sexta-feira, outubro 27

Porque hoje há eleição...

Ando para escrever algo do género há lagum tempo, mas por diversos circunstancialismos só hoje o faço, e até acho que vem a "talho de foice".
O Benfica vai eleger novos corpos sociais. Não há surpresas, o "novo" presidente está escolhido. É pena que não tenham aparecido outros candidados, se mais não fosse pelo debate de ideias que certamente provocaria.
É a altura dos benfiquistas colocarem a questão: Será LFV o homem certo para conduzir os destinos do clube? Mesmo que a resposta seja negativa...
É pois também a altura de fazer um balanço da governação de LFV à frente dos destinos do Benfica:
- Ao nível finaceiro, e a serem verdadeiros os números que anualmente têm vindo a ser apresentados, LFV tem o grande mérito de liderar uma equipa que devolveu ao clube a credibilidade perdida junto das instituições do ramo. Convém lembrar que há cerca de 6 anos o Benfica estava quase falido. Hoje, embora a situação ainda esteja longe de estar sanada, as contas estão controladas, e as "loucuras" acabaram.
- Em 6 anos o Benfica construiu um centro de estágio e um estádio novo. LFV diz ter receitas garantidas para, dentro de 6 anos o estádio estar completamente pago.
- O projecto de angariação de sócios, embora muito abaixo da meta anunciada, foi um autêntico sucesso.
- Foi anunciada uma aposta forte na formação, com a contratação de quadros especializados. Começa, no entanto, a ser altura deste sector dar os seus frutos. Não é vergonha seguir as pisadas de quem é melhor que nós, e nesse aspecto o exemplo vem da porta ao lado.
- A equipa de futebol foi estabilizada, tendo mantido a sua espinha dorsal com poucas oscilações ao longo dois últimos 3/4 anos. Resultados? Uma Taça de Portugal, um campeonato (ou liga) e uma supertaça, somando ainda uma presença meritória na edição passada da Champions League.
- Estranha-se porque é que Camacho, Trappatoni e Koeman sairam a meio do contrato. Se a saída de Camacho é compreensível, ade Trappatoni é sinistra, mesmo tendo sido campeão. O argumento apresentado veio a revelar-se falso
- Porque nos úlmos defesos existiram "casos" com jogadores? Primeiro Tiago, depois Miguel, agora Manuel Fernandes. Algo de estranho se passa.
- José Veiga estará associado a estas saídas? terá sido ele o causador? Eu acho que sim. Aproveito aqui para dizer que não é uma figura com a qual eu simpatize no clube, por variadíssimas razões. É justo contudo reconhecer-lhe algum mérito na forma como ele blindou a equipa. Desde a chegada de José Veiga ao Benfica, acabaram-se as fugas de informação. E esse, entendo eu, é um factor importante para o sucesso. Resta saber é quanto isso custa... Por mim pode ser já dispensado. O Benfica tem no seio dos seus adeptos pessoas capazes e conhecedoras do meio, para exercerem as mesmas funções.
- Marca também negativamente a imagem do presidente do Benfica toda a indefinição em torno da (não) saída de Simão, não só esta época como na anterior.
- Serão também de evitar desenfreadas corridas ao mercado de Inverno, como aconteceu no último. Não se compreendem contratações como Robert, Manduca, Marcel, Marco Ferreira, Moretto. Aliás quanto a estes dois últimos custa-me ainda mais a perceber: manda-se embora um jogador formado no clube (João Pereira) para ficar com o Marco Ferreira? mal por mal, antes o João Pereira. Compra-se o passe de Marcel para depois o emprestar e não se tem dinheiro para comprar o passe do Miccoli ou pagar o empréstimo de D'Alessandro? É esta a propalada política de contratações criteriosa onde só se comprava se o jogador fosse uma verdadeira mais-valia para o plantel?
- Em suma, penso que se tem feito uma excelente gestão, repito, a serem verdadeiros os números apresentados, ao nível financeiro e estrutural do Benfica, gestão essa que não tem sido tão eficiente ao nível da equipa de futebol.
- Por tudo isto, acho que o debate teria sido importante, mais que não fosse, para obrigar o presidente a dar explicações sobre estes e outros pontos.
- Apesar de tudo, vou votar em LFV.

Sem comentários: