sexta-feira, agosto 9

Incongruências & histórias mal contadas

Cardozo
As incongruências em torno da novela são mais que muitas.
Ponto prévio: Cardozo é um grande ponta-de-lança. Os números dizem que é o melhor artilheiro estrangeiro da história do Benfica. Materializou o seu preço em golos, muitos golos. É um jogador capaz de no mesmo jogo levar ao desespero e ao delírio os adeptos. Portanto, em termos normais, seria daqueles jogadores "indispensáveis".
A primeira incongruência vem da parte dos adeptos. Cardozo foi provavelmente, de entre os que marcam presença na equipa principal, dos jogadores mais assobiados pelos adeptos do Benfica. Não deixa, pois, de ser curioso o fenómeno ocorrido no passado Sábado no jogo da Eusébio Cup. Pasme-se: os adeptos, quiçá muitos dos que durante as várias épocas o assobiaram, entoaram cânticos pedindo o regresso do Tacuara.
A segunda incongruência vem do próprio jogador. Depois de ter afirmado aos órgãos de comunicação social que já não tinha a cabeça no Benfica, eis que dois dias volvidos vem dizer precisamente o oposto, e fazer juras de arrependimento e fidelidade ao Benfica, adeptos, treinador e direcção. Mas estou convencido que é tudo teatro.
Depois, a direcção tem lidado muito mal com tudo isto, como é apanágio. O jogador já deveria ter sido vendido. Parece, segundo a imprensa, que LFV tem apresentado sucessivos entraves e novas exigências sempre que são (re)abertas negociações. É daquelas situações em que, mesmo correndo o risco perder algum dinheiro com a transferência, esta já se devia ter consumado há muito. E pelos vistos o Fenerbaçhe até pagava 12 ou 13M. Não se percebe o que quer o presidente do SLB. Será que quer impôr ao plantel um jogador que esteve quase a chegar a vias de facto com o treinador e com um colega de balneário? O que aconteceu é demasiado grave em termos de disciplina e mesmo ao nível da imagem do clube.
No que diz respeito ao treinador, embora se perceba que não o faça na praça pública, já devia ter havido uma posição enérgica. Manter o jogador no plantel depois do sucedido no final da Taça vai fragilizar o poder de Jorge Jesus dentro do balneário. Se eu fosse treinador ele nunca mais treinaria no mesmo relvado que eu.
- Se a direcção tem 83% dos sócios do seu lado (mesmo que dos 83% façam parte mais de 150 casas com direito a 50 votos) porque razão é que estava apenas meia casa no jogo da Eusébio Cup? pelo preço dos bilhetes não foi concerteza...

Contratações
- Não consigo compreender como se contratam os irmãos dos jogadores sérvios, e se dispensa, por exemplo o Miguel Rosa que foi só um dos melhores jogadores da equipa B na temporada passada. A equipa B é ou não para alimentar a equipa A? Serve ou não serve para potenciar novos valores? Se o melhor deles não serve, quem vai servir?
- 6M por 50% do passe de Pizzi, para emprestar? Não brinquem comigo...
- Fariña, mal chegou e vai para o Dubai? será que é o campeonato ideal para rodar jogadores? E que se saiba o jogador não foi propriamente uma pechincha. Andam a gozar com isto à fartazana.
- Ainda ninguém percebeu que o Cortez é tudo menos defesa esquerdo?
- Porque é que se contratam, extremos, avançados, medios ofensivos às carradas e o Benfica continua sem um lateral esquerdo em condições e sem uma alternativa credível ao Maxi? e não me venham com o Sílvio, por favor...

Outros casos
- O inenarrável "caso Roberto".
- Para quê renovar por 4 temporadas com Carlos Martins se na época seguinte não se conta com ele?
- Renovaram com o Ruben Amorim. Será que também vai para a equipa B?
- Melgarejo ia, já não vai. Foi convocado e às tantas ainda vai ser titular durante a época. Outra trapalhada que nãos e percebe.
- Roderick foi devolvido pelo Deportivo em Janeiro, foi aposta para o jogo do título (com os resultados que conhecemos) e agora foi vendido. Qual é a lógica?
- O Norton de Matos na equipa B não fazia parte do projecto de futuro? E sai ao fim de 1 ano?
- Porque é que o Carraça entra e sai da estrutura de 2 em 2 anos?
- Quem determinou a contratação do Luisinho? do Michel? do Nolito? Hugo Vieira? Fariña? Pizzi? e de tantos outros...Não acredito que o treinador tenha poder de escolha relativamente a grande parte das contratações. Se tem, a coisa é ainda mais grave, pois não se compreende como não é responsabilizado face à contratação de jogadores que acabam por nunca vestir a camisola do Benfica. E não vale a pena acenar-se com as contratações acertadas porque essas representam uma parcentagem pequena do total de jogadores contratados.
- Relembrar ainda que o Benfica tem mais de 100 jogadores com contrato!

