segunda-feira, maio 13

Benfica precisa-se.

Com certeza que muitos benfiquistas, depois do empate em casa contra o Estoril, mandaram a toalha ao chão. É normal. Afinal, a história recente mostra-nos que passamos maus bocados no Porto e que, com Jesus, decisão rima com insucesso.

Mais uma vez, a história repetiu-se, sem grande estranheza. O que foi diferente, desta vez? O golo da vitória chegou quase no fim, deixando o Benfica sem hipóteses de reagir, sequer. Foi dramático, pesado mas, no fim, não foi injusto.

Todos aqueles que, como eu, defendiam a necessidade de ir ao Dragão com quatro pontos de vantagem, viram os seus receios confirmados. Os outros, mais crentes, continuam na senda da fé, agora virada para a força pacense, talvez capaz de fazer o que ninguém conseguiu até agora: derrotar o FCP.

O empate, chega, também. Mas depois do desastre caseiro contra os canarinhos e com a Final da Liga Europa na Quarta-Feira, acho que é preciso mais fé ainda numa vitória contra o Moreirense.

Falando da Europa dos pequeninos, vamos defrontar o actual campeão europeu. Infelizmente não nos calhou um "Mónaco" e nenhum benfiquista estará convencido que a vitória é o resultado mais provável.

Vamos jogar contra todas as expectativas. Perdemos praticamente o campeonato no último minuto de jogo, temos meia-equipa cansada, a moral está em baixo e enfrentamos o adversário mais forte da temporada, logo atrás do super-Barcelona.

Como qualquer adepto, quero que o meu clube vença. Acredito, até, que isso vai acontecer.

Mas foda-se, e o campeonato? Nós queríamos era o campeonato. A Liga Europa não chega, e a Taça de Portugal também não. Contudo, será isto bom? Poder ganhar tudo até ao fim? Chega? Como se lida com o insucesso no último degrau de uma longa escadaria? Vai deixar-nos mais fortes? Mais fracos? Melhor preparados?

Luís Filipe Vieira esteve no Brasil durante o jogo contra o Estoril. No Dragão, viu o jogo no balneário. Costuma dizer-se que o exempo vem de cima, não é? Todos queremos Benfica, de peito aberto, a voar. Escondido e não presente, já sabemos que não resulta.

14 comentários:

Pedro disse...

O meu sonho é conquistar uma competição europeia. É algo que anseio desde que me conheço como benfiquista. E, por isso, todas as épocas, naquele exercicio do "o que é que preferes?" escolho sempre a competição europeia.

Como sabes, nunca acreditei no título. Disse-o várias vezes. Nem o "bom futebol" e as vitórias sucessivas me convenciam. Sabia que quando chegasse a hora H, JJ ía falhar. Só que o destino quis q o fcp fosse mais fraco que o habitual e ficássemos com 4 pts de avanço e tudo a nosso favor. Aí as coisas mudaram de figura. Era manter a onda, ir ao Dragão com 4 pts de avanço e o título seria nosso. Pois..para mal dos meus pecados mais uma vez JJ dá-me razão e falha...desta vez antes da ida ao Dragão e depois, obviamente, no Dragão.

Achei patético a onda de crença em que muitos benfiquistas tinham de íamos ganhar ao Dragão. O empate com o Estoril não é grave pq vamos lá ganhar. WTF??!? E agora, incrivel, mantêm a crença que o Paços tira pontos ao fcp. É o acreditar até ao fim. Claro irei torcer por esse cenário mas daí a acreditar nele vai uma grande distância.

Quarta joga-se uma final e uma oportunidade desta equipa fazer história. Para mim ganha quem quiser mais ganhar aquela competição.

Sobre Vieira. Tem sido frequente a ausência do "Presidente" nos momentos chave da equipa. Mas sobre isso os 83% que se pronunciem.

Peyroteo disse...

Pois, tal como o Pedro, não percebia o optimismo dos benfiquistas para o Dragão. Como se jogar no Porto fosse o mesmo que jogar nos Barreiros. O Benfica tinha uns 75% de hipóteses de perder este jogo e foi o que aconteceu.
Agora, o jogo de 4ª feira, que já era muito complicado, tornou-se ainda mais problemático. A motivação está em baixo e isso é importante, por muito que apregoe que uma final envolve uma motivação especial, a verdade é que é difícil esquecer as feridas mais recentes.
Mas não é impossível. Basta ver o resultado da Supertaça Europeia no início da época.

Pedro Almeida disse...

E se formos a ver neste 4 anos o único campeonato ganho...
Não foi nada de muito diferente dos restantes 3, a equipa a 4/5 jogos do fim tb deu o berro, a grande diferença foi um Porto que teve um campeonato muito dificil e fora do normal, ainda para mais com o castigo do Hulk e ficou fora da luta muito cedo, senão...

Jorge Borges disse...

Da minha parte, não é crença. O mais provável é o Porto vencer em Paços.
Mas a possibilidade de o Porto perder pontos não é nada absurda, não seria anormalidade nenhuma. O Paços é o 3º classificado, fez um campeonato excelente. E não contem que pelo facto de estarem tranquilos com o cameponato feito, isso é um factor a favor do Porto. Um Paços tranquilo e sem pressão pode colocar mais problemas.
Mas temos que primeiro pensar em vencer o Moreirensem, que não é um dado adquirido.

Da prestação do Benfica no sábado não falo porque não vi o jogo. Ms que uma derrota assim deixa marcas, é inquestionável.
Há que fazer o trabalho de recuperação anímica dos jogadores, e esperar para ver o que vai acontecer.
Da mesma forma que nunca fui muito exuberante quando andámos por cima (sempre disse que estámaos longe de ganhar o campeonato), também não atiro, ainda, a toalha ao chão.
Todos queremos o campeonato e não o vencer é uma machadada forte,mas sse vencermos a Liga Europa e a Taça de Portugal não se pode dizer que a época foi desastrosa. Mas temos que vencer...

JJ está em contraciclo com o VP na imagem perante os adeptos. O do Porto passou de besta a bestial com o golo do Kelvin, e o JJ passou a ser uma porcaria no mesmo momento. Se o brasileiro falhasse VP provavelmente tinha sido vaiado pelos adeptos e JJ estaria nas nuvens. As lágrimas do VP só são valorizadas porwque o Porto ganhou, se tivesse perdido, ainda que chorasse caiam-lhe em cima que nem cães.
Já o disse e repito JJ não é perfeito, mas é um grande treinador. Mas também não é insubstituivel (os cemitérios estão cheios deles). Claro que se ele sair, quem vier tem o trabalho mais facilitado: já tem uma equipa.
Se tivesse jogado mais ofensivamente e tivesse perdido malhavam-lhe na mesma: "não tinha necessidade de expôr tanto a equipa".
Continuo a achar que o problema está a montante, mas nesse aspecto é como o Pedro diz, os 83% que se cheguem à frente.

Peyroteo disse...

Não sei se o Vítor Pereira passou de bestial a besta. Pelo que vejo, mesmo os adeptos portistas atribuem mais importância a falhas do Benfica e do seu treinador do que propriamente ao mérito do Vítor Pereira nesta reviravolta.
Para todos os efeitos, o Porto está a fazer um campeonato muito bom e deve ser frustrante para o homem não ser reconhecido, nem mesmo dentro de portas. Talvez por essa necessidade de reconhecimento, por querer dizer coisas que agradem aos portistas, ele se estique demasiado nas conferências de imprensa. Mas isso parece-me secundário.

Pedro disse...

Não sei como é que vocês conseguem não ver um jogo destes...
:)

Jorge Borges disse...

Pedro,
há vida para além do futebol :)

Pedro disse...

Onde?
:)

Miguel disse...

Acho que porto e benfica foram mto iguais e o campeonato fica bem entregue a qq um deles.

Acho que é o benfas que vai ganhar. A menos que o jogo do porto seja no AXA...

Falamos domingo à noite.

LMGM disse...

Estou com o Miguel, do mesmo modo que JJ não podia ter escolhido pior jogo para limpar o campeonato, agora é o VP que se vê mesma situação. Ninguém lhe vai perdoar se perder o campeonato na ultima jornada e jogar contra o paços em paços .... Vai dar que falar... Limpinho, limpinho!!!!

LDP disse...

São já 4 anos de competentes campanhas europeias. De algumas reviravoltas. De golos mal sofridos e de golos bem sofridos. Com auto-golos. De paciência e frieza para rumar contra a dificuldade imposta pelos adversários, como equipa e como estádio.De grandes golos e de golos ás três tabelas. De vitórias. Umas morais outras não. Já jogámos em alcatifas e no gelo. Contra os melhores e contra os piores. De derrotas, algumas justas outras não. Onze contra onze ou dez contra onze. Com árbitros competentes ou simples sacanas de apito na boca.

Por tudo isto e porque somos o Benfica, penso que no preciso segundo em que os nossos jogadores estiverem todos alinhados ouvindo o hino da liga europa, e sabendo que ao lado há Terry, Cech, Lampard, Mata, Ramires, Cole e Luiz nenhum se vai lembrar do jogo do porto.

Eles sabem que podem ganhar. Eles sabem que só temos de jogar o que sabemos para conseguir ganhar.

Antonio Silva disse...

4 anos de competentes campanhas europeias? já te esqueceste da sova que apanhaste do Hapoel, do Lyon e do Schalke?

http://en.wikipedia.org/wiki/2010%E2%80%9311_UEFA_Champions_League_group_stage#Group_B

Filipe disse...

«4 anos de competentes campanhas europeias?»

Em três vezes na CL falhar duas vezes a passagem da fase de grupos não é ser competente. Perder uma eliminatória da liga europa, nas meias, com o Braga, também não é ser competente.

É estranho mas é o facto de não ter competência para passar na CL, mesmo num grupo fácil, que permite ao JJ duas meias finais e uma final da liga europa.

Francisco disse...

Alguém ainda alimenta alguma ilusão, ainda que ínfima, de que o título não está entregue? Como disse a semana passada, se perdessemos no Dragão, ficaria tudo decidido.

O Paços já não joga por rigorosamente nada. E embora tenha a certeza que os seus jogadores não vão facilitar, a abordagem será totalmente diferente da do Porto, que sabe que ganhando este jogo conquista um campeonato que muitos já há um bom tempo davam como mais que perdido. Acresce a isto que não costumam falhar em momentos decisivos. Aliás, acho bem menos certo que o Benfica vença o Moreirense, que luta pela vida nesse jogo...

Por muito que custe, convençam-se: já não há mais discussão nenhuma em relação ao campeonato nacional. É do Porto.