terça-feira, fevereiro 7

Parabéns Académica!!!


Que bom jogo este Oliveirense-Académica e que acabou por determinar a qualificação dos estudantes para a final. Só espero agora que seja o Sporting a acompanhar a Académica na final. Mas essa conversa fica para amanhã. Por agora resta-me dar os parabéns aos de Coimbra( em especial aos leões Adrien e Cédric) por terem conseguido voltado ao Jamor.....após mais de 40 anos!!!E que bela imagem desta final da Taça de Portugal.

5 comentários:

LMGM disse...

Finalmente! Obrigado Briosa! Vamos ver se o Sporting realiza o meu jogo de sonho!

http://www.youtube.com/watch?v=koPAFyLvil8&feature=related

Tasqueiro Emigrante disse...

Essa foto não é daquela final contra o Benfica em que os elementos da claque da Briosa foram detidos pela PIDE?

Peyroteo disse...

Pelo que dá a entender a foto, deveria estar uma tarde fresquinha nesse dia :)

LMGM disse...

Peyroteo, a razão das capas era o luto académico que foi decretado pela AAC nessa época, como os jogadores eram estudantes estavam a cumprir essa determinação da direcção.

A última vez que aconteceu foi em Alvalade em solidariedade com o Sporting cuja direcção decretou o luto pelo futebol nacional.

A Académica deve ter muito cuidado nesta final e não querer comparar tempos que são incomparaveis. Principalmente não deve deixar-se instrumentalizar por outros.

Mesmo assim haverá com toda a certeza razões para em Maio decretar um luto académico, iremos ver se o Sporting, caso chegue à final, será solidário ou não.

A festa ontem foi bela e genuina, a existir protestos em Maio (e há razões sociais para tal) que não saiam do seio da Academia.

LC disse...

Tasqueiro,

vou perder uns segundos contigo uma última vez, não porque quando escreves tens sempre como alvo o Benfica mas porque como cidadão português deverias ser conhecedor daquilo que de mais importante da história do país no último século se passou.

Não, a Pide nesse dia não deteve os estudantes, a Pide manteve debaixo de olho os academistas (estudantes), 1969 foi o ano da crise académica, os estudantes em geral e os jogadores da Académica (em particular neste caso) que eram QUASE todos estudantes, durante todo esse ano foram vitimas de repressão por parte do regime, começando nas ameaças de mobilização para a guerra colonial até à proibição de treinarem (jogadores da AAC) por se unirem a este movimento, é que por jogarem na 1ª divisão a visibilidade era maior e ganhava fulgor na sociedade portuguesa.

Felizmente que sobreviveram a tudo isso e a equipa da Académica com grande esforço chegou ao Jamor tendo eliminado o Sporting, Guimaraes e mais 2 ou 3 clubes.

A final foi um palco daquele que é até hoje o maior comício contra o regime pré-25 de abril.

Posto isto de forma bem resumida, para quem nem sabe quem é ou foi Salazar, tentar incutir-te um pouco de cultura deve ser um exercício de sublimar, mas acho que fiz o meu dever enquanto cidadão português.

Sem mais, despeço-me com a garantia de que vais continuar a ficar no cantinho da tua insignificância como cidadão deste país, é que a tinta para os carimbos da tua franca insignificância esgotaram faz algum tempo, valeu que apareceu o mata-borrão e poupei um pouquinho dela para este último esclarecimento.

Bem haja