Estas são apenas algumas, poucas, as mais recentes situações que demonstram a bandalheira e a desordem que grassa no Benfica. Mas o rol é interminável.

Resumindo: a política desportiva do Benfica pura e simplesmente não existe. Talvez esteja aí parte (a outra parte são factores exógenos) da justificação porque é que os títulos no Benfica não têm continuidade e são fortuitos. É que plano desportivo estruturado parece não haver...

Temos bons jogadores, mas falta o background quase todo!

12 comentários:

Filipe disse...

Discordo quanto ao Cardozo. O clube não pode vender o jogador a menos que a oferta seja irrecusável, para não abrir um precedente grave. Um jogador que comete um acto de indisciplina não pode ser premiado indo ganhar mais lá para fora, a menos que a cláusula de rescisão seja batida. Ficar um ano no banco é o tratamento que me parece adequado. A questão é se o LFV aguenta a pressão dos adeptos caso Lima e Rodrigo não deem conta do recado.

LMGM disse...

Já percebi porque é que fizeram uma televisão... um "reality show" desta envergadura era bom demais para a Bola TV explorar em exclusivo.

Luciano Silva disse...

A porcaria é tanta que nem sei por onde começar...

... prefiro só deixar uma pergunta:

Com esta cáfila a governar-nos, imaginem se temos uma direcção competente!

J. disse...

Acho que no meio de tudo isto ainda acabam por ter uma equipa bem jeitosa, principalmente do meio campo para a frente.

Agora que há aqui muita gente pelo meio a ganhar(bem) a vida, tb me parece evidente.

CJ disse...

Colocando a foice em seara alheia...

Então vãoo buscar o Funes Mori que foi suplente do Mora?

O Mora não fica e vão buscar o seu suplente?...

O futebol é um mundo bizarro...

Jorge Borges disse...

CJ,
essa é outra para acrescentar à lista.

Pedro disse...

http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/08/08/kia-joorabchian-investigado-por-lavagem-de-dinheiro-fraude-estelionato-e-apropriao-indbita-em-portugal/

Ninguém fala disto?

Então a CS não é completamente avençada?

Então o Porto não é um bando de corruptos?

Epá muito se descobre nos blogues brasileiros!

Jornais portugueses?! Piu Piu

Pedro disse...

"Se o melhor deles não serve, quem vai servir?"

Sem tirar nem pôr.

Sobre Fariñas...é tão giro "ver" o silêncio de quem dizia que ele era o substituto de Enzo e que a malta que criticava não percebia nada do assunto e que deviam deixar trabalhar quem lá está e percebe do assunto. É isso e o Michel ir partir tudo nas mãos de JJ. Só me lixa que os mais de 400 euros que dou ao SLB todos os anos sirvam para pagar a estes montes de esterco andarem na net a fazerem esta propaganda pró Vieira...

Luís disse...

Começa a cheirar muito a merda.
A começar pelos adeptos que em pleno jogo chamam por um jogador que não está lá. Como acham que os que estão no relvado se sentiram?
Estive lá, e de pé assobiei quem fazia isto.
Assobiei e disse o que pensava. Que é preciso ser muito estúpido para fazer tal. Deficientes, foda-se!

Anónimo disse...

Jorge, concordando com quase tudo o que escreves (e muito mais haveria para escrever, como referes), não posso deixar passar a tua análise em relação ao Cardozo.

O paraguaio errou, pois teve uma atitude que muito dificilmente teria desculpa. Contudo, se houvesse quem mandasse no clube, a situação teria sido sanada com uma pesadíssima multa (que é o que dói mais a um jogador da bola) e com uma retractação pública. A avaliação da possibilidade da continuação do jogador deveria ser feita entre o presidente, os capitães, o treinador e o próprio jogador. Uma coisa à homem, entendes?

O que se passou foi uma inenarrável e vergonhosa actuação por parte do clube, que insistiu em desvalorizar um activo.

Onde é que tu viste o Cardozo a dizer que já não tinha cabeça para ficar no Benfica? Quem é que publicou isso (fazer eco, não conta)? Como é ÓBVIO, o Cardozo NUNCA disse nada disso. Claro como a água.

Tudo se fez para isolar o jogador. Porquê? Não consigo perceber.

Estamos aqui a falar de coisas diferentes. Uma delas foi a atitude do Cardozo. A outra, completamente diferente, foi a criação de um enredo/novela de muito mau gosto, alimentada pelo próprio clube.

Jorge Borges disse...

Luis,
é uma notícia da Bola que refere as declarações dele, e que não foram desmentidas

N.T. disse...

Pedro, essa investigação tem 3 anos e foi noticiada em tempo devido. O Cruzeiro teve várias transferências sob investigação. Usa o Google que encontras.

Agora é moda requentar-se notícias, muito graças ao facebook. Alguém linka uma notícia e corre tudo a replicar sem consultar a data. Também anda aí a circular a notícia da "esposa" do Papa que já tem 2 anos.
E o ano passado anunciava-se a morte do Vasco Granja, p.e.