segunda-feira, maio 6

Azia

A mim não me ajuda nada, que na pior época do Sporting de sempre, o Benfica esteja a fazer este brilharete. 
É claro que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas decerto ajudaria a digerir melhor tanta desgraça do nosso lado, se do outro lado não houvesse agora tanta alegria.
E não me parece que reconhecer isso, seja prova de anti-qualquer coisa.
É apenas o futebol. Ser adepto de um clube é também ser contra qualquer outro clube qualquer.
É assim em Portugal, Espanha, Inglaterra ou Itália e quem disser o contrário, acho que ignora o que é a base do futebol. 

E também não é preferir o Porto ao Benfica. Em relação ao FCP, perdi muito do respeito em relação áquilo que conquistaram. Não apenas por aquilo que se passou (Apito Dourado), mas também pela forma como reagiram e actuaram depois disso (assobiar para o lado, fingindo que nada se passou).
Mas o Benfica, desde que cresci no meu bairro, até aos dias de hoje, era e é sempre o clube a bater. Talvez por razões históricas, culturais ou geográficas, não sei....o certo é que hoje sinto as coisas desta maneira.

Mas há uma diferença entre estar aziado com esta onda benfiquista e, tentar minimizar-lo com argumentos que não correspondem á realidade. 
O Benfica é hoje a melhor equipa a jogar futebol em Portugal e tem dos melhores jogadores deste nosso campeonato. A ser campeão repito, é inteitamente justo e não reconhecer isso é sinónimo de mau desportivismo.
Podemos inumerar o caso Capela as vezes que quisermos, porque de facto foi dos maiores escândalos da nossa arbitragem nos nossos tempos, mas tal não belisca o que é hoje o Benfica. E fazer essa colagem, diminuindo o mérito que têm, é no mínimo desonesto. 
O Benfica é hoje um clube organizado e pensado para ser um clube de sucesso. E isso para mim, é o que me dá mais apreensão.

Como sportinguista resta-me esperar que do meu clube virá maior oposição no futuro. Com mais futebol e menos Capelas, porque foi assim que eles chegaram onde chegaram.
Com futebol, repito...

21 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

Ninguém retira o mérito ao Benfica pela conquista do campeoanto.

Agora também ninguém consegue desmentir que muita parte desse mérito foi obtida através de influencias de terceiros...sejam eles Capelas ou outras coisas.

Peyroteo disse...

Claro que nós aqui gostamos sempre de mandar umas bocas, umas provocações mas o mérito está lá, não custa reconhecê-lo.
Eu lembro-me bem de 2004/2005 e daquelas duas semanas empolgantes em que estivemos em posição semelhante e depois ficámos de mãos a abanar. Foi muito triste, principalmente perder a final da UEFA na própria casa e estar a 10 minutos de ganhar o campeonato... Mas, com certeza, é preferível a estar na situação actual.

O Anti Lampião disse...

Pelo título pensei que seria um post a recordar este episódio
http://www.publico.pt/noticia/fc-porto-festeja-o-titulo-as-escuras-no-estadio-da-luz-1488094

Pulha Garcia disse...

"Mas há uma diferença entre estar aziado com esta onda benfiquista e, tentar minimizar-lo com argumentos que não correspondem á realidade.
O Benfica é hoje a melhor equipa a jogar futebol em Portugal e tem dos melhores jogadores deste nosso campeonato. A ser campeão repito, é inteitamente justo e não reconhecer isso é sinónimo de mau desportivismo.
Podemos inumerar o caso Capela as vezes que quisermos, porque de facto foi dos maiores escândalos da nossa arbitragem nos nossos tempos, mas tal não belisca o que é hoje o Benfica. E fazer essa colagem, diminuindo o mérito que têm, é no mínimo desonesto.
O Benfica é hoje um clube organizado e pensado para ser um clube de sucesso. E isso para mim, é o que me dá mais apreensão."

Parabéns pela lucidez ao ver o jogo. Se o Sporting se conseguir voltar a levantar será com pessoas como tu e não como os Dias Ferreira da vida.

Abraço desportivo, J

Ps Quando o Sporting foi campeão, 18 anos depois, fui a Alvalade (por entre cânticos "Filhos da puta SLB", etc) dar um abraço a alguns dos meus melhores amigos, que são do Sporting. A malta esquece-se que a bola não é a coisa mais importante do mundo e não é seguramente mais importante que os amigos. E eu não sou menos Benfiquista por ter passado em Alvalade.

ana disse...

Pois, para mim, há três motivos para que eu opte pelo fcp como mal menor:

- porque não levo com eles, pela escassez que ainda vai havendo de adeptos portistas, aqui no Sul pelo menos,
- porque não levo com a comunicação social
- e porque sou do tempo em que o Sporting tinha mais títulos do que o fcp e a preocupação era que o esselbê não alargasse a vantagem para nós.

Se não fosse pelo chinfrim, tanto se me dava qual deles ganhasse. O que eu queria mesmo era que fosse o Sporting a ganhar tudo.

A única coisa que me atenua a dor quando os encarnados ganham é que vejo alguns familiares/amigos de quem realmente gosto felizes. Como em tudo na vida, tento olhar sempre para o lado bom de tudo o que de mau acontece :P

Sérgio disse...

J.,

No meu caso 90% da minha "azia" é com o FCP, o SLB apenas detêm 10%.

SL,

Tasqueiro Emigrante disse...

" ana disse...
Pois, para mim, há três motivos para que eu opte pelo fcp como mal menor:

- porque não levo com eles, pela escassez que ainda vai havendo de adeptos portistas, aqui no Sul pelo menos,"



Estás enganada ANA.

Uma grande parte dos adeptos portistas estão no Sul, nomeadamente em Lisboa(eu incluido). A única razão para que não os vejas muitas vezes é porque o futebol para os Portistas em Lisboa é secundário e não é um caso de vida ou morte, o trabalho está em primeiro lugar.

Por exemplo, eu tenho um cachecol do FCP no carro mas está escondido na mala por razões óbvias.

J. disse...

Pois Tasqueiro, eu conheci o primeiro portista para aí aos 14/15 anos.
Era o Gonçalo aqui do blog.
:-)

Peyroteo disse...

J., é agora já existem uns 4 ou 5, só na região de Lisboa!

Tasqueiro Emigrante disse...

LOL

J. disse...

O Pedro Guarda Redes tb não era do Porto?
Não me lembro de muitos mais...
:-)

Pedro disse...

Conheço dois ou três adeptos portistas ferrenhos em Lisboa. Conheço mais outros dois ou três que dizem que são do fcp mas nem sabem resultados nem nada.

De resto nem vê-los.

Dizem (nunca vi) que quando o fcp ganha qqr coisa um ou dois carros se juntam ali perto da casa do fcp de Lisboa a buzinar. Dizem, igualmente, que nunca nada lhes aconteceu e que festejam sem problemas.

Vi uma vez um puto com a camisola do fcp no shopping mas quando lhe perguntei o pq de ele andar com aquilo ele disse que se tinha portado mal e era o castigo que o pai lhe deu.

Peyroteo disse...

Engraçado, 5ª feira passei na zona das Laranjeiras por volta das 18h e também vi muita gente de castigo. Mas esses devem ter feito mesmo merda da grossa. Iam com camisolas do Benfica :)

Tasqueiro Emigrante disse...

Pedro,

por essa linha de ideias podemos dizer que os adeptos do benfica são apenas uns 2 ou 3 milhões porque todos os outros são adeptos à força, obrigados ou porque a familia também é benfiquista.

deixa de ser ridiculo rapaz.

até tu sabes a quantidade de portista que estão a trabalhar e viver aqui em Lisboa.

quem trabalha tem sempre portistas como colegas. isso é inquestionável e prova de que há muitos aqui.

só no meu trabalho estão 8 portistas. num espaço com cerca de 25 pessoas.

Pedro disse...

Peyroteo, se estavam com a camisola do Glorioso é por vinham ou iam para uma festa de Gala!!!

Peyroteo disse...

Há por ali uma grande taberna, de facto.

Luciano Silva disse...

"Quando o Sporting foi campeão, 18 anos depois, fui a Alvalade (por entre cânticos "Filhos da puta SLB", etc).."

Tinhas que vir com a provocação mesquinha, não tinhas Garcia?

Estive lá e em nenhum momento ouvi isso, mas tu lá sabes o que ouves.

Costumo estar muitas vezes perto do Estádio da Luz quando há jogos e não são poucas as vezes em que se ouvem os cânticos "... e o Sporting é a nossa Pu...". Se não acreditas vai ver a reportagem à porta do Estádio feita pelo correio da manhã. essa onda vejo-a crescer sem dúvida.

De resto, pouco me importa quem ganha o campeonato, não tenho preferência. Também não tenho paciência para esta guerra entre os 2 primeiros classificados...

"... o teu árbitro rouba mais que o meu!"

Francis disse...

A verdade é que os gajos ( SLB ) jogam pra caraças. Normal ganharem. O resto é conversa para vendedor de castanhas no Cais do Sodré. Este ano, ganham, e ganham bem.

jamsilva disse...

ora juntem-me à lista! fcp e na capital.

rbn disse...

J, o problema é que quando Maicon marcou o 3 x 2 em fora-de-jogo na 21ª jornada da época passada, o "capela" para os benfiquistas foi o proença, que até hoje falam nisto, se esquecendo do "andebol" dentro da área vermelha do cardozo minutos antes, que dava penalty para o Porto e 2º amarelo ao paraguaio.O benfica ficava a jogar os últimos 13 minutos com 9 jogadores e com um penalty contra.

Por que raios só "eles" podem falar o resto da vida de um "capela"?O seu próprio clube, caro J, reclama até hoje da mão de ronny...

Gonçalo disse...

foi o que te valeu teres conhecido esse portista :)