quinta-feira, novembro 19

Candidatos a quê?

A selecção nacional de futebol era candidata ao apuramento para o Mundial de 2010. Conseguiu-o, mas com mais problemas do que se pensaria. Não venceu o grupo porque fez uma primeira metade de prova medíocre (6 pontos em 5 jogos). A segunda parte (13 pontos em 15 possíveis) permitiu chegar ao segundo lugar e disputar o 'play-off', diante da Bósnia-Herzegovina, que, percebeu-se ontem, era bastante inferior. Portugal conseguiu ser a única equipa com duas vitórias neste 'sprint' final e naturalmente carimbou o passaporte para a Africa do Sul.

O triunfo de ontem alicerçou-se numa notável capacidade defensiva, com muita concentração nos cruzamentos para a área, e que não deixou os bósnios criarem ocasiões de golo. Porém, na primeira parte, por entre demasiadas hesitações e os sucessivos escorregões de Nani, a produção ofensiva foi pobre. Na segunda parte melhorou, marcou-se (naturalmente) o golo, por Raúl Meireles (bom jogo!), depois de um excelente passe de Nani, jogador que confirma ter um enorme talento.

O apuramento foi justo, não surprendeu, mas agora pergunta-se: o que pode fazer Portugal na fase final? Começa por ser candidato ao apuramento na fase de grupos e, depois, sendo a eliminar, nunca se sabe o que poderá acontecer. Mas será candidato ao título? Dependerá da forma em que se apresentem os jogadores (os nossos e, sobretudo, os outros), mas não creio. Não esqueçamos que esta é a equipa que tem Eduardo na baliza, Duda a defesa-esquerdo, que põe em campo um jogador anedótico como o Edinho e que vê alguns dos seus jogadores mais influentes, como Deco e Simão, darem a ideia de que estão na fase descendente da carreira.

PS - Em claro contraste com a última campanha de Scolari, realce-se o excelente desempenho nos jogos fora de casa: 4 vitórias e 2 empates.

Sem comentários: