quarta-feira, novembro 25

Revista à semana numa seca de texto...

O futebol não pára e ao longo desta minha semana de pausa no sector, Portugal já está no Mundial da África do Sul, o Benfica chora a ausência de Cardozo com a eliminação da Taça de Portugal, o Sporting já tem novo treinador e promessa de novo futebol para o derby de Sábado e o Porto, esse, já nem me lembro de o ver jogar. Enquanto isso, Mourinho perdeu de vez o estatuto de melhor técnico da Europa para Pep Guardiola.

E já lá estamos! Foi um caminho amargo, cheio de dúvidas e críticas mas o objectivo final foi cumprido. Sem a distinção que se esperava, é certo, mas cumprido. E isso em futebolês equivale a dizer bom resultado. Convenhamos, apuramentos não são indicador de nada, futebol sim. As contingências de um apuramento não são, em nada, as de uma competição - por sinal a maior de todas - como um Mundial. Se acho que Portugal é candidato ao título? Colocaria Espanha e Brasil como os principais favoritos, os restantes (suspeitos do costume) estão em pé de igualdade. Quanto a nós, depois de termos virado a agulheta do bom futebol para o combate guerreiro e solidário, estamos mais próximos de não sermos eliminados com três golos oferecidos (e de olhos fechados) como no Euro 2008.

O Benfica está fora da Taça de Portugal e sua época já não poderá ser Super Hiper Fantástica. Já só poderá ser Hiper Fantástica, o que nem era nada mau para os benfiquistas. No entanto, surgem avisos que não podem ser vistos como coincidências: a ausência de Cardozo fez mossa, e de que maneira, no super ataque benfiquista, a desvantagem condiciona também o modelo de jogo de JJ, pois até agora o Benfica 09/10 nunca conseguiu virar um jogo e os treinadores adversários dão mostras de querer explorar os espaços que um Benfica extremamente atacante deixa nas costas. O Guimarães fez um jogo muito semelhante ao do Braga. Com um golo cedo e sem voltar as costas à baliza de Moreira foi recompensado. À atenção de Carvalhal.

O Sporting tem novo Mister. Depois da nega de Villas Boas escolheu-se outro nome "estudioso". Resta saber se a aposta no futebol foi mesmo uma aposta ou uma coincidência. Entretanto, o novo técnico leonino já se estreou e já deu a entender que o 442 losango tem os dias contados. Mas mais importante que isso para os sportinguistas é que a intenção de jogar futebol parece outra e finalmente poderemos auferir de que massa é feito Matias Fernandez. Para o derby, que tanto gosto me dá assistir (pela tranquilidade de me recostar e ouvir, ver, ouvir, ver..), o regresso de Cardozo renova a crença benfiquista e o ingresso de Carvalhal, sem tempo para criar um plano que permita ao Sporting ser dominador já no Sábado, reforça a ideia de um Benfica protagonista e de um Sporting com autocarro novo, que se espera lesto nas entradas da auto-estrada. Aposta não faço porque iria jogar com o coração, escolhendo o resultado que mais me convém, logo é melhor estar caladinho e recostar-me, ver e ouvir, ver e ouvir...

O Porto já não joga futebol há mais de um mês. Espera-se que hoje, encontre a motivação, método e habilidade para o fazer. O Chelsea não assusta por as contas já estarem feitas e este jogo pode ser a rampa de lançamento para um Porto mais forte em todos os momentos do jogo. Pela vontade de mostrar serviço contra um dos candidatos à vitória final e pelo desejo de mostrar um futebol convincente que permita aos adeptos, aos jogadores e ao próprio treinador sonhar com a conquista dos objectivos desta época. Hoje joga Belluschi, amanhã e depois espero que jogue outra e outra vez. Na sua ausência só Valeri e o miúdo dos 30 milhões, nas Taças. Ok, professor? pode ser? Vá lá é que o resto, sabe bem que não funcionou.

E que dizer do Paradigma Barça? Simplesmente fabuloso é o que me ocorre. Sem Messi, sem Ibra e com um futebol de sonho. Todos iguais a todos e todos protagonistas. Todos defendem, todos atacam, todos sabem o que fazer. A verdadeira definição de equipa (e mais importante, de clube) estiveram ontem em Camp Nou. Quem se surpreende com o à vontade com que os canteranos entram na equipa principal, nunca viu isto. É o conceito de clube no seu mais alto esplendor e contra isso nem Mourinho pode fazer nada.

Sem comentários: