sexta-feira, maio 16

Dúvidas, Zé Bo e Taça!

O Apito Final teve a sua decisão há poucos dias e o FC Porto, como seria de esperar, foi condenado com a perda de 6 pontos e o seu Presidente suspenso por 2 anos.

A decisão está tomada e não satisfaz a generalidade dos portugueses, pois qualquer decisão que não fosse o Porto fora da 1ª Liga, de preferências nas distritais, e o seu presidente atrás das grades não seria bem aceite.

Assim o Porto foi punido por "tentativa de corrupção", tentativa que a meu ver não ficou provada, até porque não me parece que uma mulher que quando proferiu insultos, num estádio bem conhecido, ao presidente de um clube e simbolo nacional, não teve credibilidade, mas para acusar o presidente de outro clube e simbolo nacional já tem. Qual é a credibilidade de quem acredita nesta senhora? que de mim nunca mereceu respeito por ser, toda ela, extra-futebol.

Como já aqui o disse, e reitero de novo que não é argumento, seria extremamente estúpido o Porto "comprar" esse jogo ou outro qualquer e a ser provado isso mesmo o FCP devia descer de divisão e começar do zero. Pinto da Costa devia deixar o futebol definitivamente e nunca mais aparecer pela frente a qualquer adepto, que se preze, do Futebol Clube do Porto.

Que não é ético, mas sim muito estranho, que se receba árbitros em casa e ainda por cima na véspera de um jogo apitado por esse mesmo árbitro, é a verdade. E percebo bem que os adeptos de outros clubes se indignem com isso. Eu próprio fico envergonhado com esses acontecimentos que vão manchar para sempre a história do meu clube, ainda por cima numa época em que fomos, claramente, a melhor equipa da Europa. Enfim, parafraseando Diácono Remédios "Não havia necessidade..."

Que o SL Benfica faça agora todo o esforço para se aproveitar a situação também compreendo, até porque como qualquer portista, gostaria também de ver assegurada a credibilidade de dirigentes e ex-dirigentes do clube da Luz e investigados os "milhares" de processos sumaríssimos ao FCP, Estoril Gate e jantares no Sapo em 2004-05. Obviamente que isto não desculpa os actos dos dirigentes do meu clube, mas como gosto de futebol gosto de tornar claras situações que me parecem estranhas. Gosto de tratamento igual para todos e não de tratamento que pare em Leiria!


Bosingwa foi vendido ao Chelsea por 20 milhões e falha agora a final da taça. Compreendo esta decisão e estranho que um acordo entre os clubes fosse formalizado antes da final de uma competição que todos os portistas gostam de ganhar. Jesualdo é quem está com Bosingwa todos os dias e por isso confio plenamente no seu critério. Não será por isso certamente que a porca vai torcer o rabo. Em relação ao negócio, acho excelente que mais uma vez tenhamos vendido um lateral ao Chelski por 20 milhões e desta feita por 80% do passe, lá nisso das "negociatas" continuamos de vento em popa assim como em titulos, pena é que isso seja tudo "porque compramos os árbitros!"

A final da Taça é já este fim de semana e sinceramente espero, embora não esteja confiante nisso, que "acabe o paio" ao Sporting nos jogos com o FCP. Em todos os jogos, desta época, fomos superiores aos leões, só ganhámos um e ainda por cima na que foi, para mim, a melhor exibição atacante da época azul e branca, perdemos 2-0!! incrivel e a rectificar pelos deuses futebolisticos. Até porque como já aqui referi em 10 jogos daqueles só nos ganhavam... aquele! mas como o futebol não é matemática faço votos para que o meu clube tente o seu melhor e que "deixe a pele" no Jamor porque se assim for qualquer desfecho não me entristece.

Sem comentários: