segunda-feira, agosto 19

Benfica: em frente é o caminho (para a merda).

É difícil escrever sobre o Benfica actualmente. No clube, reina a confusão, a falta de exigência, de critério, de benfiquismo.

Já não há palavras para descrever o trabalho de JJ. Ontem, somou mais um recorde: cinco épocas seguidas sem vencer a primeira jornada. E podia ficar-me por aqui.

Depois de uma época de falhanços tremendos, de máxima frustração, depois de mais um investimento de milhões na equipa, e depois de uma época em que o FCP não perdeu nenhum jogo, entramos a perder. Sintomático.

A defesa mete água por todos os lados (Cortez é francamente mau), as bolas paradas são "zero", o ataque é um vazio de ideias. E o treinador é o mesmo de sempre. Mas chega de bater no ceguinho. O homem ontem aposta no medíocre Amorim e encosta à linha o Enzo, depois mete o Ola à direita (não rende ali, como o Simão não rendia) e recoloca o Enzo no seu lugar de sempre. E insiste na dupla Lima-Rodrigo, com as funções trocadas). Que podemos dizer mais? A culpa não é dele, que não sabe mais (e os resultados atestam-no, não sou eu que o digo).

Também não vale a pena pedir a demissão de Luís Filipe Vieira. O homem está lá porque os sócios do Benfica assim o desejaram (e continuam a desejar, não tenhamos ilusões).

Resta-me continuar a sofrer com esta realidade, se bem que cada vez mais afastado. O Benfica está a viver uma fase terrível e é liderado por gente que não quer saber disso para nada. Pior, a maioria dos adeptos também não quer.

No futuro próximo a equipa vai vencer, claro, vai dar luta e vai seguramente, quase-ganhar. Até pode ganhar, mesmo - temos um plantel de luxo. Mas ninguém acredita nisso, e essa é a pior doença que o clube podia ter. E os que acreditam, parecem maluquinhos, com argumentos do estilo "o Cortez ataca muito bem, apesar de ser limitado a defender".

Em relação ao jogo de ontem, o resultado acabou por ser justo. O Marítimo nunca foi superior, é verdade, mas luta com armas bem diferentes pelo que, o nível de exigência, é necessariamente menor.

Bom golo do Rodrigo, uma ou outra jogada bem conseguida mas, no geral, os mesmos erros de sempre. É que já não há paciência para escrever sobre o mesmo.

Os lances de dúvida foram bem ajuizados: o penálti é bem assinalado e o lance com Lima é sem falta.

16 comentários:

Jorge Borges disse...

Infelizmente o que se passou ontem nos barreiros é a consequência normal do que já escrevi há uns dias (http://sectorb32.blogspot.pt/2013/08/incongruencias-historias-mal-contadas.html). E a tendência não é para melhorar.

Os lances foram todos superiormente ajuizados pelo Jorge Sousa: o penalti do Marítimo é claro, o suposto sobre o Lima não existe e o 2º golo do Marítimo é legal.

Off-Topic: E se tivesse sido o José Sá (ex-Benfica) a fazer o que o Kieszek (ex-Porto) fez?

Pedro Almeida disse...

Se até ao fim do mês ainda saírem Salvio (muito provável), Matic e/ou Garay, nem em segundo ficamos, aposto o que quiserem.
Mas também é pelo melhor, só mesmo uma época catastrófica fará com que aquela trupe seja corrida do clube.

ps: correm rumores que é preciso fazer 70 milhões em venda de jogadores esta época para equilibrar as contas.

Luciano Silva disse...

"Se até ao fim do mês ainda saírem Salvio (muito provável), Matic e/ou Garay,"

Se vão sair?! Claro que vão! Desde quando somos um clube de futebol, ou melhor, com LFV sempre fomos um gabinete de contabilidade!!!

Como o Luís diz, até podemos ganhar, o mais certo é ficarmos em 2º lugar e isso caros amigos, é suficiente para a maioria dos adeptos do benfiquinha, como diria Toni.

Eu não estou, ainda, cansado de me repetir:

- despedimento de JJ JÁ!!! Ainda vamos a tempo de corrigir.

- convocar eleições já, basta uma assembleia geral extraordinária e para isso basta mostrar que somos homens e não somos carneiros!

Miguel disse...

Pareces-me demasiado pessimista para a realidade...

Se o Jesus hipoteticamente sair, quem entrará?

Pedro disse...

O pior de tudo é que foi previsível. Tão previsível que um gajo sofre um golo e outro e nem esboça reacção.

É isto que os benfiquistas querem é isto que os benfiquistas têm. Ontem ainda pensei que JJ pusesse, na segunda parte, o Bom Futebol, o Ranking da UEFA e o Pote 1 da Champions para resolver o jogo mas não foram convocados. Não sei pq....

São 13 anos disto. 13 anos a afastar o benfiquismo do Benfica que agora culmina com o treinador perfeito: dar a ideia que se vai ganhar para deitar tudo a perder na recta final e enganar os benfiquistas com o mito do bom futebol e da potencialização dos jogadores. Mas a malta acena e siga.

É só ver o que escrevemos bem antes de tudo isto. É só ver o que nos disseram e apelidaram. É só ver quem, como costume, tem razão.

O problema é que quem sofre com esta merda somos nós e não eles.

Luciano Silva disse...

"Se o Jesus hipoteticamente sair, quem entrará?"

E é isto. Para alguns, que insistem no erro, estamos prisioneiros de JJ. Não sei quem entra, mas com aquilo que ganha JJ (é um dos 15 treinadores mais bem pagos do mundo!!!) o Universo é o campo de recrutamento.

