terça-feira, janeiro 29

Reforço ao contrário.

Parece que é desta que o Nolito se vai embora. Jesus vê assim cumprida a sua vontade e os adeptos vêem partir um dos melhores jogadores do plantel. As suas qualidades são muitas mas, sabe-se lá porquê, o treinador encarnado acha que Urreta é mais válido (rir bastante).

Entretanto, é quase de 31 e... estamos mais fracos. Brilhante, Luís. Brilhante.

37 comentários:

Mike Portugal disse...

Por acaso não me importava nada de ter o Nolito no SCP.

zorg disse...

Jesus vê cumprida a sua vontade?

Então, a imprensa não está farta de noticiar que o JJ não queria que o Nolito saisse, apesar de ser essa a vontade do jogador?

Tasqueiro Emigrante disse...

Era uma vedeta no Barça...veio para o Benfica ainda mais vedeta ficou...e agora vai para "a Granada".

Anónimo disse...

"Jesus vê cumprida a sua vontade?"

Ou andas muito distraído ou sabes perfeitamente que o espanhol não era do agrado do treinador. Isso é tão evidente que nem vale a pena discutir o assunto.

"Então, a imprensa não está farta de noticiar que o JJ não queria que o Nolito saisse, apesar de ser essa a vontade do jogador?"

A vontade do jogador é compreensível. Depois de uma época valiosa, e em que nunca foi aposta firme, voltou para o banco.

Digamos que Jesus soube bem acabar com a motivação do rapaz.

Essas notícias nunca me convenceram, não sei porquê. Ou melhor, até sei. Assim, os intocáveis permanecem... intocáveis.

E o plantel está mais fraco, Zorg.

Mas a culpa deve ser minha ou do Nolito.

zorg disse...

Se é tão evidente que nem vale a pena discutir, então de facto não tenho argumentos para contrapôr a isso. :)

Tasqueiro Emigrante disse...

É o Nolito a ir embora e o Iturbe pelo mesmo caminho, sendo que o Iturbe ainda só tem 19 anos e tem muito pela frente.

Pedro disse...

Basta ver como Jesus reagiu aos elogios dos jornalistas pelo excelente arranque de manto sagrado que Nolito teve o ano passado.

Depois, com grandes exibições sempre que jogava e com Gaitan e Bruno César paupérrimos o espanhol nunca era a primeira opção.

Agora, o natural empréstimo sendo feita a vontade, mais uma vez, de Jesus.

Enquanto outros se reforçam, o SLB esvazia-se de opções para a altura crucial da época.

Anónimo disse...

É que não tens mesmo! :D

Pedro, as evidências, ao longo dos meses, apontavam para este desfecho, obviamente.

E repito: estamos mais fracos, o que é verdadeiramente espantoso.

Se o homem calha a ser campeão, ninguém o cala.

Tasqueiro Emigrante disse...

luis, o benfica já se reforçou nesta abertura de mercado.

zorg disse...

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=2997340

Isto, por exemplo, foi o JJ a desmotivar o Nolito e a demonstrar que está ansioso por o ver pelas costas, é isso?

Eu sinceramente acho natural que o Nolito queira jogar mais e por isso pressione para sair. Também acho natural que ele nesta altura não jogue muito, porque há opções melhores para a sua posição.

Não percebo porque é que tem de haver um JJ malvado, a dizer uma coisa publicamente, enquanto conspira na sombra para mandar embora um jogador que até utilizou bastante no passado e chegou durante o seu período como treinador do Benfica (pelo que se supõe que a contratação teve a sua concordância).

Anónimo disse...

"Colocou-se essa questão, pediu-me para sair na esperança de jogar mais. Falei com ele e disse-lhe taxativamente que não o deixava sair."

AHAHAHAHAHAHA

Então mas, afinal, deixou-o sair?

Não percebo.

Jesus não é malvado, pá. É apenas palerma.

Agora, pergunto-te: dois já foram à vida (César e Nolito). Achas que são boas medidas, tendo em conta o que ainda falta da época?

Estamos mais fortes ou mais fracos?

Imagina que o Sálvio se lesiona, numa fase importante, como aconteceu na primeira vez que cá esteve.

Jogamos com o Ola e o Gaitán, é? Sempre? Metemos o Urreta, esse portento que nunca jogou?

Pedro disse...

"pelo que se supõe que a contratação teve a sua concordância"

Se calhar supões mal...

Anónimo disse...

Ó Zorg,

diz-me apenas uma coisa: achas que o JJ se dirigia naqueles modos (no lance do penálti do Lima, já não sei onde) ao Lima, por exemplo?

Achas que aquilo são modos? Não se trata de ser bem educado, sequer. Trata-se apenas de não humilhar um jogador nosso em público.

Tasqueiro Emigrante disse...

Quantas vezes é que o Urreta já saiu e entrou para o Benfica? A porta do cacifo dele já deve fazer corrente de ar.

zorg disse...

O JJ é reincidente nesse tipo de explosões públicas. Já se dirigiu de forma ainda pior ao Ola John, por exemplo. Também quererá ver o Ola John pelas costas?

Anónimo disse...

:)

"O Nolito não sai".
"O Nolito vai-se embora".
"Estamos mais fracos".

That's all, folks.

zorg disse...

Luis, não sei se estamos mais fracos ou mais fortes. Por um lado não podemos contar com um jogador que antes estava disponível para dar o seu contributo, por outro não temos um jogador insatisfeito no plantel, que é sempre um problema.

Pegando no teu cenário, se o Sálvio se lesionar, há opções no plantel. O Urreta, o Gaitán e o Rodrigo já jogaram sobre a direita mais do que uma vez. Ou, alternativamente, até pode ser que seja dada uma oportunidade ao Miguel Rosa, por exemplo. Seja como for, em caso de lesão do Sálvio, o Benfica não jogará com 10 jogadores, com certeza.

O que me parece é que este ano há uma preocupação financeira adicional, o que é normal, tendo em conta o panorama económico mundial. Por outro lado, este ano também há equipa B o que é novidade e permite que existam mais soluções para a equipa principal do que na situação anterior, em que um jogador jovem que fosse emprestado ficava indisponível durante o período inteiro da duração do empréstimo.

Anónimo disse...

Bem, gabo a tua crença. Quem te lê fica convencido que acreditas que o Benfica está recheado de gente competente, que sabe o que faz.

Espero que tenhas razão.

Em relação ao Nolito: Urreta e Miguel Rosa já existiam antes de Nolito, e nunca foram aposta de ninguém.

Quanto à preocupação financeira... queres mesmo ir por aí? Eu não. Estou farto de reptir o mesmo.

"uis, não sei se estamos mais fracos ou mais fortes."

Entendo. Dois jogadores como César e Nolito vão-se embora, e é igual.

Abraço.

Pedro disse...

Não tenho tb grandes dúvidas que a questão salarial/financeira é muito importante mas isso é demonstra q a saúde financeira do clube não está como Vieira/DSO afirmam...

zorg disse...

>Em relação ao Nolito: Urreta e Miguel Rosa já existiam antes de Nolito, e nunca foram aposta de ninguém.

Porque ainda não houve necessidade: Sálvio, Ola John e Gaitán têm estado disponíveis e quando houve necessidade de os fazer descansar, jogaram Nolito e Bruno César no seu lugar. Sem Nolito e Bruno César é expectável que Urreta (que só chegou agora no mercado de inverno, julgo eu) e Miguel Rosa possam ter oportunidades.

>Entendo. Dois jogadores como César e Nolito vão-se embora, e é igual.

Pode até ser melhor. Queres um exemplo? Javi Garcia e Witsel sairam e o Benfica não só não piorou, como na minha opinião até melhorou, com as entradas de Matic e Enzo para os seus lugares.

Tasqueiro Emigrante disse...

lol

Eu não sou benfiquista mas não duvido que o Javi(apesar de caceteiro) e o Witsel eram bem melhores do que o Enzo e o Matic.

O que tem acontecido é que as coisas têm corrido bem principalmente ao Matic, mas a fadiga já se começa a notar no Sérvio, muitas vezes já sem pedalada para acompanhar os adversários.

Pedro disse...

Zorg, Javi e Witsel não se fizerem notar com as suas saídas pq as alternativas eram boas e, no caso de Matic, bem superior tecnicamente ao Javi o que permitiu ao SLB crescer muito como equipa.

Eu quero muito que se aposte em Miguel Rosa mas não quero que o sucesso a curto prazo do SLB dependa dessa aposta. Não é justo para o Rosa nem o melhor caminho para o SLB. Eu sei que Nolito cumpre, e bem, se for chamado á titularidade. Rosa será uma incognita e nesta fase da época isso é arriscado.

A preocupação é legítima. Principalmente quando o rival tem uma lacuna q foi colmatar com um gajo que conhece bem o nosso campeonato e no qual marcou carradas de golos.

zorg disse...

>Eu quero muito que se aposte em Miguel Rosa mas não quero que o sucesso a curto prazo do SLB dependa dessa aposta.

O sucesso do SLB dependerá sempre das apostas que forem feitas pelos seus responsáveis. O Benfica pode ser mais forte com Nolito, pode ser mais fraco com Nolito, ou pode ser que a questão do Nolito acabe por nem ter muita relevância, tendo em conta a pouca utilização que tem tido.

O meu argumento foi só que as saidas destes jogadores (Bruno César e Nolito) não têm de significar que a equipa fique mais fraca. Por isso é que dei o exemplo do Javi e do Witsel, cujas saidas contribuiram para que a equipa ficasse mais forte.

Em relação ao Miguel Rosa, ou a qualquer outro jogador da formação, se se pretende que entrem na equipa principal, não se pode ao mesmo tempo querer que existam jogadores experientes e com algum nome para as mesmas posições. Parece-me evidente que se o Witsel cá estivesse, o André Gomes dificilmente teria tido oportunidade (porque provavelmente jogaria o Witsel e, quando não pudesse, jogaria o Enzo). Este ano, a aposta na formação parece ser séria e, portanto, faz sentido que as terceira opções para uma posição (o que o Nolito era actualmente no plantel do SLB) sejam jogadores em quem se deposita esperança para o futuro.

Pedro disse...

Concordo...mas não a meio da época.

" O Benfica pode ser mais forte com Nolito, pode ser mais fraco com Nolito"

Obviamente. Por isso é que é preciso fazer uma análise e pensar qual a que tem mais probabilidade de ocorrer. Falar depois é fácil.

zorg disse...

Eu diria que os responsáveis do Benfica estão convencidos que a equipa não fica mais fraca com a sua saida. Podem estar certos ou errados mas, isso é verdade em relação a todas - e sublinho o todas - as decisões que vão sendo tomadas.

No início da época, também era evidente que o Ola John tinha sido um erro, que o Sálvio não era necessário, que não contratar alguém para os lugares do Javi e do Witsel era desistir antecipadamente do sucesso e que dar 4 milhões de euros por um jogador de 29 anos (em relação ao Lima) era um erro incompreensível.

Julgo que o percurso do Benfica até aqui demonstra que as pessoas que tomaram estas decisões tinham razões para achar que eram as correctas e, aparentemente, até eram. Espero que no caso das saidas do Nolito e do Bruno César também seja assim.

Anónimo disse...

O Javi é inferior ao Matic, tecnicamente. Nem sequer são comparáveis. O espanhol tinha uma grande cultura táctica mas o seu jogo era bastante limitado, do meio-campo para a frente. Compensava a falta de habilidade com uma entrega ímpar, coisa que Matic tem a menos.

Quanto ao Witsel, num ano, a sua qualidade técnica raramente se traduziu em momentos decisivos. Enzo equilibra melhor a equipa e é muito mais raçudo. Tecnicamente é inferior mas, naquela posição, essa diferença tem pouca preponderância.

Por tudo isto, o problema do Benfica não é a saída de um jogador como Javi ou Witel, por si só.

Assim como não é a de Nolito. O problema é a falta de soluções para o substituir.

Urreta ou Rosa são incógnitas terríveis, pois em relação a Nolito ou César sabiamos bem com o que podiamos contar.

Neste momento o plantel está mais fraco porque estamos a meio da época, a entrar na fase em que tudo se decide e temos menos opções credíveis.

Claro que no futebol nunca se sabe, mas convenhamos que se entram jogadores, é para reforçar, e se saem, é para enfraquecer.

Como benfiquista espero que quem vier me faça esquecer Nolito. Que me faça vibrar com mais vitórias. Mas já todos vimos este filme demasiadas vezes...

Anónimo disse...

Lá está Zorg. Tu vês os responsáveis do Clube como gente competente. Eu não.

O Benfica, com o plantel que tem, não faz mais do que a sua obrigação, tendo em cota o que tem feito até aqui.

Mas enquanto uns se reforçam (no ano passado com o Comandante, este ano com o Liedson) em posições algo desprotegidas, nós vendemos a preço de saldo ou emprestamos dois jogadores que, juntos, marcaram uns 30 golos na época passada.

Achas mesmo que isto é uma boa gestão? Porra.

Gein disse...

Vejo as coisas de maneira mais simples e nem sei se vale a pena colocar JJ ao barulho. Não me parece razoável castigar o treinador por ter 'sucesso' ao ver-se livre do Nolito, quando antes já tinha perdido Bruno César, supostamente um 'afilhado'.

Salários. Redução de massa salarial. A crise tarda mas não falha.

Anónimo disse...

Gein, pode ser, eventualmente. Seria apenas mais uma contradição dos nossos dirigentes.

Também podemos ver as coisas por outro prisma, igualmente simples: Liga dos Campeões sem oitavos. Falhanço num grupo bastante acessível, com momentos graves de fraqueza.

Pulha Garcia disse...

Concordo totalmente com o Zorg. O JJ está a fazer a melhor gestão face ao que os jogadores têm (ou não) rendido. Eu gosto do Nolito, pode desequilibrar mas na verdade ainda não vi um bom jogo dele este ano. Faz bons dribles mas tem falhado demasiadas vezes no último passe e é demasiadas vezes desarmado. Percebo que tenha que rodar e continuo, como Benfiquista, a contar com ele.

A todos aqueles - Benfiquistas e anti-Benfica - que tanto adoram crucificar o Jesus, deixo uma pergunta: Já concordamos que esta é uma temporada tremenda do JJ ou ainda há dúvidas? Talvez seja melhor não renovar e vir para a Luz um Fernando Santos, ou um Quique? Um Jesualdo, talvez? ...

Pedro disse...

"Já concordamos que esta é uma temporada tremenda do JJ ou ainda há dúvidas?"

Todas as dúvidas. E esta "dispensa" de Nolito comprova isso.

Temporada tremenda...mas já ganhou alguma coisa? Esta adoração a JJ é inexplicável.

Pulha, não quero entrar nesse tipo de discussão. Estou cansado. Quando ele ganhar os quatro trofeus em disputa esfrega-me isso na cara...por enquanto, tem dó. Com o plantel à disposição conseguiu ser eliminado da Champions num grupo acessível...

Pulha Garcia disse...

Pedro,

eu não esfrego nem esfregarei nada na cara a ninguém. Mas acho que - mesmo que não sejamos campeões este ano - a temporada do JJ na minha opinião tem sido notável.

"Esta adoração a JJ é inexplicável." discordo. É facilmente explicável quer a nível de resultados desportivos (basta comparar a performance de vitórias e golos marcados, com as performances anteriores a JJ num passado recente), quer a nível de resultados financeiros. Posso concordar que o campeonato é o que interessa mas o trabalho de JJ tem sido, na minha opinião, notável. E isto mesmo mantendo-se o Porto (e os seus Olegários) como favorito.

Pedro disse...

"performance de vitórias e golos marcados"

No final, isso traduziu-se em quê, quando comparado com os seus antecessores?

Pulha, faço questão que me esfregues a conquista dos quatro títulos na cara!!! :)

mago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mago disse...

littbarski, no qqd: "Menos 1 golo sofrido é a diferença entre os números do Benfica desta época e os da época passada, no campeonato, em igual período."

Eu adiociono uma diferenca fora do campeonato: oitavos-de-final na Champions.

Por isso, Pulha, "Já concordamos que esta é uma temporada tremenda do JJ ou ainda há dúvidas?" so' pode ser uma pergunta retorica - no sentido em que nao podes mesmo querer que a malta concorde contigo...

Pulha Garcia disse...

"isso traduziu-se em quê, quando comparado com os seus antecessores"

Temos até agora, início de 2ª volta, 3 empates e o resto só vitórias (incluindo Alvalade, Braga, etc), estamos na Europa e com uma elevada possibilidade de ganhar todas as competições internas (ninguém mais pode dizer o mesmo em Portugal). Com mais vitórias temos também mais capacidade de gerar receitas de bilheteira, mais receitas de publicidade, mais probabilidade de atrair melhores jogadores (fazendo melhores negócios), vender camisolas etc. Pagar contas é importante num clube, ou não?

Concordo que se não ganharmos o campeonato (e para mim o Porto continua a ser favorito) sabe a pouco mas veremos se quem vier a seguir a JJ faz melhor. Para mim é inequívoco que JJ está a fazer uma enormíssima temporada. Lamento que haja muitos benfiquistas à espera que JJ falhe. Eu da minha parte torço por ele. O Benfica joga como eu, como adepto, quero que jogue. Dois avançados, laterais subidos, apenas um trinco. Eu estou com a minha equipa e com o meu treinador. Ganhar no Porto é fácil. No Benfica e no Sporting é que é muito mais complicado (e também tem mais mérito). As revoluções fazem-se aos poucos.

Pedro disse...

" Lamento que haja muitos benfiquistas à espera que JJ falhe"

Não leves a mal mas isto é um não-argumento. Não sei se há ou não benfiquistas que torçam pelo fracasso de JJ. Eu não sou um deles. Eu quero que ele lá fique 30 anos se isso significar sucesso. Está lá à 4 e significa, simplesmente, insucesso. Quero que ele saía mas quero q ele ganhe.
Não ponho as mãos no fogo pelos benfiquistas pq lembro-me de declarações públicas de pseudo notáveis do SLB desejarem derrotas do clube para correrem com Vale e Azevedo. Não gosto de Vieira nem de JJ mas quero que o SLB vença sempre. Como te disse, quero q me esfregues os 4 titulos na cara e digas "incha" :)