domingo, maio 11

Rui Costa - A despedida

Estamos a pouco mais de um quarto de hora do início do último jogo a sério do Rui Costa.
É a despedida de um grande jogador, que cativou a generalidade do mundo do futebol, dos que com ele trabalharam, dos que acompanharam e até de muitos adversários. As mensagens são muitas vêm de todo o lado.
O Rui Costa deu muito ao futebol, daí ter o reconhecimento na hora da despedida.
O que não me entra muito na cabeça é esta idolatrização por parte dos benfiquistas. Como benfiquista, sinto-me feliz por ele fazer parte da "família benfiquista" de ter em determinada altura colocado os interesses do clube à frente dos interesses pessoais, de ter tido a atitude de terminar a carreira no clube do coração, sinto-me orgulhoso do seu percurso e dos títulos que venceu. Foi o último grtande campeão saído da "cantera". Daí a entronizá-lo vai uma certa distância. Em termos desportivos, o Rui Costa fica muito atrás na lista de jogadores que deram muito de si ao Benfica.
Confesso que fui céptico aquando da sua vinda. Pensava que pouco ou nada iria fazer. No final da época passada senti que aquilo que o Berardo disse, embora ele não o devesse ter feito em público, tinha uma certa razão de ser. Para mim o Rui estava acabado e não tinha vindo trazer nada de novo ao Benfica.
Hoje a minha forma de pensar é oposta. O Rui fez uma grande época, demonstrando que ainda tinha capacidade para ajudar o clube. Foi de longe o melhor jogador do Benfica. Chegou a ser penoso ver toda a sua classe ser desperdiçada por alguns jogadores sem qualquer valia para entrarem numa equipa com ele. Contudo também acho que está na altura certa de colocar um fim na carreira. É preferível sair assim, de cabeça erguida.
Pelo grande percurso como futebolista e pelo benfiquismo, ao Rui Costa, os meus parabéns.
Que sejas tão feliz no novo cargo que vais assumir, como foste enquanto jogador de futebol. Muita sorte, que vais precisar.

Sem comentários: