sexta-feira, dezembro 10

La Masia

La Masia é uma casa perto do Camp Nou. Mas não é uma casa qualquer, pois é nela que vivem habitualmente algumas das jovens promessas da cantera do Barça, provenientes de várias zonas de Espanha que não Barcelona e a sua área metropolitana.

No grandioso ano de 1979 (sim nasci nesse ano), durante a presidência de Josep Lluis Nuñez, o Barça converteu esta casa na residência de jovens jogadores, que desde então tem acolhido vários canteranos "culés". Um dos primeiros residentes de La Masia foi o histórico Guillermo Amor, que fez parte do Dream Team dos anos 90 e é ainda hoje dos futebolistas que mais vezes vestiu a camisola azul-grená. Tornou-se também num dos grandes símbolos da cantera do clube catalão.

Desde que essa residência de futebolistas abriu as suas portas têm sido muitos os futebolistas que chegaram à equipa principal do Barça depois de terem por lá vivido. Muitas vezes mesmo os jovens que viviam com os pais na zona de Barcelona, passavam uma boa parte do tempo com os seus colegas nos jardins da casa para fazer coisas tão impensáveis como...jogar à bola.

Sempre que se fala em jogadores formados no Barça, sempre faz-se a referência à La Masia, independentemente de o futebolista ter ou não residido na casa e por isso mesmo, quando foram anunciados os finalistas da Bola de Ouro de 2010 (Iniesta, Xavi e Messi), comentou-se que eram "produtos fabricados" naquela casa.

No Benfica, nos ultimos anos, apesar de já existir um centro de estágio com alguns anos, a verdade é que ninguém se impõe na equipa principal desde Manuel Fernandes, lançado por Camacho e convertido numa peça fundamental por Trapattoni. Estamos a falar de 2005. Conheço pouco e mal os jogadores da formação que têm contrato com o Benfica e percebo que os façam rodar noutros clubes (até Rui Costa esteve um ano no Fafe), mas espero que não sigam o mesmo caminho de outros e que sejam uma mais valia real para o clube. Não percebo por exemplo que se gaste 11,5 milhões em Jara e Rodrigo e não se dê uma oportunidade a Nélson Oliveira (ou até percebo).

Voltando à Bola de Ouro, esta nomeação foi um grande prémio para a formação do Barça, no entanto penso que a nomeação de Iniesta é bastante injusta, pois passou a primeira metade de 2010 lesionado e quando jogou não estava na sua melhor forma. Na minha opinião os três primeiros classificados seriam: Xavi, Messi e Sneijder.

13 comentários:

Metralha disse...

Para tirar alguém dessa lista teria de por o Ronaldo ou o Forlan.

che disse...

messi es grande

ronaldo a tomar por culo

Pulha Garcia disse...

Totalmente de acordo, sobretudo com a última frase.

jvl disse...

E que fez o Messi nesta época que justifique a sua inclusão no top3?

Seria muito mais justo que os nomeados fossem Sneijder, Robben, Maicon ou Milito.

É que estes ganharam tudo o que havia para ganhar a nível interno, chegaram à final da LC, sendo que Robben foi quem saiu derrotado, e os 2 primeiros foram finalistas do Mundial.

Esta nomeação é uma farsa. Se o Iniesta ganhar então, é uma palhaçada autêntica. Iniesta teve uma época decepcionante, salvando-se o golo na final do Mundial.

Destes 3, o vencedor teria que ser o Xavi. Para mim, o vencedor seria o Sneijder.

Iniesta de Mundet disse...

jvl

O Messi foi bota de ouro europeu, melhor marcador da Champions e campeão espanhol. Em 2010 tem apresentado uma consistência impressionante tanto em golos como assistências e desequilibrou em praticamente todos os jogos, seja contra o Almeria ou contra o Real Madrid.

jvl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jvl disse...

Iniesta,

A época do Messi foi inferior a qualquer uma das épocas dos jogadores que mencionei. Não é por ser um dos melhores jogadores do Mundo que tem que obrigatoriamente ser nomeado.

O ter sido Bota de Ouro refere-se à época anterior e não à qual este prémio se reporta, e por isso na minha opinião, não entra nestas contas.

E no Mundial decepcionou não tendo feito um único golo.

Eagle84 disse...

Messi teria de estar obrigatoriamente nesta lista, não só pelas razões apresentadas no comentário do Iniesta mas acima de tudo pelo perfume que apresentou neste ano, mesmo que no Mundial tenha sido uma desilusão. Sneijder é o grande injustiçado mas para mim o vencedor deveria ser o Xavi porque já merece há muito tempo mas infelizmente é daqueles jogadores que não dão tanto crédito.

Relativamente à formação do Benfica, o clube não aproveita porque não quer. Poderíamos ter agora dois laterais da formação (Silvio e João Pereira). Temos o caso do Nélson Oliveira que acho bem que rode mais ainda mas que não é inferior ao Jara ou ao Rodrigo. Ainda esta época rescindimos contrato com o Ruben Lima, defesa esquerdo com 21 apenas mas que já jogou a titular o ano passado no Setúbal (quem sabe se daqui há alguns anos não é outro Silvio). Quanto a mim há muita falta de paciência e de tolerância com o produto nacional (honra seja feita à excepção do Sporting).

Iniesta de Mundet disse...

jvl

Já vi os números de Messi apenas relativos ao ano cívil 2010. São assustadores (melhores dos que os de 2009). Vou tentar encontrar quando tiver mais tempo. O Robben está lesionado desde Junho. O Maicon foi o melhor defesa direito do ano, mas para mim não entra nos 3 melhores a nivel global. Foi uma vergonha o Milito não estar sequer entre os 23 nomeados, mas não fez melhor época do que Messi, nem por sombras.

Iniesta de Mundet disse...

p.s. a bota de ouro do Messi é relativa à época 2009/10, a mesma em que o Milito, o Maicon e o Sneijder ganharm a "tripleta"

jvl disse...

Iniesta,

Se os números do Messi são assustadores, que dizer dos do Cristiano Ronaldo então?
Quanto ao Robben: que faz lá o Iniesta então? E eu nem sou grande fã do Robben mas parece-me que esta nomeação é uma autêntica farsa. O Barcelona é uma máquina de jogar futebol? Sem dúvida agora nomearem 3 jogadores seus sem ter em atenção a época de outros, é uma vergonha.

Iniesta de Mundet disse...

jvl

"Quanto ao Robben: que faz lá o Iniesta então?" Deixei bem explicito no post que o Iniesta por mim nao seria nomeado.

"Se os números do Messi são assustadores, que dizer dos do Cristiano Ronaldo então? "
Quase tao assustadores como os do Messi, com a diferença que Messi faz mais assistências e joga melhor do que o CR7.

jvl disse...

Iniesta,

É a tua opinião, a minha é que o CR é um jogador mais completo que o Messi. Ambos são de outra galáxia.