"Pareces-me demasiado pessimista para a realidade... "

É pá, tu não sei, mas eu estou farto do benfiquinha.

PS: Funes "só me falta marcar golos" Mori chegou para assinar por 5 épocas. O Cardozo riu-se.

PPS: neste momento o Benfica está a ser governado como se fosse um entreposto de mercadorias. Mas para alguns, Carneirismos à parte, «no pasa nada».

Anónimo disse...

Miguel: claro que o ónus agora sobra para quem tem vindo a alertar para este estado de coisas. Epá, JJ não serve mais, é tão evidente que não como continuar esta conversa.

Quem entrará? Alguém competente, alguém com vontade de triunfar, arriscaria até, alguém benfiquista.

Mas, e reforço este mas, isso de nada servirá se se mantiver LFV no poder.

Obviamente que JJ tem muita culpa, mas não é o principal culpado. Até estou convencido que numa estrutura diferente, teria havido mais vitórias.

Mas quando o presidente apoia corruptos, nada mais há a dizer.

E achas que estou pessimista? Não jogamos um caralho durante a pré-época, a equipa não revela melhorias, os mesmos erros repetem-se. É a realidade que nos torna pessimistas.

Jorge Borges disse...

"Mas, e reforço este mas, isso de nada servirá se se mantiver LFV no poder."

Disseste tudo.

LM:
Aseembleia-geral? em que mundo andas tu? Entre em meia dúzia de blogues dedicados ao SLB, percorre as caixas de comentários e verás que há gente que não consegue enxergar o óbvio. Agora enchem a boca com o Museu e a Btv e nem querem ouvir falar mal do presidente...
Infelizmente somos uma minoria de sócios a querer a mudança.
Esta época. já coloquei o coraçãozinho ao largo para não sofrer muito...

Luciano Silva disse...

Achas mesmo isso Jorge Borges?

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=122237

"Vieira seguiu no automóvel particular desde o aeroporto"

Eu sinto-me insultado na minha inteligência!

Pedro disse...

O Barça perdeu Guardiola e continuou a ganhar e a golear. Não acabou por causa de ver sair o seu treinador de maior sucesso.

Não vejo qual o problema em o SLB ver sair um treinador fracassado pago a peso de ouro.

Jorge Borges disse...

LM:
depois de ter visto um blogue criado só para defender o presidente, acredito em tudo...

Vai ao blogue "Ontem vi-te no Etádio da Luz", cujas ideias eu partilho em grande medida, que é bastante crítico relativamente ao presidente. Vai às caixas de cometários e até te assustas com a acefalia que por ali anda. Há gente pura e simplesmente hipnotizada pelas ideias do LFV.

E repito, não acho possível uma AG de contestação ao LFV. porquê? Na úiltima, quando os conestatários quiseram falar o Luis Nazaré tratou de acabar a reunião sem lhes dar qualquer oportunidade. Depois há o clima intimidatório... E por último, mais importante, o LFV ganhou com 83% dos votos. O seguidismo e a crença ainda estão muito enraizados.

Pedro disse...

No Facebook a semana passada discuti com um gajo que me dizia que o SLB estava no caminho certo, que os titulos iam chegar. Hoje pede que JJ saía, que não devia ter renovado e que Vieira tem muitas culpas.

Incrível.

LMGM disse...

Desculpem meter a colher em seara alheia mas acho que falta aqui um comentário (só para apimentar a coisa):

"Se o Jesus for despedido agora ainda vai a tempo de ser campeão no Porto."

Já está!

J. disse...

Li agora que o Cardozo nem escrito está.
Isso para mim é que é uma vergonha.
Não conseguem vender o homem, fazem-no dizer aquelas palavras no site oficial do clube e depois encostam-no novamente.
Sem palavras....com isto JJ perde o balneário definitivamente, e assim fica mais dificil.
Substitutos?
Tendo em conta o seu passado no clube e o que tem feito no Guimarães em falÊncia técnica eu diria...Rui Vitória!!!

Pedro Almeida disse...

Se o JJ for para o Porto vai ser um perigo, eles ainda ganham o campeonato (Vitó X2) ou mesmo um titulo europeu (Villas-Boas).
Eu digo é que se calhar se o Jejum for mesmo para o Porto é que o Benfica tem alguma hipotese de ganhar o campeonato!
Mas não acredito que o Jorge Nuno esteja assim tão senil.

ps: qualquer treinador que vá para o Benfica neste momento não fará pior que o Jejum...nem que fosse o Cajuda.

Luciano Silva disse...

Jorge Borges, não frequento muitos blogs de bola, aliás só 3 (acho) e nem sempre. Mesmo não frequentando esse que referes aposto que esses mesmos adeptos que agora endeusam o Orelhas, se tudo virasse ao contrário iriam endeusar o próximo presidente!

O que eu quero dizer é que sim. é possível mudar o destino do clube.

Uma coisa importante. Sempre aprendo com o exemplo dos outros, sendo rivais ou não. Repara no que aconteceu no Sporting. Um grupo de aproveitadores a fazer negociatas com o futebol (igual a nós neste momento), os adeptos completamente enfeitiçados por um modelo de gestão (projecto Roquette e o camandro) até perceberem na merda em que se tinham metido.

Caramba, se os coitados conseguiram dar um murro na mesa nós não conseguimos?!?

PS: há uma coisa que me enfurece. Tecer loas à direcção e treinador pelas excelentes transferências (como se nós fossemos um gabinete de contabilidade e não um clube de futebol...) mas ninguém referir que o passivo continua galopante (neste momento é superior ao do Real Madrid!!!). O que é feito desse dinheiro???