quarta-feira, novembro 11

One team show

Tudo previsível na I Liga. Numa jornada em que só os benfiquistas sorriram (há muito tempo que não aproveitavam os escorreganços dos rivais) foi possível assistir à primeira derrota de um Braga que passou a estrelinha ao Benfica. Mais abaixo, tudo igual: um Porto sem ligação entre os jogadores e um Sporting que homenageou Paulo Bento, jogando ao nível que o seu ex-timoneiro sempre conseguiu.

É um post atrasado mas que não quer tirar protagonismo à notícia da semana: a morte de Robert Enke. Sempre simpatizei com ele, sempre me pareceu um bom guarda-redes. Simpatizei ainda mais quando saiu para o Barça e fiquei chocado quando ontem soube da notícia. Faço minhas as palavras do Glorioso, que num excelente post homenageia o guardião germânico. Até sempre, Robert.

O destaque da jornada vai obviamente para a vitória do Benfica. Num jogo difícil, como vai haver muitos, o Benfica continuou a demonstrar competência e recursos, continuando também a não dar esperança aos rivais. Mais palavras para quê? quem quiser ver bom futebol terá que ver o Benfica jogar. Quem quiser ganhar ao Benfica terá que jogar bom futebol.

Não será este Porto de certeza. Esperemos que "nasça" outro, porque este Porto com B. Alves a avançado e com Hélton a 10 é uma lástima. O principal problema está no meio campo. Para quê se comprou Belluschi? Para que se apostou nele e de seguida, incompreensivelmente, se retirou a aposta? Jesualdo não gosta de Ibsons nem Belluschis, gosta sim de tractores e ceifadoras. Guarin não é 10, nem nunca vai sê-lo. O professor, espera que lhe saia em rifa outra tirada em sorte como a que saiu com Lucho - que pela sua inteligência se adapta a qualquer lugar - e Guarin não tem nem um terço dessa qualidade. O colombiano será opção sim, mas para o lugar do irreconhecível Meireles. A forma dos jogadores, como Jesualdo apregoa, não é o verdadeiro problema. A falta de ideias, soluções e boas decisões é que deverá ser corrigida pelo professor. Derrota justissima nos Barreiros.

No Sporting instalou-se a palhaçada. Desculpem, amigos sportinguistas, mas não consigo arranjar outro nome para os actos e palavras de um presidente que concebe um clube aos ombros de um homem, com carácter é certo mas que não percebe patavina de como colocar uma equipa a jogar futebol. A conferência de imprensa foi patética e deixou cair a máscara a um homem que está, claramente, no lugar errado. Sobre o jogo, ouvi demasiadas vezes a frase: "dedicar a vitória a Paulo Bento". Meu Deus, mas o homem faleceu? Se lhe quisessem dedicar uma vitória porque não fazê-lo enquanto ele lá esteve? Tudo com Paulo Bento em pano de fundo: o onze, o futebol jogado e até o empate. Afinal podem sorrir porque ele ainda não saiu.

O derby minhoto confirmou o que já se esperava há muito. Não tardaria muito mais a primeira derrota de um Sp Braga que apresenta um bom futebol a espaços mas que apoia muito do seu jogo naquilo que o adversário pode fazer e naquilo que não pode controlar. Contra o Benfica marcaram aos 7 minutos e acabam por ganhar com justiça, mas quando não aparece esse rasgo de magia ou de acaso as coisas serão muito difíceis para a equipa de Domingos. Continua uma equipa a ter em conta, claro, mas nunca será um candidato ao título. Para já só há um que mereça esse título: o Benfica.

Sem comentários: