segunda-feira, agosto 12

Notas de Alvalade

1 - A Curva Sul dos anos 80 e 90 era reconhecidamente a melhor de Portugal. Hoje, num jogo amigável, recuei a esses tempos. Quem tiver curiosidade veja este vídeo, baseado no cântico Fields of Athenry popularizado no ultimo Europeu, e imaginem como será num jogo a sério. O reverso da medalha, tal como eu antecipava há uns tempos, é a superior norte ficar às moscas. Ainda assim, prefiro desta maneira.

2 - Chamem-me pessimista mas Welder e Maurício não me convencem. Se no primeiro caso nem é grave porque não acredito que jogue muitos minutos, já Maurício deve ser titular! Dier, Ilori, ou mesmo este Ruben Semedo parecem-me melhores jogadores.

3 - Esta vitoria por 3-0 frente à Fiorentina é enganadora. O Sporting teve momentos muito bons, mas teve bastante sorte em vários momentos. Apesar de tudo, Leonardo Jardim parece-me o melhor reforço da época. Desde Paulo Bento que não tínhamos um treinador que transmitisse tanta confiança.

4 - Não faço ideia de qual será o 11 contra o Arouca, mas parece-me que as duvidas serão apenas em 3 ou 4 jogadores. Boeck, Cédric, Maurício, Jefferson, William Carvalho, André Martins, Montero serão titulares quase de certeza. Creio que Rojo, Adrien, Capel e Gerson deverão completar o 11. Estou muito curioso para ver quem entrará de início.

14 comentários:

Peyroteo disse...

Acho que o Maurício fez mais um bom jogo. Não vi nenhuma falha. Não é brilhante com a bola nos pés mas é forte a defender e importante nas bolas paradas atacantes.
Do que vejo até agora, merece mais jogar que o Rojo.

Jorge Borges disse...

Enganadora ou não, uma vitória é uma vitória. Dá moral. Injecta confiança. Galvaniza os adeptos. Cria uma boa dinâmica.

É sempre melhor que perder 2-1 com o Nápoles ;)

Mike Portugal disse...

Para mim e pelo que tenho visto de todos os jogadores o nosso 11 seria:

--------- Boeck
Cedric E.Dier Semedo Rojo
------ W.Carvalho
Carrillo A.Martins Adrien W.Eduardo
---------- Montero

sar disse...

2-Maurício esteve muito bem como tem estado na maioria dos de jogos de preparação, essa falta de confiança nas suas qualidades parece má vontade e/ou falta de fé nas capacidades do treinador.

3-O SCP teve sorte nalguns momentos tal como teve sorte a fiorentina, ou não viu as oportunidades falhadas pelo SCP?

Miguel disse...

Mike, esse seria precisamente o meu 11. Se bem que ontem o Jefferson esteve muito bem.

sar, vi as oportunidades que tivemos, em particular do André martins à barra e do slimani. Todavia, eles tb tiveram bolas nos ferros e 2 falhanços em cima da linha de golo que foram uma milagre não terem entrado. adicionalmente, mesmo sem criarem grande perigo, controlaram as operações a partir dos 20 minutos até ao 2º golo do Sporting, pelo que digo que o 3-0 é enganador.

Quanto ao Mauricio, reconheço que até pode ser má vontade, mas parece-me de facto um jogador fraco. O tempo nos dirá...

LMGM disse...

1- Ver a Curva de novo junta é magnifico! O topo norte com menos gente não é um problema, é uma oportunidade.

2- Welder, não consigo avaliar do pouco que vi, sobre Maurício duas notas positivas, sabe cabecear, ou seja, sabe como atacar uma bola aérea coisa que andava arredada de Alvalade, é uma carraça com mais neurónios que Rinaudo. Como negativas, pouco veloz e pouco técnico, factores que esconde resolvendo os problemas de forma prática (falta ou bico na bola).

3- Continuam os problemas em defender bolas paradas e ainda há desconcentrações momentâneas, nestes primeiros tempos/jogos pode ser resolvido marcando, sempre, mais um golo do que o adversário.

4- Há uma enorme diferença entre os jogos anterior e o jogo contra o Arouca. No domingo é a sério! 11 de cada lado, 33 graus à sombra e no fim. O Sporting vai vencer. Podes crer! ;)

sar disse...

