quarta-feira, agosto 9

A sucessão na Liga

Hermínio Loureiro é o único candidado à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Uma candidatura que parecia mais ou menos consensual, começa agora a revelar alguma insatisfação por parte de alguns (poucos) clubes.
Belenenses e Nacional da Madeira e agora o Benfica, não apoiam.
O Benfica teve um volte-face nas últimas horas. Depois de, perante as câmaras da SIC, Luís Filipe Vieira, ter declarado, ainda que não descaradamente, o apoio ao candidato, ontem, disse que não o apoiaria, alegando demasiados "cozinhados".
Rui Alves tinha mostrado disponibilidade para assumir o cargo, mas parece não ter tido coragem suficiente para enfrentar uma eleição contra outro candidato.
Belenenses e Benfica apontam o dedo, mas, à boa moda portuguesa, ficam-se pelas meias palavras. O presidente dos azuis do restelo é mesmo bastante inscisivo ao apelidar a candidatura com algo deste género: "parecer o condado portocalense" (não tenho bem a certeza se foram estas a palavras que usou). Não sei concretamente o que ele quis dizer com aquilo, se estava a referiri-se a pessoas ligadas ao Porto ou ao FCP, uma vez que não conheço a maioria das pessoas que integram a lista. Mas vindo do presidente de um clube tradicionalmente aliado do FC Porto...
É desconhecido do grande público o programa de Hermínio Loureiro. O que ele pensa sobre os assuntos mais polémicos, e a forma como os vai tratar, desigandamente: a arbitragem, como vai ficar, quem vai nomear os árbitros e como vão ser nomeados, se vão ser nomeados. O "caso Mateus", o "caso Nuno Assis", o que pretende fazer para que situações como estas não se arrastem indefenidamente. O que pensa ele do "Apito Dourado", e muitas outras questões.
Enfim, aguardemos para ver...
A título informativo, eis a lista de Hermínio Loureiro:
Comissão Executiva – Hermínio Loureiro (presidente), Andreia Couto (directora executiva), António Dias Ramos (director), Orlando Carvalho (director) e Ricardo Castanheira (director).
Direcção – Boavista, Sporting, União de Leiria, Beira-Mar, Marítimo, V. Setúbal, Desportivo de Chaves, Leixões, Rio Ave e V. Guimarães. Suplentes: Paços de Ferreira e Trofense.
Comissão de Arbitragem – Vítor Pereira (presidente), Antonino Silva (vogal) e Domingos Gomes (vogal).
Comissão Arbitral – José Ramos dos Santos (presidente); Arlindo Teixeira Pinto, Cândido Castro Lemos, Manuel Soares, António Ramos, Manuel de Almeida, José Leão, Olga Maurício, António Pinho e Jorge Esteves (vogais). Suplentes: António Pinto, António Silva e Francisco Peixoto.
Comissão Disciplinar – Ricardo Costa (presidente); Jacinto Meca, José Duarte, Jorge Santos e Russo Valente (vogais). Suplentes: José Araújo e José Macário.
Conselho Fiscal – João Augusto (presidente); Fernando Pinto (vice-presidente); José Velez, Mauro Xavier e Jesus Oliveira (vogais). Suplente: Gustavo Madeira.

Sem comentários: