terça-feira, maio 14

Curtas.

1. Amanhã há Final da Liga Europa e as apostas apontam para a vitória do Chelsea. Compreende-se: são os actuais campeões da Europa, têm um plantel recheado de enormes jogadores e participam numa liga intensa, competitiva, que lhes garante um outro ritmo.

A posição secundária do Benfica pode, até, jogar a nosso favor. Espero uma vitória, como espero sempre, mesmo sabendo que é pouco provável. O mais importante é haver Benfica, o que não aconteceu muito no dragão.

2. Sporting fora da Europa, apesar da vitória. Jesualdo falhou o objectivo e parece-me que não vai estar em Alvalade. Sinceramente, não sei bem o que esperar do futuro próximo do clube de Alvalade. Sem dinheiro, sem treinador, e sem jogadores, a situação não vai melhorar.

3. Os bilhetes para a Final da Taça de Portugal esgotaram logo. Apesar do desânimo que a derrota no Porto causou, os benfiquistas responderam bem. Não se podem queixar de falta de apoio... e o Vitória vai assumir o papel que caberá ao Benfica, amanhã.

4. Villas-Boas dificilmente fará melhor do que o seu antecessor. Contudo, e não me custa reconhecer, acabou por fazer um bom trabalho. O que mais me surpreendeu foi o facto de ser já bastante respeitado em Inglaterra. E Bale ajudou, claro.

5. A reacção de Coentrão revela-nos um jogador que perdeu um pouco o "norte" na sua carreira. Talvez o Real Madrid seja demasiado grande para ele. Bem que podia voltar à Luz.

28 comentários:

Peyroteo disse...

1 - O Chelsea é naturalmente favorito mas talvez o Benfica tenha mais vontade de vencer este troféu. Ou seja, actualmente é um troféu com maior relevância para o Benfica, apesar do seu historial, do que para o Chelsea. Se eles abordarem este jogo como fizeram na Supertaça Europeia e Mundial de Clubes, as hipóteses do Benfica aumentam bastante.
Ainda assim, e como diz o Luís, o Benfica terá que fazer melhor do que nos últimos dois jogos.

2 - O Jesualdo acaba por fazer um bom trabalho, dadas as circunstâncias. Acredito que uma época como esta não se repetirá. Com ou sem Jesualdo.

3 - Já perceberam que é o único troféu com boas hipóteses de ganharem. :)

4 - Boa época. Muito regular.

5 - Nunca jogou com o baralho todo.

J. disse...

1- Há quem diga que numa final não há favoritos. At.Madrid e Corinthians estão aí, ainda este ano, para comprovar-lo.

2- Dificil, ou quase impossível fazer pior. Daqui para a frente só vejo caminho para melhorar.

3- Uma final no Jamor é sempre um dos maiores momentos do nosso futebol, á excepção apenas de alguns episódios do passado.

4- Lutar com aquela equipa com Chelsea e Arsenal é sem dúvida um grande mérito.

Jorge Borges disse...

Não vai tardar e aparece já alguém a dizer que o Chelsea é uma equipa banal. Não vá o Benfica ganhar e há que começar antes a desprezar a vitória.
Os ingleses são favoritos, mas o favoritismo não é assim tão evidente como se quer passar. O ano passado eram bem melhores e fiquei com eliminatória atravessada. O Benfica, por sua vez, está melhor. Numa final tudo pde acontecer.
Não era o principal objectivo da época, mas dadas as circunstâncias, agora é muito importante vencê-lo.

Pedro disse...

1- Perder uma final com o milionário Chelsea, actual campeão europeu, não envergonha ninguem. Mas quero ganhar.

2- O caminho que BdC quer traçar parece-me o correcto. Baixar drásticamente os custos, tecto salarial de 50 mil euros mês, etc. Resta saber se os adeptos aceitam o que isso significa.

3- Naturalmente. Ainda não percebi o que se passou no site da FPF mas o Jamor enche sempre.

4- Acho que foi mesmo isso, Bale. Se não...

5- Ele que venha.

Jorge Borges disse...

2 - O Sporting só pode melhorar, até porque pior seria difícil. A ver vamos quem vai ser o treinador.

3 - A final do Jamor é qualquer coisa de único.

4 - Não é tão bom como queiseram fazer parecer em portugal nem tão mau como quiseram fazer parecer na pçrimeira passagem por Inglaterra. Fez um bom trabalho esta época. AVB e Bale valorizaram-se mutuamente.

5 - Volta Coentrão que fazes cá muita falta. :)

Hugo disse...

1- Sao favoritos mas com uma odd alta o que me parece justo pois acho que o jogo vai ser equilibrado

2- Acabou por fazer um bom trabalho e potenciou muitos jovens . Se calhar nao esta com muita vontade de reportar ao Inacio

3- promete ser um bom jogo que premeia a boa epoca do Vitoria

4-Sem duvida que fez uma boa epoca. Se ganharem domingo batem o recorde de pontos .

5-Diz-se que o AVB o quer

LMGM disse...

1- É uma final, não há cá favoritos, ambas tiveram méritos para lá chegar. Agora é usufruir ao máximo, aplicar em campo todo o esforço de uma época, rezar aos deuses da bola e pedir que não seja "a fucking disgrace!".

2- Negro, muito pior do que em qualquer dos meus piores pesadelos, nem só pelos resultados. Assisti a jogos perfeitamente vergonhosos para profissionais com o mínimo de dignidade, todos (dirigentes, técnicos e jogadores) brincaram com uma camisola nobre. Como diz Iordanov, "Vocês conseguem encarar os adeptos?"...

3- Esta final é a cereja em cima do bolo desta minha época negra. Parece o negativo do meu jogo perfeito, Sporting-Académica ao domingo à tarde no Jamor... Sobre o Estádio Nacional, é urgente fazer algo que melhore a entrada do público, passei por momentos muito complicados no ano passado com uma criança que só o bom senso dos seguranças não tornou pior. Há todas as condições para conseguir melhorar, basta um pouco de ordem a vontade. A final não pode sair do mais belo palco.

4- Bah, aquilo até o Costinha fazia ;)

5- Já estou a ver o livro "Um caxineiro em Madrid"

Mr. Shankly disse...

1 - Chelsea favorito, mas podemos ganhar. Um jogo para disfrutar, ao contrário do de Sábado.

2 - Nem sei o que diga do Sporting. Não sei qual é o caminho certo, sinceramente.

3 - Malditos benfiquistas! Já não arranjei bilhetes por causa desta corja fanática! Horas depois de uma das derrotas mais dolorosas de sempre e vão para a fila de madrugada? Sacanas!

4 - Eu gosto do AVB. Bom treinador, e parece boa pessoa. Só me irrita o gajo a falar inglês, tem a mania que sabe (e fala bem, mas podia não se dar ares). Boa época, consentânea com o plantel que dispõe, na Liga mais competitiva do Mundo.

5 - Concordo com o Peyroteo. Mas recebia-o de volta de bom grado.

Hugo disse...

Nos Spurs alem do Bale destaco o Verthongen, grandissimo central

Unknown disse...

Hoje escrevo, passado demasiado tempo, motivado por um simples vídeo, de uma disputa entre dois adeptos do fcp lá no centro comercial das redondezas, aquando do jogo entre fcp e slb. Para quem não viu, faz favor (vale a pena):

http://www.youtube.com/watch?v=Oh_O78otkNk

Isto é interessante, pois mostra as duas faces do portismo actualmente existentes.

A primeira, personificada naquela besta arrogante que expulsou os lampiões e que acabou por levar aquele brutal banano, é o portismo primário, o tripeirismo acéfalo, a representação clássica daquele bairrismo exarcebado, completamente idiota, de que temos de ser do clube da terra, mesmo que o mesmo jogue só com estrangeiros ou recorra a putas e vinho verde para alcançar a glória. É aquele orgulho de pés de barro, que justifica tudo e mais alguma coisa, mas que toda a gente sabe, bem lá no fundo, mesmo sem reconhecer, que não vale nada.

A segunda, bem mais preocupante no que concerne à actual força nacional do fcp, é o portismo da nova geração, é o portismo não tripeiro, aquele que foi conquistando adeptos à custa das sucessivas vitórias e da bipolarização do futebol tuga, muito às custas do meu Sporting. É o portismo tolerante, que respeita e até preza as rivalidades pois sabe que costuma sair por cima. E que gozo dá sair por cima e ter ao lado com quem gozar. Porquê banir o meu inimigo se posso gozar com ele?

O que este vídeo nos mostra é o KO do portismo primário face a este novo portismo que surge, e que já não é do porto, nem mesmo do norte, é de todo um país, de todo um povo, aqui e além fronteiras.

Este é o portismo que conquista, ano após ano, o lugar do meu Sporting, o Clube de Portugal. Obviamente que o portismo primário, por muitos títulos que o fcp conquistasse, jamais conseguiria o mesmo. Este é o portismo que destrói o Sporting e que torna a sua actual condição dramática.

É que, meus caros, por muito competente que seja um clube, a sua verdadeira força reside na sua massa adepta e isso é incontornável. O fcp, ao longo dos últimos 30 anos, e independentemente de como, conseguiu transformar a competência em massa adepta, e essa hoje é a sua grande força. Já não é o pintinho, nem aquele portismo de bairro que costumamos caricaturar. A verdadeira força do fcp reside nos seus adeptos espalhados um pouco por todo o mundo português, e que, estou plenamente convicto, já superam, de forma considerável, os adeptos do meu Sporting.

E isto é um drama para o Sporting, não só pelo que significa por si só, mas sobretudo porque me parece que se continua a tentar ignorar esta triste condição e acreditar numa grandeza que, sinceramente, já não é a mesma.

Obviamente que resistir a 30 anos de miséria com tantos adeptos revela que o Sporting continua a ser um grande clube, mas a pergunta é inevitável - até quando? É possível continuar a ser um grande clube de futebol daqui a 10 anos se mantivermos estes níveis competitivos?

A inevitável travessia do deserto que teremos de fazer será, pois, o momento mais importante da vida deste clube e poderá corresponder a dois cenários. Ou a definitiva menorização ou o ressurgimento deste clube que tanto representa para a minha vida e para a de tantos outros.

E porque a razão desconhece isto do futebol, e a alma tudo alimenta, apenas posso acreditar no ressurgimento, como é óbvio.

E atendendo ao estado actual das coisas, e perdoem-me aqueles que acham que isto é pensar pequeno, para mim será o mesmo que ganhar uma Champions. É que nos tais domínios que a razão desconhece, e por muito que goste do jogo da bola por si só, dificilmente algo dará mais gozo à minha alma leonina do que voltar a ver a simples declaração de emancipação de um qualquer puto desta vida perante a mãe vermelha, de sofrimento, e o pai azul, de raiva - sou do Sporting!

Que assim seja.

Marco Morais disse...

Se há coisa no AVB que é bem conhecida de todos é a liberdade que ele dá aos extremos. Não tenho dúvidas que não se falaria tanto de Bale se AVB não estivesse no Tottenham.

Aliás, o próprio Bale já fez declarações nesse sentido.

Luciano Silva disse...

Vou só falar sobre a final.

Declaração de interesses, sou Sportinguista (e por vezes gosto de dar uma bicada nas convicções alheias...)

Um grande jogo em perspectiva amanhã. Apesar do quase adeus ao campeonato existe um clima de relativa acalmia entre os adeptos (o que para mim é manifestamente desolador porque acho que estão, os Benfiquistas, resignados com o 2º lugar...). Um ou outro vai dizendo, em surdina, algo que eu já aqui disse.

- apesar da melhoria do Benfica, no reinado do Jesus, olhando para o investimento financeiro efectuado e para os resultados desportivos alcançados, e encontramos um panorama desolador. (Bom mas isso é outra história)

A Final, aquela final que disputada por outros foi tão menorizada. Nesta final aceito que o Chelsea seja o favorito, mas todos nós sabemos que os nomes por si só podem valer muito pouco. O Benfica tem um estilo de jogo que se adapta muito bem ao estilo Britânico.

Estou confiante. O Benfica vai ganhar e eu vou festejar junto de outros Benfiquistas.

Leio hoje que os bilhetes podem atingir 3.000€ no mercado negro. Foda-se! (Pode-se dizer isto aqui?). Ainda bem que a minha cara metade trabalha no Benfica, alguma coisa de bom isso me iria trazer :D

Ah.... Amsterdão. Tantas boas memórias do final dos anos 90!

PS: boa sorte, e não se habituem porque este deve ser o último jogo que apoio o Benfica :)

PS: Vitória 2-1 (Nico e Totó Sálvio; Torres)

Anónimo disse...

Martins, gosto dessa postura, não o escondo. E acho que te engrandece enquanto adepto.

Jesus e resultados não rimam, de facto. Neste momento confesso que estou dividido em relação a tudo isto.

Estás mais confiante do que os benfiquistas. Eu não estou tanto, reconheço que o Chelsea é claramente superior.

Mas é uma Final e só penso em festejar uma vitória amanhã.

Este jogo ganhou maior importância depois da derrota de Sábado. Uma importância que de facto não tinha, para mim.

Trocava já precisar apenas de vencer o Moreirense para ser campeão por uma vitória da LE.

Epá, e espero que não seja o último com o teu apoio, queremos estar em mais finais!

Jorge Borges disse...

JL,
É de louvar essa tua declaração, que só demonstra uma cabeça limpa.

Não te menoriza enquanto sportinguista, bem pelo contrário.

Já agora, não é Amsterdão. É em jorgejesuês: amsterdãn :)

LDP disse...

Jorge, é Misterdã.

Luis, é claramente superior mas não é claramente muito superior.

Francisco disse...

O jogo de amanhã, como disseram, é para disfrutar. É uma final europeia, num grande palco, contra um clube poderosíssimo. O sonho de qualquer jogador ou adepto de futebol. Ainda que saibamos que o desfecho mais que provável será a vitória do Chelsea, amanhã é dia apenas de apoiar, acreditar e esperar pelo melhor. É dia de termos orgulho no nosso Benfica e de o demonstrarmos acima de tudo. Espero apenas também que haja verdadeiramente Benfica em campo e seja um grande jogo! (embora nenhum Benfiquista vá reclamar se for uma partida feia, jogarmos mal, mas ganharmos no final, não é?)

Pedro disse...

É frequente ouvir-se isso mas não me lembro de um único benfiquista menorizar uma final da Liga Europa quando o fcp lá foi. Muito menos menorizar a conquista da mesma.

Muitos, ainda hoje, admitem q preferem o titulo à liga europa. Isso é outra coisa...agora menorizar a final e a possível conquista, sinceramente, nunca vi.

Peyroteo disse...

Eu sei o que me custou perder aquela final da UEFA em 2005. Bem mais do que o campeonato. Não sei porquê, fico sempre com aquela sensação que ganhar a Liga Europa é muito prestigiante. Se bem que, na prática, isso não seja bem assim.

Mr. Shankly disse...

Estou de acordo com o Pedro, ninguém menoriza esta prova, é difícil de ganhar, embora não tenha nada a ver com a Champions, como é óbvio, nem com a taça UEFA antes de haver Champions League.

Anónimo disse...

Eu considero a LE o parente pobre da LC.

Não deixa de ser a segunda competição europeia mais importante mas está a léguas da primeira.

Eu prefiro o campeonato, de longe, por motivos óbvios.

Jorge Borges disse...

Ainda que seja um prova prestigiante, eu trocava uma derrota hoje por uma vitória na Liga Portuguesa. Não sendo possível, ou praticamente impossivel, então hoje tem que ser para ganhar.

Peyroteo disse...

Interessante análise: http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2013/05/raio-x-chelsea-atropela-o-benfica-por-8-3-em-analise-de-especialistas.html

O Benfica ganha nos confrontos Garay-Cahill, Matic-David Luiz e Cardozo-Torres

Pedro disse...

Eles que atropelem aí que nós atropelamos no resultado!!!
:)

Anónimo disse...

Concordo com a análise. Na baliza, na lateral esquerda e em Lampard existe uma grande diferença, de facto. Uma diferença mundial, diria.

No resto é equilibrado se bem que Ramires e Sálvio não possam ser comparados, pois são jogadores substancialmente diferentes.

Não conheço bem o Oscar mas se o Ola estiver num dia bom, pode ser superior.

Mr. Shankly disse...

Estou de acordo em quase tudo, só tenho dúvidas no Luisão /Ivanovic. O problema é que onde o Chelsea é superior, pode ser bem superior, como na baliza e lateral esquerdo.

Mas o Porto também é superior ao Paços e vai perder :)

Unknown disse...

Só um milagre pode desfazer a maldição de Béla Guttmann...

Anónimo disse...

Milagres, putas, conluios, chantagens, vinho. Não temos! Estamos fodidos!

Unknown disse...

[... que nem Jesus conseguiu obrar]