3-Ou seja, tivemos sorte em não sofrer 2 ou 3 golos e tivemos azar em não marcar mais 2 ou 3 golos. ;)

LMGM disse...

Sar, não é uma questão de sorte ou azar, o Sporting, como qualquer equipa, tem pontos fracos e fortes. Se não tiver receio de assumir as suas debilidades e p.ex. não tremer porque sofreu um golo contra a corrente de jogo num canto ou num erro momentâneo de cobertura defensiva, pode potenciar a sua melhor qualidade de jogo e não cair animicamente frente aos adversários.

Os jogos contra, West Ham e Braga foram dois bons exemplos, contra o West Ham, sentimos muito o primeiro golo, perdemos concentração e atitude e sofremos ainda mais golos de rajada, contra o Braga não soubemos matar animicamente o adversário e morremos quando marcou um bolo fortuito.

Estas debilidades são naturais numa equipa traumatizada e competitivamente jovem.

Anónimo disse...

O meu 11 para enfrentar o Arouca:

------------Boeck------------
Cédric-Dier-Maurício-Jefferson
---------W. Carvalho---------
----Adrien-------G. Magrão---
Carrillo-----------W. Eduardo
-----------Montero-----------

Maurício, não sendo um craque, é claramente um líder. Os treinadores adoram jogadores com este perfil, pois as suas mais-valias ultrapassam, e muito, apenas aquilo que vemos. E no meu entender os treinadores fazem bem. Gosto dele, e acredito que com a classe de um Dier ao lado as coisas resultem. Caso Dier não possa, apostaria no Semedo. Jamais a dupla Maurício-Rojo. Rojo, a central, não me transmite segurança.

De resto, apostaria mais em Magrão do que em André Martins. Embora seja uma decisão difícil, parece-me que o Magrão percebe mais das matreirices do jogo da bola...

Apesar deste ser o meu 11, acho que o Leonardo Jardim vai apostar no André Martins e no Magrão a titulares e deixar o Wilson Eduardo no banco. É só um feeling.

SL

Miguel disse...

sar, não falo apenas de oportunidades de golo. 3-0 foi um "exagero" face ao que vi em campo.

Já agora, não é só welder e Mauricio. Cissé e Slimani tb são soluções "de loja do chinês". Todos somados, não seria preferível apostar apenas num jogador muito bom, que fizesse a diferença, mais 3 jogadores da equipa B, que porventura até serão melhores?

Bem, contra o Arouca é que interessa. Se tudo correr bem teremos estádio cheio e uma vitória para ganhar balanço.

sar disse...

«««Já agora, não é só welder e Mauricio. Cissé e Slimani tb são soluções "de loja do chinês". Todos somados, não seria preferível apostar apenas num jogador muito bom, que fizesse a diferença, mais 3 jogadores da equipa B, que porventura até serão melhores? »»»

Mas esses jogadores todos juntos custaram cerca de 1 M€, que jogador muito bom contratavas com essa quantia?

E que garantia tinhas que não sairia um flop caríssimo tipo pongole, bojinov, elias, pranjic, etc, etc...

E os jogadores da B serão sempre usados quando necessário na equipa A, se esses da "loja do chinês" não corresponderem é o que vai acontecer. Mais, não se esqueçam que a equipa B terá um calendário muito apertado e com muitos jogos, é necessário terem uma base de 24 jogadores. Se fossem muitos para a A tínhamos que contratar jogadores para a B ou recorrer aos juniores que por sua vez ficariam "curtos".

Mil vezes "underdogs" com salários acessíveis e vontade de brilhar no SCP com contratos que protejam o clube (welder, magrão) do que "grandes jogadores" que só dão prejuízo.

Peyroteo disse...

Slimani é solução de loja do chinês?! Que barbaridade!

Peyroteo disse...

Não podes avaliar um jogador só pelo que custou. As contratações dos dois anos anteriores não eram do chinês e foi o que se viu.
Slimani pode render muito, pelas características que tem e pela capacidade de, falando em árabe, apavorar os defesas adversários.

Virgílio disse...

Deixem-se de tretas...A diferença deste SCP para outros anteriores é q este ano existe um treinador decente que sabe da poda... Mérito para ele e para quem teve a habilidade e a sorte de o contratar. Queria ver Leo a treinar o Elias, o Schaars e outros 'flops' que por aqui são indicados... Enfim...

SL