quarta-feira, setembro 2

You say potato I say po-tah-to...

Os benfiquistas deparam-se agora com um mundo novo, ou pelo menos estranho, tendo em conta que não se viam, há muito, na situação de equipa que, vencendo com regularidade, consegue "espetar" 2 ou 3, 4 ou 5 ou até mesmo 8. O caricato disto, sem desprimor às merecidas vitórias e ao bom estilo de jogo, é que se vêm confrontados a ter que utilizar os mesmos argumentos que muitos portistas já usaram. E ainda só vamos no início e ainda ninguém ganhou nada. As semelhanças tornar-se-ão mais evidentes se o Benfica consolidar o estatuto de "melhor equipa".

É um facto que 8-1 é um resultado incrível, não há nada a dizer sobre este aspecto. Este tipo de score pode é aparecer de várias maneiras, mas ninguém, de maneira alguma, conseguirá desprezar uma vitória por tão avultados números, nem é minha intenção fazê-lo, mas dei por mim nas conversas que sucederam à goleada a utilizar os argumentos: "O Setúbal foi uma cambada de bidons em campo", "vocês viram a forma como o Setúbal defendia nas bolas paradas?" ao que me foi, e justamente, respondido: "Epá, o Benfica ganha 4-0 ao Poltava, os ucranianos não valem nada, o Benfica ganha 8-1 ao Setúbal, são uns bonecos que para ali andam..."

Por quantos e quantos anos não ouvi eu as mesmas palavras? 3-0 ao Atlético, só começaram a treinar há duas semanas? 7-0 ao Varzim, não brinquem comigo? Liga dos Campeões? Lyons, Mónacos, Corunhas? Arsenal? equipa B!! e por aí a fora...

É um facto que a clubite não deixa ver e qualquer adepto do Porto fica atento aos defeitos do Benfica e Sporting, ou vice-versa, e se torna um mestre na arte da contra-argumentação. Eu por cá continuo sem medo ao Benfica e valorizo-lhes o estatuto de única equipa portuguesa com potencialidade - leia-se estilo de jogo e golo - para poder augurar um resultado destes, é a leitura que deve ser feita. Ainda assim, ninguém provou ser mais forte que ninguém, o que temos é estilos de jogo e uma bela batalha que poderá aparecer. Jesualdo é mais conservador e despreza a bola quando o Porto se encontra em vantagem, Jesus é mais do estilo: se pudermos dar 8 porque é que havemos de dar 7? Com todas as condicionantes favoráveis e desfavoráveis, um dos estilos já provou que pode ganhar 3 campeonatos, o outro ainda tem muito para provar. Uma coisa é certa, é o Benfica mais positivo - leia-se de novo, estilo de jogo e golo - dos últimos anos, terá é que lhe acrescentar mentalidade, estofo e físico para mais 27 jornadas.

P.S. Excluo o Sporting desta luta pela falta de uma ideia clara em relação ao método, princípio, intenção e modelo de jogo. Quando a mostrar será tido em conta, enquanto não mostrar trabalho estará sempre abaixo nas minhas expectativas.

Sem comentários: