sexta-feira, maio 3

Tenham cuidado! é perigoso não reconhecer o Cardozo!

Se lermos no jornal que alguém conduziu no lado contrário da auto-estrada automaticamente pensaremos que esse alguém não funciona direito. Somos peremptórios a afirmar e a julgar tal desequilíbrio por demais evidente. É mau de mais e toda a gente o sabe. Sem querer comparar situações por gravidade, parece-me também bastante perigoso 'andar' pelo lado contrário do futebol. Um adepto 'adversário' não reconhecer a qualidade de um Benfica avassalador é pôr em causa todas as teorias que se formularam quando os próprios clubes também o foram. Qualquer portista está bem experimentado no que toca a reconhecer que nos seus anos dourados a sua equipa foi 'ultra' e 'hiper' avassaladora. Porque será então que, agora, lhe custe tanto a reconhecer quando tem outra mesmo à frente dos olhos?

A vingança do descrédito que se foi vítima faz lembrar caloiros quando 'sobem' (ou será descem?) a veteranos. Tratam com o mesmo ódio que foram tratados e acabam por se esquecer do que realmente importa. No caso do futebol a 'carapuça' não assenta só a portistas, mas a todos os que no passado tudo fizeram para descredibilizar as vitórias do adversário. Isto, meus senhores, é andar pelo lado contrário do futebol. O verdadeiro pensamento 'preto e branco' é andar a festejar caminhadas pela UEFA, pela Champions e pela Liga Europa e quando outro alguém mostra estofo isso provocar-nos azia. Que fique bem explícito que as Taças estão cá para todos, ou, pelo menos, para quem mostra futebol para elas. Por isso, se há alguém que deveria reconhecer um grande Benfica, esse alguém é um portista.

E já agora, vocês viram bem o jogo do Cardozo? Outro que quem anda pelo lado contrário nunca apanha, só se afasta. Querem aferir a real qualidade do paraguaio? perguntem a um 'adversário', perguntem a quem teme pela sua 'segurança'.

Ontem era dia dele! Lance do segundo golo do Takuara: O Benfica está em desvantagem, mas Óscar ri-se. De onde lhe vem essa vontade? Com certeza de um tal 'inner knowing' de que vai marcar outra vez. Mas, dizia eu, Óscar ri-se e brinca com Lima, ao mesmo tempo que lhe indica o caminho dele. 'Vai tu para a primeira bola que eu fico para a sobra'. O resto vocês já sabem: a bola 'foi-lhe parar aos pés', aos pés do tosco, do aleijado, do gajo que não sabe correr, que não sabe andar. Mas quando ela está lá dentro, todos os que o criticam 'têm palas, não sabem ver, não sabem o que é futebol e percebem tanto do desporto-rei como de lagares de azeite'.

O dia que ele partir todos os que o criticaram o chorarão. Não o reconhecerão mas chorarão, por exemplo, numa dispensa ou num bunker desenhado para desastres naturais. A esse e a Jorge Jesus, o homem que com futebol conseguiu equilibrar uma luta que foi tantos anos desigual (porque ao Benfica lhe faltava, isso mesmo, futebol!). Hoje as coisas mudaram e já não basta ao treinador do FC Porto fazer um campeonato 'à Mourinho' (vejam os números: Vítor Pereira só perde para Villas-Boas e este Benfica lideraria 17 dos últimos 18 campeonatos). E que fez Vítor? Sujou, sujou, sujou! Tentou sujar tanto que ao não reconhecer este, mais que possível, título do Benfica, sujou o dele do ano passado. É que nem o seu valeu pelo golo de Maicon, nem este valeu pelo 'derby'. Entrando neste 'joguinho', se Vítor quer uma explicação para a vitória encarnada porque não vai ler as suas declarações, dadas o ano passado?

7 comentários:

Hugo disse...

Um portista reconhece um grande Benfica e da os parabens. O inverso nao e verdadeiro pois sao demasiado fanaticos e ressabiados.
Basta ver o Gabi que se queixa de nao reconhecerem o merito quando em anos anteriores fez o mesmo.

Jorge Borges disse...

Hugo, estás a ver-te ao espelho?
O Marco é um caso à parte no universo futebolístico. Não há muitos assim, infelizmente.
O teu comentário é a prova disso.

Eu assumo que dificilmente conseguiria dizer o mesmo relativamente ao Porto. Já não me custaria absolutamente nada dizê-lo sobre o Sporting. Imagina porquê...

Parabéns Marco pela coerência com que escreves. A tua razão supera a emoção. Confesso que não consigo chegar a esse patamar.

Hugo disse...

Jorge nao me estou a ver ao espelho pois reconheco a grande epoca que estao a fazer e o vosso merito.
De voces nao se pode dizer o mesmo.

Marco Morais disse...

Jorge, obrigado mas não tem nada especial. Escrevo e penso assim (nem sempre é fácil) porque me fartei das usuais conversas de futebol. Depois de me fartar comecei a achar graça a como os argumentos chocam uns com os outros.

O Mundo está cheio de exemplos desses e sinceramente não me chocam. Ninguém é perfeito e toda a gente tem o direito de dar a sua visão. Eu tento não ir pelo pensamento que está estabelecido.

Acredita, se visse que as pessoas fossem felizes ao fazê-lo, que não entrassem numa teia sem saída, tentava defender o que elas defendem. Mas como vejo mais tristeza que felicidade, tento que o futebol em si seja mais importante que o ego.

Um abraço, ao Jorge e a todos os que leram =)

Marco Morais disse...

Hugo, não nos cabe a nós tentar fazer com que nos reconheçam. Isso não invalida em nada o que é o FC Porto.

Querer reconhecimento tira a clarividência. Que cada um tire as suas ilações, já crer que elas sejam verdade absoluta é bastante perigoso.

Mesmo que os benfiquistas não o reconheçam, ou vice-versa, nada invalida as conquistas de cada clube.

Têm todo o direito de achar que são melhores, comparando. Mas isso é um beco sem saída. Cada clube deve fazer o que tem de fazer, ser melhor a cada dia. Este ano o Benfica tem sido melhor, como nós, já tantos anos, o fomos.

O futebol não acaba aqui

Pedro Almeida disse...

Isto de ler alguém que escreve sobre futebol com honestidade intelectual, realmente é outra coisa.

Francis disse...

E eu que sempre disse aos benfiquistas que pagava do meu bolso para ter Cardozo no Sporting. Que jogador mais injustiçado no Benfica.