terça-feira, setembro 29

Ao Benfica de Jesus não lhe basta parecer forte...

Depois de Chelsea, Braga e Sporting segue-se o Atlético a determinar o grau de exigência dos dragões. Encontros de elite, jogos de enorme grau de dificuldade em que as equipas não se limitam a estacionar o autocarro e a esperar pelo melhor. Aqui as defesas foram testadas e as lacunas postas à mostra. Há muitas como seria normal nesta fase da época mas só para uns, pois outros há que ainda acreditam em equipas perfeitas.

Já dizia o outro que perfeita, perfeita só a Super Bock... não fosse ela patrocinar o FCPorto e Sporting. Perfeita mesmo deve andar a Sagres que patrocina o clube das goleadas que o colocam "à frente das sondagens para o título".

É inegável que o Benfica está mais forte e quem o quiser desmentir só pode andar a consumir o produto mais tradicional da Colômbia. É uma verdadeira equipa a ter em conta para o título, uma verdadeira máquina de ataque que condiciona, extremamente, quem joga contra ela. Não há um técnico que ainda não tenha alterado a estratégia jogando contra as águias e este sim, é um belo indicador.

Qual será a fatia da responsabilidade das equipas adversárias no bom jogo do Benfica? Claro está que eu como adepto portista tudo me interessará menos as virtudes benfiquistas, que este ano até estão bem à vista
. Interessa-me claro analisar os defeitos.

Assim à vista desarmada temos uma equipa que já goleou três vezes e que, manifestamente bem, sabe aproveitar tudo aquilo que condiciona o adversário. Ainda está para vir a equipa que consiga roubar a bola ao Benfica e metê-lo em sentido defensivo. Haverá equipas que o consigam fazer? para as contas nacionais serão poucas, obviamente. Resta a "esperança", aos portistas e sportinguistas, que as haja e que não se escondam, senão há passeata rumo ao marquês, certamente.

Se critico Jesualdo por mudar o esquema em jogos de alto risco, critico agora quem abdica dos seus princípios para enfrentar o Benfica. Tenho para mim que o Benfica é forte, mas mais forte se torna quando os treinadores adversários lhe dão a benesse do encolhimento. Chama-lhe Jesus um doce! Não só cria a ideia de que é quase impossível ganhar ao Benfica (o maior mérito dele na minha opinião) como ganha um estatuto psicológico fundamental para estas exibições. O Benfica joga à campeão e para se derrubar terá que haver quem jogue mais à campeão que ele.

Dentro desta linha de pensamento, sem nenhum qualquer tipo de agoiro, estou curioso para ver o jogo contra o AEK na Grécia. Não espero um Benfica fraco porque sei que tem capacidade para dominar o jogo na Grécia, mas espero mais pressão na defensiva encarnada pois se houver um mito que seja desmistificado, nem que seja por estrangeiros (ao que parece os tugas não foram capazes até agora). Se não houver mito, parabéns benfiquistas têm uma bela equipa com um comandante de fazer inveja!

Todos sabemos que mais cedo ou mais tarde se vai saber se Jesus passou no teste ou não e se será líder à campeão que nos momentos maus endireita o barco. Para já, tirando quaisquer desculpas, tem o mérito de jogar à campeão e de me pôr a escrever estas linhas.

P.S. Eu cá aposto no mito, não fosse eu um bom portista.

Sem comentários: