terça-feira, maio 20

Desilusões, comparações e perspectivas

Trinta e tal milhões de euros depois, o Benfica apresentou-nos uma temporada verdadeiramente decepcionante. Falhou quase todos os objectivos, mesmo os secundários: não foi campeão nacional, não venceu a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, não passou à segunda fase da Liga dos Campeões, não foi longe na Taça UEFA, não conseguiu o apuramento para a Liga dos Campeões 2008/2009 (nem através da disputa da pré-eliminatória). O único objectivo alcançado foi, ainda em Agosto, a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. As razões para este descalabro são por todos conhecidas: saída de jogadores fundamentais; época mal preparada (começou a sê-lo por Vieira, Veiga e Fernando Santos; um mês e meio depois, só restava o presidente); 'plantel' deficientemente estruturado; dispensa de treinador ao primeiro desaire (ou tinha saído em Maio ou devia merecer mais confiança); aquisição de jogadores de qualidade duvidosa; a rábula do "esperem só mais seis meses que já temos director desportivo mas por enquanto ainda anda a dar pontapés na bola"; lesões frequentes; rendimento abaixo do normal de peças fulcrais. Talvez fosse o pior 'plantel' dos últimos anos, mas, ainda assim, com qualidade para ter feito muito mais.

O desastre é maior quando o comparamos com a época do Sporting. Gastou cerca de um quarto do que o Benfica desembolsou e, apesar de ter um quadro de jogadores mais fraco (é a minha opinião, - discutível, evidentemente), alcançou resultados muitíssimo melhores, tanto no campeonato, como nas duas taças nacionais ou na Taça UEFA. Só na Liga dos Campeões os dois de Lisboa se equipararam. P
ara os sportinguistas, este é um claro sinal do trabalho de Paulo Bento. Em toda a época, o Benfica só foi melhor do que o Sporting no... Torneio Internacional do Guadiana, prova orgulhosamente conquistada pelo Sr. Engenheiro.

Para a próxima época, já há director desportivo. Todos gostamos dele e esperamos que seja competente. É uma pessoa lúcida, com um discurso agradável e conhecimentos no futebol internacional, mas, só por si - não nos iludamos -, não é garantia de êxito. Ainda não há treinador e espero que o escolhido seja alguém ambicioso, disposto a trabalhar com o que lhe for oferecido e mais dois ou três reforços de verdadeiro gabarito. Não me interessa alguém que só venha se for contratado o Drogba ou o Eto'o. Ou que fique a lamentar-se o resto da época porque não veio o Ronaldinho ou o Deco, que afinal até estavam livres do Barcelona. Por último, em relação ao 'plantel', espero que não haja nenhuma espécie de caça às bruxas ou limpeza de balneário. Terá de haver dispensas, pois há jogadores a mais, mas a base terá de ser o que existe, a ela devendo acrescentar-se 3 ou 4 jogadores que sejam claramente titulares. Não tragam mais camiões carregados de sul-americanos ou de jogadores do Leste Europeu. Há que ter alguma serenidade na hora da contratação. Como ficou provado este ano, gastar muito dinheiro não é sinónimo de reforço da equipa.

Sem comentários: