecto está uns anos á frente de todos os outros e isso perdurará.
Nunca fui e não sou adepto de populistas, mas foi um mal necessário no momento do “toque a reunir”. Este discurso tem-se desvanecido, ou melhor, tende a mudar de cor. Aqui sim é o meu medo, voltar a ser o “andrade” para bem da nação. Lembro-me bem dos sumaríssimos de há três anos, com toda a gente a assobiar para o ar, tentando justificar o injustificável mercê do surgimento do apito dourado e de ser fácil “bater no ceguinho” (só para exemplificar melhor).

Achas que deveria formar-se uma vaga de fundo de portistas no sentido de convencer Pinto da Costa a afastar-se? Por último, no caso, muito improvável, de ele abandonar o clube, não temes que finalmente seja chamado a responder perante a justiça e se descubram os podres, sempre negados pelos portistas, que muita gente vem apontando ao longo dos tempos?
Não. Teria de ser uma atitude pessoal para resolver uma complicação pessoal.
Se a justiça decidir condenar Pinto da Costa, ele próprio é que tem de temer. Os méritos e deméritos do Porto sei bem reconhecer.
Não posso acreditar e não posso aceitar enquanto cidadão que certos cargos beneficiem a impunidade perante a justiça, por isso, não quero fazer um paralelismo entra as situações.
Pinto da Costa e as vitórias do Porto já foram e são condenadas na praça publica há muitos anos.


Agora e depois de ter dado o corpo às balas permite-me que te faça também duas ou três perguntas. Ou a quem queira responder.

Achas que o afastamento de Pinto da Costa do futebol era o bastante para que este desporto em termos de competição fosse mais credível e sério?
Não suspeitas que por cada Pinto da Costa cair outro Pinto da Costa surgirá, independentemente da cor clubista que defenda?
Defendes que apenas e só devido a uns quantos arbritos terem dormido com umas brasileiras a serviço do Porto se deve a hegemonia e sucesso internacional do clube ou reconheces algum mérito nisso?

Sem comentários: