quinta-feira, novembro 9

II Divisão Ibérica

É um post que se calhar vem um pouco fora de lugar. Mas sempre tive uma especial curiosidade em comparar estas duas diferentes realidades futebolísticas. Ora vejamos.

Já se sabe que a Liga Espanhola é mesmo a melhor do mundo e que movimenta milhões. Comparar com a nossa Superliga e os números que envolve será por certo exagerado e acto de pouca inteligência.É totalmente diferente e “prontos”. Ainda assim, mesmo podendo a estar a cometer alguma imprudencia, há algumas comparações interessantes a fazer

Então vejamos, por lá a equipa que mais dinheiro gastou esta época foi novamente o Real Madrid ( curioso como toda a gente comenta os milhões do Chelsea como se de algum escândalo se tratasse, ao passo que lá no Barnabéu é tudo normal. Há dinheiro e já está, não se discute mais). Este ano “apenas” 64 milhões ainda assim. Segue-se na lista o Atlético de Madrid (50 milhões), o Valência com 46,5 mihlões , o Barcelona com 30, Villareal com 25, Bétis e Sevilha com 19 e12 respectivamente. Assim, muito provavelmente, os nossos 3 grandes nem estariam no top 10 se estivessem a competir em Espanha. Nenhuma surpresa, acho eu, já há muito tempo que é assim.
Agora a curiosidade vem quando comparamos com a parte baixa da tabela. Nos lugares de “despromoção” aparecem o Racing e o Recreativo com 3 milhões, o Nástic com 0,8 e em último lugar o Osasuna que não gastou qualquer euro em contratações.

Então aqui a comparação seria bem mais interessante de fazer. Sei, que o Sporting gastou mais ou menos 1 milhão de euros este ano, portanto a nivel de investimento desportivo directo, é o Sporting aqui, tal como o Nástic de Tarragona lá, isto é, estariamos na lista de “despromoção” em Espanha. Desconheco os valores investidos pelo Benfica, talvez dado o meu sportinguismo, logo, anti-benfiquismo. Mas também não devem andar muito longe disso. E o Porto, apesar da derrapagem financeira deste ano, também não foi clube particularmente investidor esta epoca.
Seria interessante também ter os números da Segunda Divisão Espanhola, mas como podem calcular, será quase impossível saber.
E também sei que são apenas números. Com isto não quero dizer que o Racing, Recreativo e o Nastic são melhores equipas que os três grandes em Portugal obviamente. Mas que tenham a mesma capacidade de investimento, apesar de não terem nem de perto nem de longe as mesmas receitas, isso sim, já me faz mais confusão.

Sem comentários: