quarta-feira, setembro 30

A ansiedade e os deja-vus

Fase complicada e de muitas interrogações para os portistas. O que faltará para o Porto os tornar a convencer? Já antes da vitória contra o Sporting havia dito que o FC Porto se encontrava num limbo futebolístico e nem esse resultado agridoce fez os portistas subir ao céu. A ansiedade sentiu-se no ar e nas pernas dos portistas tal foi a quantidade de passes falhados. Hoje o sentimento será o mesmo, ainda para mais com as baixas existentes, mas espera-se que se encontre antídoto, afinal de contas somos o FC Porto que tem como uma das imagens de marca superar com notoriedade as fases difíceis.

O jogo de hoje, contra o Atlético de Madrid, pode marcar uma época, ou pelo menos uma fase dela. Numa fase deste género em que as dúvidas condicionam o cérebro e os actos dos jogadores será importante fazer sentir a equipa que tem categoria para chegar aos objectivos pretendidos.

Este Porto é diferente da época passada. O assunto Lucho/Lisandro está mais que debatido, o que falta debater é o assunto Belluschi/Falcao. Em Stamford Bridge, Jesualdo deu uma marretada pesada no segundo assunto mantendo o primeiro bem vivo. Com a má decisão, o professor deixou bem claro que ainda não confia na dupla para suceder ao tetra-Porto colocando dúvidas existenciais na equipa.

A isto, hoje, junta-se a baixa de Fernando, jogador nuclear para encher defensivamente o meio-campo recuado portista, espaço onde vão cair Forlan, Aguero, Simão ou Reyes e Maxi. E para complicar, o jogador contratado para a eventualidade de substituir Fernando, nem sequer foi inscrito na Champions.

Por estas condicionantes, espera-se jogo complicado num Dragão exigente e que começa a suspirar pela velocidade cruzeiro de outras épocas, ignorando que é nesta fase que se decide se ela é atingida.

Mas nem tudo será mau e esta ansiedade não terá como companhia uma depressão. O Porto terá de entrar forte, com ritmo avassalador, reduzindo-o quando mais lhe convier mas mantendo-o mais tempo que contra o Sporting. Há qualidade, há golo, tem de haver querer, sobranceria positiva e tranquilidade suficiente (espera-se que dada durante a semana) para a percentagem de acerto ser elevada. O Porto é mais forte que o Atlético e terá de pensar como tal, não há razão para pensar o contrário. Simão até já deu o mote, provocando 100 deja-vus: "O Benfica é mais forte que o Porto". Há jogadores que não sabem mesmo quando hão-de estar calados...

Sem comentários: