quinta-feira, novembro 12

Ganharão?

A propósito do debate do outro dia aqui no blog:

"(...) desde os tempos de Vale Azevedo que o Benfica não tinha um prejuízo tão colossal - 35 milhões de euros. O passivo da SAD é o maior de sempre - cerca de 179 milhões de euros - e os capitais próprios são negativos em 11 milhões de euros. Numa semana trágica, só a liderança dos clubes falidos ficou assegurada!

Sejamos claros: o Benfica está em situação de falência técnica e, ao contrário do que é proclamado por uma certa imprensa subserviente, a famosa recuperação financeira é um mito e o Rei vai mesmo nu.

Vai assim o Benfica, sustentado exclusivamente pela banca, verdadeira dona do Clube! As engenharias financeiras são múltiplas, engenhosas, mas inexequíveis. Temos empréstimos obrigacionistas - em Abril 2010 vence-se um de 20 milhões de euros, que obviamente vai ser integralmente renovado com o aval da banca porque o Benfica não consegue pagar; temos fundos de investimento para comprar jogadores - o que a prazo cerceia a competitividade da SAD; temos um empréstimo comercial de 40 milhões de euros realizado em Janeiro 2009 para tapar um buraco financeiro. Temos tudo isto e tudo a banca avaliza.

Diminuem as receitas? Não faz mal - a banca entra com o dinheiro. Os custos com os jogadores (salários e passes) excedem os 50 milhões de euros? Não há problema - a banca adianta. A troco de quê, alguém me explica? Até quando a espiral do endividamento aguenta? Até Vieira ser campeão? E se não for este ano? Ou para o ano? Será que os accionistas dos bancos avalizadores irão permitir o prosseguimento deste caminho de insensatez?

Sejamos claros de novo: o problema da gestão desastrada começa a não ser só do Benfica, mas cada vez mais da banca que o financia. E alguém acredita que as anunciadas super-receitas dos direitos televisivos, prometidas a partir de 2013, chegarão para tapar todos os buracos? Este Benfica vai mesmo nu e os seus dirigentes mais parecem aqueles jogadores de casino, desesperados, que apostam todas as fichas que lhes restam no 0. Ganharão?"


João Carvalho, Economista e Ex-dirigente do SLB
in Jornal Negócios 12-11-2009

Sem comentários: