quarta-feira, fevereiro 22

Sin City

Resultou em goleada (sofrida) o melhor jogo que o FC Porto fez esta época. Um golo sofrido bem cedo (Agüero, aos 20 segundos) colocou os portistas sem margem de erro e só uma resposta igual, ou seja em golo também, poderia recolocá-los na eliminatória. As oportunidades foram criadas mas não concretizadas e isso, frente a uma equipa mortífera, é fatal. O maior pecado frente aos citizens acaba por ser esse, a falta de golo. E se o bom jogo do FC Porto em nada pesou na eliminatória, também o 'saco' de golos trazido para a Invicta em nada pesa no bom jogo do Porto.

Reunia consenso em quase todos os adeptos que o adeus à Europa League até poderia ser feito, mas sob o manto digno de um jogo esforçado e bem conseguido. E quem olhe para o resultado e não tenha visto o jogo, pode pensar ser vítima de brincadeira quando ler estas linhas, mas o Porto foi realmente digno no Etihad. Sofreu um golo aos 20 segundos, ficou a 3 golos de poder passar aos oitavos, foi para o meio-campo do City, trocou a bola, confundiu a defesa local e criou situações. Teve alguma sorte no meio destes 'apontamentos' pois, por mais abnegado que se possa ser não se pode evitar transições contra um poderio 'milionário' daqueles.

A resposta portista aos 3 golos encaixados, na eliminatória, fez-se sentir ainda mais no segundo tempo. As boas incursões de Hulk, sempre pelos flancos, resultavam em cruzamentos cheios de veneno que só a custo eram aliviados pela defesa do Manchester City. James e Moutinho fizeram também um jogo de encher o olho. Já Lucho é pura classe e tê-lo de volta é ter boas decisões e último passe de classe mundial.

Mas tudo, mesmo tudo, foi de encontro ao pecado fatal. E esse os citizens nunca cometeram. A finalização foi feita sempre num registo superior por parte da equipa inglesa e o golo que faltava aos dragões para sublinharem o seu bom jogo nunca apareceu. A bola chegou a entrar, mas o lance foi bem anulado pela equipa de arbitragem. Minutos depois o Manchester City chegaria ao 2-0, por Dzeko, e mataria de vez as aspirações portistas. A partir daí, com a expulsão de Rolando, a pontaria inglesa foi-se afinando cada vez mais e o tal 'saco' de golos entrou na bagagem à mesma, não pagando taxa pela injustiça.

À falta de golo e à eliminação espera-se agora resposta na Liga Zon Sagres. E como será resolvido o pecado capital? Será Janko a resposta? Até agora, com 3 golos em 3 jogos poder-se-á dizer que sim. E o registo exibicional nos 75' de Manchester, também? É que de 'one night stands' até o nosso principal adversário anda farto. Veja-se a resposta à brilhante exibição galáctica e supersónica na Luz frente ao Nacional. Duas derrotas, sendo que uma delas relança a questão do título. No meio disto tudo um limbo existencial entre o melhor Benfica e Porto. Qual deles aparecerá mais vezes? Qual deles aparecerá na Luz, dia 2 de Março?

7 comentários:

Guilherme Castanheira disse...

Que seja o melhor FCP...

LC disse...

Marco, concordo e não concordo, o City depois do golo controlou a seu belo prazer, deu o domínio territorial ao Porto, fez com que fosse o Porto a assumir todas as despesas do jogo e limitou-se a gerir o tempo e a vantagem jogando em transições rápidas, assim é sempre um pau de dois bicos para se avaliar uma prestação, durante todo o jogo nunca senti que o Porto fosse capaz de fazer cócegas ao City.

Para mim é pena, porque preferia ver o Porto seguir em frente e continuar a jogar a meio da semana.

Marco Morais disse...

Concordo que o domínio territorial foi cedido pelo City, mas a forma como o Porto o explorou, em desvantagem e no terreno de um adversário difícil, foi a melhor que vi esta época.

Também senti sempre que se o City quisesse entrar mais 'a sério' na partida, o Porto não teria hipótese, até por já estar com pé e meio fora da competição.

No entanto, não deixei de gostar de alguns indicadores que espero que não tenham surgido do nada.

Joao disse...

A falta de uma referência na área foi notória em todos os jogos europeus desta época.

Hoje Kléber deveria ter jogado a titular, tal como Sapunaru...

E se calhar tinha acabado a jogar assim: em 3-5-2 numa defesa com Sapuanru, Maicon e Rolando, Fernando, Moutinho, Defour, Lucho, James, Hulk e Kléber...

Hugo disse...

Jogo curioso este que fizemos dos melhores 75 minutos desta temporada mas saímos com 4 no saco...

Peyroteo disse...

É por isto que eu tenho algum receio do que pode acontecer ao Sporting caso passe hoje e apanha o City. Mesmo jogando bem uma equipa arrisca-se a sair com o saco cheio contra estes gajos.

Tasqueiro Emigrante disse...

Três notas:

-Porto:

A mesma porcaria de sempre quando defronta equipas milionárias, com Otamendi a dar abébias, com os jogadores presos ao relvado. Sem ponta de lança e com o Hulk lá a frente a tentar jogar por todos.
Muitos passes errados.
Dominou o jogo mas não fez pressão nenhuma nem remates. Uma tristeza quando tem jogadores tão bons.

Manchester City:

O Jogo de ontem demonstrou que o City não é nem por sombras uma equipa de meter medo. Qualquer equipa que apertasse com eles ganhava com facilidade. Por mim não vai ganhar a Liga Europa.

Wolfgang Stark:

Este árbitro alemão vem na onde de árbitros Nazis(tipo Markus Merk) que adoram baixar as calças aos milhões das equipas.
Um critério de faltas gritante, amarelos só para os do Porto. Enfim, que saudades de ver o Colina a apitar.