quinta-feira, maio 30

Josué, cão de fila.

As declarações de Josué, logo após ter ingressado no FCP, são sintomáticas daquilo que é a cultura actual dos portistas, no contexto dos últimos 30 anos.

Vestir a camisola do FCP, muitas vezes, não chega. É preciso espezinhar os vermelhos, e se for com espuma a sair pelos cantos da boca, melhor ainda.

Mas já todos nos habituámos a isto e serão muitos os portistas que consideram estas cenas, até, desnecessárias.

Contudo, as palavras de Josué ecoam de maneira diferente. No jogo do título, o FCP deslocou-se à Mata Real e Josué jogou o jogo todo. Se antes do jogo não pus em causa a seriedade dos jogadores e dirigentes do Paços, torna-se complicado, agora, acreditar que, pelo menos Josué, fez tudo o que podia e devia para vencer aquele jogo.

Mas uma coisa é certa, e foi isso que me levou a escrever este post: o Benfica tem, também, muitas culpas nestas situações. Os adversários, muitos deles, odeiam o clube e, se nem sequer colocam a hipótese de lá jogar, então é porque qualquer coisa está a ser mal feita. Basta pensar que as palavras de Josué nunca aconteceriam em relação ao FCP.

59 comentários:

Pedro disse...

Apenas vai de encontro ao que se dizia antes do jogo. Os "conselhos" que Josué deu aos colegas.

Tu é que ainda és muito "ingénuo" nestas coisas. És novo, ainda acreditas na honorabilidade das figuras azuladas do futebol nacional.
:)

Sobre as culpas do SLB. Talvez. Não sei como lutar contra isto. Resulta do tal clima de guerra q eles sabem incutir nos seus jogadores contra nós.Este discurso num jogador nosso choca com o espírito do que é o Sport Lisboa e Benfica.

Sérgio disse...

O jogador foi "formado" no FCP estavam a espera de que !??

Fiquei contente por outro lado, que tivesse sido adquirido pelo FCP após ter sido dispensado, dessa forma garantidamente não virá para o meu clube.

SL,

Joao disse...

Ó Luis, do Paços lembro-me exactamente de um tal Víctor que aparentemente estava a ser assediado pelo Benfica em Janeiro e que se lembrou de fazer merda precisamente num jogo contra o Benfica...

Pedro disse...

"aparentemente"

Pois...aparentemente. Como o Steven Vitória...

Peyroteo disse...

Já deve ser um ídolo para aqueles lados. Isto ultrapassa um pouco o Benfica, tem sobretudo a ver com o complexo de inferioridade em relação a Lisboa.

Anónimo disse...

É João. Temos as declarações de Josué, factuais. E tu falas num aparente interesse, que tem tanta credibilidade como os orçamentos do Gaspar.

Mas se queres ir por aí, esse jogador que referes terá sido o mesmo que fez o atraso que isolou o Jamez?

É que nem percebem o que dizem.

Peyroteo, talvez ultrapasse o Benfica, sim. Mas será mais usual em relação a este clube.

Peyroteo disse...

Sim, é verdade. O Benfica é a maior fatia do bolo!

Luís, por acaso acho que foi o Luis Carlos que fez o atraso mas nem é relevante para a questão. A verdade é que esse Vítor continua no Paços

Anónimo disse...

Sim, Peyroteo, sabia que provavelmente teria sido outro, precisamente para demosntrar que também se poderia aplicar a teoria do benefício, focando aquele atraso esquisito. Mas esse tipo de considerações deixo para malta como o João que, pelos visto, é muito selectivo.

As palavras de Josué são claras e demonstrativas. Mas esta malta nem com as escutas, quanto mais.

LMGM disse...

Este Josué é o mesmo que estava "muito orgulhoso com o interesse do Sporting."?

Olha miúdo, boa sorte no Atlético de Madrid.

Cantinho do Morais disse...

Época 2006/2007.

Faltam 45 minutos para acabar a época. O Sporting está em 1º lugar.
No Dragão, um guarda-redes do Aves vai para o intervalo, como jogador do Aves. Jogo está 1-1.
Na 2ª parte, o jogo vira para 3-1. Porto é campeão. O guarda-redes do Aves assina (novamente) pelo Porto. Se calhar ainda foi a tempo de ser campeão.

Não me vou alongar muito com essa discussão, porque já a tive com o Luis e ambos não cedemos na nossa argumentação e pontos de vista. Onde eu vejo falta de ética, o Luis viu "visão estratégica" em se contratar antes dos adversários. Não vamos voltar.
Mas olhem que o Vitor não foi o mesmo quando jogou contra o Benfica. Até foi expulso. Mas, e sem ironias, acredito que é uma coincidência.

Josué e outros tais: Turquia, Espanha ou Braga. Um dia lá estarão.

Anónimo disse...

Cantinho, não percebi nada do teu exemplo, nem sei como estás a compará-lo com as palavras do Josué e as minhas conclusões.

Podemos falar de Domingos do Braga para o Sporting ou do Inácio mas, repito, serão casos que não têm nada a ver com o retratado no post.

Pedro disse...

O Vítor foi expulso pq ía partindo a perna ao Gaitan. Já o Djanniny tb estava sob a "alçada" do SLB quando atirou ao poste.

Digam lá se não sabemos fazer bem as coisas???
:)

LMGM disse...

Não me recordo do Inácio falhar nenhum passe ou corte ali na esquerda da defesa do Moreirense, nem do Domingos ter falhado nenhum golo de baliza aberta com a camisola do Braga.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

josué só por acaso foi o melhor do paços contra o porto na mata real. é normal um portista não gostar de ir para o benfica, perguntem lá ao Eusébio se gostava de jogar no Porto. Ao menos estamos a contratar portugueses já vocês como viram que os sul-americanos não dão uma para a caixa vão-se virar para os de países de leste para fazer companhia ao Matic e construir uma equipa de sarrafeiros.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Peyroteo "complexo de inferioridade em relação a Lisboa"?

vocês é que se acham sempre os mais maiores do mundo e depois levam gozo do pessoal do norte pois ficam sempre atrás. Continua lá a tentar com esse teu pensamento que vais longe...

Anónimo disse...

Exacto, LMGM.

Pedro, já no ano passado o Melga fez um jogaço contra nós. Mas não é nada disso que interessa porque o assunto do post era outro.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Para serem os melhores não basta pensar que o são é preciso prová-lo

Peyroteo disse...

Tasqueiro, esse comentário só me dá razão.
E não acho que os de Lisboa sejam melhores que os do Porto. Todos os países têm uma capital. Por acaso a nossa é em Lisboa.

Peyroteo disse...

Segundo a Renascença, o Jesus vai continuar.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

ainda bem, se não continuasse o Vieira tinha que se demitir. muita gente não vai gostar nada que ele fique. sendo assim o Cardozo vai dar de frosques

Tasqueiro Emigrante disse...

LOL

Parece-me que alguém ficou com comichão por o Josué ter ido para o Porto...

Não vos chega o irmão do Matic? :)

Cantinho do Morais disse...

Referia-me ao Nuno Espírito Santo, guarda-redes do Aves e que se transferiu para o Porto. O Aves foi a última equipa a defrontar o Porto, nessa época. Estava 1-1, o que deixava o Sporting campeão. O Porto acabou por vencer por 3-1. Relembro que o guarda-redes doa Aves era o Nuno. Se achas que não há relação entre este "caso" e o que falas do Josué (Paços de Ferreira; último jogo do Porto no campeonato; Porto vence e é campeão; Josué volta ao Porto), então isto é tudo muito à frente e tenho pouca capacidade para tal.

jamsilva disse...

quantos casos desses aconteceram com o slb?

Jorge Borges disse...

reponde à tua pergunta, jamsilva.
Mas não vale falar do Steven Vitória, esse "vendido" ao Benfica que foi SÓ dos melhores no SLB-Estoril.

Daqui por um ano tudo se esquece. Dois bêbados voltam a acusar o Benfica de comprar equipas e jogadores para poder ganhar jogos, e quando se descobrir que afinal é o clube deles, assobia-se para o lado e afinal tudo passa a ser normal. Nada que nos espante.

Luís disse...

É puro boi.

Pedro disse...

Mostrem-me um jogador que assine pelo SLB e a primeira coisa que diz é "odeio o fcp/scp".

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Pedro isso é impossível acontecer pois eles chegam sempre com a esperança de um dia irem para o Porto lol. talvez por isso é que o Jesus não vai para o FCP porque falou mal do clube.

Jorge Borges disse...

Fiúza:
lol

Pedro:
Não dizem porque não há.

Mas tudo isto só os torne pequeninos, porque no fundo nós somos a sombra, e não se conseguem desligar do Benfica. Por isso é que não são considerados grandes.
Por mais títulos que ganhem justamente, pelos muitos mais que compraram e roubaram, vão continuar pequeninos. Ainda não perceberam isso...

Tasqueiro Emigrante disse...

Jorge,

mas ninguém dúvide que o Steven Vitória e o Vitor do Paços foram aliciados pelo Benfica e acabaram por não ter assinado nada...se isto não é aliciamento então não sei o que será...

Jorge Borges disse...

Pá, que tu és burro já todos sabemos, não precisas de insistir mais.
O Steven Vitória foi dos melhores jogadores do Estoril contra o Benfica.
Depois destas declarações de ódio do Josué alguém acredita que se estivesse de baliza aberta marcava?

É que nem com as evidências tens vergonha na cara.
Eras homenzinho se assumisses que esta história do Josué tresanda a porcaria, mas como no teu clube é quase sempre assim, nem lhe sentes o cheiro.

Jamsilva, continuo à espera de resposta.

N. disse...

Já que falaram nisso, o Luiz Carlos que isola o James já assinou pelo Braga há uns meses atrás. Coincidência, obviamente.

Hugo disse...

"Estou a viver este jogo [Paços Ferreira x FC Porto] de forma intensa. Espero que o Paços consiga ganhar, por ser o meu clube e por poder ajudar o Benfica a ser campeão, seria como colocar a cereja no topo do bolo. Aliás, vou ver o jogo no domingo com um cachecol do Paços e uma camisola do Benfica.”
Cadú, ex-jogador do Paços Ferreira"

Basta lembrar que este Cadu foi o que cometeu um penalti estupido no Boavista-Benfica da última jornada de 2004/2005.

Ps: Por mim podem continuar sempre com essas ideias que nós somos os pequeninos e vocês os enormes.

jamsilva disse...

O makukula.
no dia despois d a ter falhado um peanlti contra o slb assinou contrato com o slb..

o vosso 3 central, foi contratado no dia anterior ao jogo slb-olhanense. estávamos naquela altura importante do campeonato...
so assim uns rápidos, mas como é óbvio há mais, no slb no fcp e provavelmente no scp...

Qual é o problema que um jogado diga que detesta o slb? A unica diferença dele para alguns dos miudos que saem das equipas base do vosso clube (como ele, que fez a formaçao no fcp) é que assume em publico. Coisa que eu tb digo, Eu detesto o slb. e Voces tb dizem que detestam o FCP e SCP e por aí fora.

É aqui que eu acho que muitos benfiquistas perdem a razao toda. é que só vêm o que se passa no clube do lado e falam disso como se fosse uma calamidade. Mas acontece exatamente a mesma coisa na vossa casa....

No jogo paços-slb deu bem para ver que o Josué detesta o slb pq pelos vistos e segundo dizem aquilo no blog foi dos melhores em campo. é do meu ponto de vista pouco inteligente levantar suspeitas. Mas pronto la está.
Ou é um post para por a malta a falar e a discutir ou entao nao entendo muito a lógica.

jamsilva disse...

reparem.
Voces atacam o josue.
Na realidade foi um dos melhores em campo.
Voces continuam a insistir que o gajo é um animal e blablablab

Depois ha alguem aqui no blog que fala do steven vitoria. Que sim foi alicaido,toda a gente falou nisso,
e voces respondem:
foi o melhor em campocontra o slb... por isso nao ha que levantar supeitas, e nem ousem falar sobre o bom nome do steven que o rapaz é um anjo....

estao a ver a cena?....
ou vao me dizer que o "crime" é assumir que detesta o slb?


mau mau esta o steven vitoria que acabou por nao confirmar o contrato... foi so promessas,como tem vindo a fazer o orelhas.... :)

Mr. Shankly disse...

Acho que estamos a confundir as coisas. Se o Josué odeia o Benfica, e por acaso joga mal de propósito contra o Porto (não estou a dizer que o fez), isso não é ilegal. Talvez faça do Josué um mau profissional, mas não é ilegal. Portanto esta discussão não faz sentido, tal como não faz as barbaridades que os tasqueiros debitam: se um jornal escreveu que o Benfica está interessado no Steven Vitória e no Vitor, isso automaticamente é aliciamento? Só há uma palavra para isto: estupidez.

A discussão sobre o complexo com Lisboa é outro assunto, mas tem pouco a ver com futebol. Ou melhor, não teria, se não tivesse sido aproveitado (magistralmente, diga-se) por PC para capitalizar o seu clube.

Pedro disse...

Adoro quando falam do Jardel...

A sério. Não conseguem mesmo perceber o ridiculo de tal coisa. HAHAHAHAHAHA

Tasqueiro Emigrante disse...

Benfiquistas a falarem de verdade desportiva...LOL...é a piada do século!

Mr. Shankly disse...

"Benfiquistas a falarem de verdade desportiva...LOL...é a piada do século!"

LOL!

jamsilva disse...

pedro eu tambem acho ridiculo. Sem ironia nenhuma.
mas se é para uns é para todos.
coisa que voces têm graves problemas em ver.
mas como disse ha muitos mais exemplos, e para todos os lados.
voces só vêm um coitado cujo mal é admitir publicamente que nao gosta do slb. Besta é um atrasado mental.

Pedro disse...

"mas se é para uns é para todos."

O "problema" é que não é nem pode ser pq os "casos" são incomparáveis.

jamsilva disse...

sao incomparaveis? Tens muita razao!!

1ªsituaçao- Amanha tenho um jogo importante contra uma equipe mais fraca numa altura do campeonato em que as coisas se começam a definir. o que faço?
Hoje compro o melhor jogador deles. e esse jogador ja nem sequer é convocado. Jardel
O olhanense é prejudicado.

2ª no inicio da época uma equipe vende um jogador a outra. Acontece que na ultima jornada a equipe que vendeu precisa de ganhar para ser campeao. O jogadorem causa, FAZ o jogo é considerado uns dos melhores jogadores em campo.
Passado uma semana esse jogador é comprado pela primeira equipe. e diz que detesta o maior adversário dessa.

- A primeira equipe ganhar nao é surpresa nenhuma. Acho que estamos de acordo q probabilidades de o Fcp ganhar ao PFer sao bastante altas.certo?
-o jogador fez contra aquela que viria a ser a sua nova equipe uma exibição de encher o olho. Ele nao marcou nenhum auto golo, ele nao fez o passe para trás como se disse por ai. Ele nao foi expulso sem razao aparente.Ele NAO FALHOU NNENHUM PENALTI como por exemploo makukula
- O jogador JOGOU o jogo ou seja o PFer em nenhum momento foi prejudicado. NAO como o olhanense e o Jardel.

DE FACTO tens razão as coisas NAO SAO COMPARAVEIS.


Pulha Garcia disse...

Sim, há muita gente que odeia o Benfica. Mas só em parte é que é culpa do Benfica ou de Benfiquistas.

O motivo principal é que o Benfica é um clube enorme, de grande implantação nacional e internacional. No caso do Porto em concreto, Pinto da Costa cultiva intencionalmente o ódio ao Benfica para motivar os atletas e a estrutura e angariar adeptos anti-Lisboa.

A parte em que é culpa do Benfica ou de Benfiquistas, a meu ver, está em adeptos como o Gomes da Silva. Não gosto de Pôncios Monteiros, nem sequer no meu clube.

Ps Só odeia quem quer. Não falta quem odeie Porto e Sporting, o que é uma lástima tendo em conta que isto é só um desporto...

N.T. disse...

O pseudo-caso Jardel é mais uma das meniras repetidas até à exaustão para que resultem verdadeiras.
Jardel jogou 90 minutos contra o Benfica em Dezembro. Assinou no período legal de transferências em Janeiro.

O Makukula falhou um penalty. Mas atirou para fora ou foi o guarda-redes que defendeu? Um tipo quer falhar de propósito e atira à balzia...

N. disse...

Se querem falar do "caso" Jardel, pelo menos façam-no com um mínimo de rigor.

Ele foi contratado na altura do jogo entre o Benfica e a Olhanense para a Taça, não para o campeonato.

zorg disse...

A bola noticia hoje que o Benfica pretende manter Diogo Rosado, que tinha vindo por empréstimo.

Isto é que são boas notícias! :D

jamsilva disse...

"O pseudo-caso Jardel é mais uma das meniras repetidas até à exaustão para que resultem verdadeiras.
Jardel jogou 90 minutos contra o Benfica em Dezembro. Assinou no período legal de transferências em Janeiro.
"
NT a sério?

http://expresso.sapo.pt/benfica-contrata-defesa-jardel-ex-olhanense=f625635

o unico ponto que eu quero deixar claro é q casos desses há aos pontapés e ja aconteceu com todos os grandes e de certeza com muitos dos pequenos.
é correcto? é obvio que nao!
levanta suspeitas? claro que sim!
é só o fcp que o faz? A realidade dos factos mostra que nao
mas voces juram a pes juntos que sim pela santinha e pela maezinha....

jamsilva disse...

N
e então? para a taça já pode ser é?

Mr. Shankly disse...

Sim, foi para a Taça.

Se o Benfica queria comprar um jogador do Olhanense (e a utilização do Jardel demonstra isso, não o comprou só para enfraquecer o Olhanense), fazia-o quando? Depois do fecho do mercado? Calhou jogar com o Olhanense nessa altura. E, claro, o BEnfica era incapaz de ganhar ao Olhanense, na Luz, sem lhes tirar o Jardel.

N.T. disse...

Sim jamsilva, a sério.

É uma questão de:
1. leres a notícia com atenção
2. olhares para a data da notícia

Repito: o Benfica foi a Olhão para o campeonato em Dezembro e o Jardel jogou os 90 minutos.

Pedro disse...

"Acho que estamos de acordo q probabilidades de o Fcp ganhar ao PFer sao bastante altas.certo?"

Mas o SLB ganhar em casa á Olhanense já não são altas?

E lá está..o SLB compra um jogador, dentro da janela de transferências, paga e o jogador até tem sido bastante utilizado pelo clube. Mas isso é mau. Pela lógica anti-benfiquista o SLB não pode comprar nenhum jogador a uma equipa que vá defrontar dentro do período de transferências...e duas semanas antes e depois, pelo sim pelo não.

Vamos ver qts jogos o Josué faz pelo fcp..

Sobre penaltys falhados. Tb gosto quando falam do Jorge Ribeiro. Á e tal falhou um penalty contra o Benfica...claro que o facto de ter falhado pq o Quim, por uma vez na vida, se esticou todo e fez uma monumental defesa nada tem a ver com isso. Foi tudo combinado para enganar. Isso e a bola ao poste do Djanniny e a cacetada q quase partia a perna ao Gaitan do Vítor.

LOL

Pedro disse...

"o Benfica foi a Olhão para o campeonato em Dezembro e o Jardel jogou os 90 minutos."

E qual foi o resultado desse jogo?

jamsilva disse...

pronto pronto.
o josue é um espertalhaço e um mal intencionado.
imagina se homem tem realmente feito alguma coisa de mal ou ilegal....
essa agora que lata a dele. dizer que nao gosta do slb e que nunca la jogaria.

Pedro disse...

hahaha

O problema não está no Josué...está em quem se lembra de grandes maroscas nos bastidores e depois leva com estas "cenas" em casa própria.

É o velho ditado "pela boca morre o peixe"

Bom fim de semana
:)

jamsilva disse...

"O problema não está no Josué"
nao?
ja leste o titulo do post?
eu apenas digo que as ditas maroscas sao praticadas pelos diferentes clubes do nosso campeonato com a mesma naturalidade.
voces acham que os casos que envolvem o slb são todos limpinhos limpinhos.
prontos ok.
bom fds para ti tambem
:)

Anónimo disse...

Não, jamsilva, o problema não está no Josué.

Estive a ler os comentários e já percebi que a conversa tombou para outro lado e parece-me que já é tarde para explicar (se bem que o post é óbvio, especialmente se atentares ao último parágrafo, em vez de te centrares no título, que é uma metáfora.

jamsilva disse...

certo Luis!
digamos que o meu ultimo comentário vem mais na linha do que foi sendo dito em relação as maroscas.
por outro lado também noto que nao perdes uma oportunidade de mandar uma bicada com o teu 3º paragrafo.
ou seja uma no cravo outra na ferradura.
pelo menos ha equilíbrio que ja nao é nada mau.
:)

Tasqueiro Emigrante disse...

Coitado do Josué...

Preferiu o Porto ao Benfica e agora está a ser linchado...ahahahahahah :)

Anónimo disse...

Não é bicada nenhuma, é um facto. Se antes considerava uma coisa, com a postura do Josué passei a considerar outra. E repara que apenas me referi ao Josué, não aos outros.

Tens de concordar que ficou difícil de acreditar que o gajo tenha feito tudo o que podia para vencer o jogo.

O que acharias tu?

Eu digo-te. Sem este comportamento, não acharias nada. Com este comportamento, ficarias convencido que o nível de anormalidade do jovem, expresso em tão desprezíveis palavras, é bem capaz de ter tido influência no seu desempenho.

De resto, eu até considero que o meu Clube é responsável, também, por haver jogadores e técnicos e dirigentes a falar assim do Benfica.

E é isso que foquei no post (relê o último parágrafo).

N. disse...

jamsilva, corrigi-te e disse que o tal Benfica vs Olhanense foi para a Taça por causa de comentários como:

"o vosso 3 central, foi contratado no dia anterior ao jogo slb-olhanense. estávamos naquela altura importante do campeonato..."

"1ªsituaçao- Amanha tenho um jogo importante contra uma equipe mais fraca numa altura do campeonato em que as coisas se começam a definir. o que faço?
Hoje compro o melhor jogador deles. e esse jogador ja nem sequer é convocado. Jardel
O olhanense é prejudicado."

Se nem percebeste isso, então estamos conversados.