sexta-feira, maio 25

Benfiquinha.

O que se passou no pavilhão do FCP, na final do jogo de basquete, foi mesmo uma vergonha. Perante as imagens cabais que mostram Carlos Lisboa a fazer gestos altamente provocatórios para a bancada, outra coisa não seria de esperar que não a reacção violenta de uma dúzia de macacos.

No SLB temos muito disto: quando fazemos as coisas mal, somos pateticamente apanhados. Obviamente que não defendo a violência, mas o que Lisboa fez foi, também, violência. Eu, se estivesse na bancada, e visse o treinador a fazer gestos de "vai comer no cu", também me irritava um bocadinho. Não chegava para invadir ou bater, mas isso é coisa que nunca precisei de fazer, por mais irritado que já tenha estado. Já outras pessoas, sabemos todos, explodem com mais facilidade e, habituados que estão à violência, não hesitam em fazer uso dela.

O SLB de hoje em dia é isto: fazemos disparate, damos azo a estas situações, e depois ainda aparece o presidente, com o discurso inflamado, de guerrilha, carregado de ressabiamento, frustração e demagogia.

O Benfica não deveria ser nada disto, caralho. O Benfica não é esta merda. O Benfica não aplaude o erro, nem tão pouco perde a dignidade na vitórias.

O Benfica precisa de todos os adversários, de todas as lutas dentro dos campos, de todos os adeptos. Das vitórias cabais, das sofridas, das derrotas, dos empates. É tudo isto que faz o Benfica ser grande.

Se esta direcção quer lutar contra o "mal", que o faça com dignidade, com seriedade, com actos corajosos. Que deixe de lado as palavras pensadas e tome uma atitude (todas as atitudes) que eleve o Clube, e que não o esteja constantemente a humilhar.

Isto não é Benfica, caralho!

58 comentários:

Peyroteo disse...

Pois, é isso tudo. O LFV falou aquilo que os benfiquistas tanto queriam ouvir mas fê-lo na altura errada, pois as imagens mostram, de facto, uma atitude altamente provocatória do Carlos Lisboa e que dão azo a reacções violentas ainda que não as desculpem.

Miguel disse...

Eu achei piada... só vi hoje a tourada toda no youtube!

Riga/V-1-Boy disse...

miguel

a piada maior é que eu li que ainda vai acontecer um benfica-porto em hoquei.

ou seja ainda vai acontecer mais caldeirada

Pedro disse...

ò Luis...foda-se...entraste na onda dos gajos. Foste na cantiga dos corruptos?

Os gajos misturaram imagens de outros jogos...os gajos puseram uma resposta de Lisboa a uma baixa provocação do treinador deles no segundo jogo no "resumo" deste.

Os adeptos benfiquistas já foram muito mais provocados e ofendidos por esta escumalha e nunca tiveram esta reacção. Nunca. E vontade não falta...

Deixaste-me fod..lixado com este post.

Anónimo disse...

hehehehe isso é muito à frente, Pedro.

De qualquer maneira, não muda nada do que sinto.

No SLB não se reage daquela maneira nas vitórias e não se aplaude nada disto.

Além disso, e mais importante, continuamos na senda dos comunicados vãos.

Acções concretas, desligamento cabal e total (apoios a Valentins, Gomes, Olivedesportos, etc) de tudo aquilo que criticamos, está quieto.

A verdade tabém é esta: não nos damos ao respeito. O Presidente esconde-se quando os nossos fazem merda e perdemos a moral toda porque, às tantas, é tudo uma questão de oportunidade.

Um exemplo: achei dantesca aquela imagem de impunidade que deu a chegado do PdC ao Tribunal, acompanhado daquela mitra toda. E sei bem o que aquilo tudo significou e significa.

Mas depois, temos um presidente que anda acompanhado de gajos vestidos de pretos que vão a um aeroporto de Lisboa agredir um atrasado.

Entendes? Ou pelo menos, vês aqui a mesma maneira de estar, pese embora de uma forma muito menos óbvia?

Eu nunca dei uma moeda para o LFV e continuo a não dar. Nem um tostão furado.

Toda esta imagem do Clube é terrível.

Cantinho do Morais disse...

Luis,

este teu texto é um oásis no deserto. Muito bem. Vencer sim, mas ser digno dessa vitória.

Jorge Borges disse...

Apesar de ser verdade muita coisa do discurso, o Vieira não tem legitimidade moral para dizer aquilo que disse, mais a mais depois do que ele mandou fazer quando o Porto festejou o título de futebol na Luz.

Pedro,
tentar justificar as atitudes do Lisboa com outras deles anteriores...
Isso daria um carrossel. Nos queixamos-nos deles, eles queixam-se de nós.
Ah e tal, nós fizemos porque eles já tinhma feito. Eles podem dizer o mesmo.

Há que repudiar com toda a veemência, tanto o que fizeram os adeptos do Porto como o que o Lisboa fez. E o Vieira se tivesse um pingo de vergonha na cara, tinha estado calado. Para se dizer o que ele disse tem que se ter estatuto moral, coisa que ele, definitivamente não tem!!!

Anónimo disse...

Pedro, rapidamente vi um vídeo passado na SIC Notícias e comparei-o com um feito por portistas.

As provocações de Lisboa são as mesmas, logo, não há qualquer montagem, são do mesmo jogo.

Pedro disse...

Luis, os videos dos vários canais resultam das mesmas imagens fornecidas. Os jogos é que são diferentes. Mas adiante.

Uma coisa é criticar Vieira pelo que não fez no SLB. Estou nessa. Quero vê-lo dali para fora ONTEM. Mas estas declarações foram certeiras e só pecam por tardias. E têm que ter seguimento senão tornam-se irrelevantes. Se foram ditas por causa das eleições? Claro. Mas não lhes tiram razão.

Bocas entre equipas sempre aconteceram e irão continuar a acontecer. Lá estão vocês com a merda de dar a outra cara. os gajos provocam o Lisboa e o Lisboa tem q comer e calar? É pá...já chega...é por isso que lá em cima acontecem estas merdas. Bolas de golfe, pedradas, invasões, agressões...damos sempre a outra cara. PQP. Farto desta merda. Mesmo farto.

Lisboa e a nossa equipa não fez nada de especial. NADA. Aqueles gajos passam um jogo inteiro a insultar o nosso clube e a intimidar os jogadores e no final ficam todos ofendidos se alguém nos festejos ergue um punho mais acérrimamente??? E alguns benfiquistas irem na conversa??!!? Porra!!!

Agora vocês queriam q o SLB ficasse calado depois de toda aquela vergonha?
Não percebo.

Pedro disse...

"A genética efectivamente define o carácter das pessoas. Mostrou ontem [dia 24] o Porto Canal a prova irrefutável que justificou toda a violência no Caixa Dragão. As “bárbaras” provocações de Carlos Lisboa foram exibidas e repetidas até à exaustão. Os restantes canais foram atrás, e reproduziram as “irrefutáveis” provas que as virgens ofendidas decidiram exibir, alguns com direito a lupa e ampliação. Esqueceram-se os responsáveis do Porto Canal de dizer uma coisa básica: que misturaram imagens do segundo jogo da Fase Final com imagens do quinto encontro. Imagens em que Carlos Lisboa reage ao maior provocador de todos, o treinador adjunto do FC Porto, com imagens dos festejos do título.

Mas a “provocação” do segundo jogo não deu em nada, o jogo acabou sem violência e sem reparo. Já a provocação do quinto jogo, essa sim é inadmissível de aceitar, porque afinal de contas representava a perda do título nacional. Esta é que foi a maior provocação de todas.

O mais incrível é que ninguém questionou ver nas imagens – supostamente do mesmo jogo – árbitros diferentes. Efectivamente quando não se sabe ser sério não se consegue jogar limpo em nada. Uma questão de genética."

Anónimo disse...

"Mas estas declarações foram certeiras e só pecam por tardias. E têm que ter seguimento senão tornam-se irrelevantes."

LFV já fez algumas declarações similares. Aliás, anda há dez anos nisso.

Estas declarações cheiram a populismo que tresandam.

Não vão ter seguimento nenhum, mas o que é que pensas? Nenhum, Pedro. E nós vamos continuar a ser gozados, humilhados e destratados.

Continuo a achar que esta direcção não tem moral.

Qual dar a outra face?! Estás doido?! Simplesmente não ter atitudes que não representam os princípios do nosso Clube!

Eu desde o que aconteceu em Braga no ano passado que desisti disto. A direcção não defende o Clube porque o Clube já não é o mesmo, perdeu identidade, seriedade, honestidade e frontalidade.

Essa das provocações do público não chegam. Já vi muitos jogos destes em que os nossos passam o jogo todo a ofender e a pressionar os adversários.

Agora imagina que nos vencem e que o treinador deles desata a fazer gestos de "toma lá no cuzinho" no nosso campo. Epá, mas depois alguém se pode responsabilizar por uma dúzia de escumalha que só está à espera que alguém os provoque?

Para mim a questão principal é esta: o Clube está CONSTANTEMENTE no meio destas situações e isso envergonha-me, como benfiquista.

Quanto às imagens, as da SIC foram passadas a seguir ao jogo, Pedro. Não há montagem alguma.

Anónimo disse...

Bem, para finalizar a questão dos vídeos:

Este http://videos.sapo.pt/h8T8BivjDDeaPGEW0hpJ foi passado no dia do jogo, pelas 11 da noite e se vires bem, o Carlos Lisboa faz o gesto (aos seis segundos). Depois é agarrado por um gajo de camisa branca e por um jogador preto.

No segundo vídeo, aqui http://www.youtube.com/watch?v=WYbkp9Scwmo podes ver exactamente a mesma cena aos 50 segundos. E este é o chamado vídeo de propaganda do FCP.

Ou seja, o Lisboa fez aqueles gestos todos no quinto jogo.

Back Door Man disse...

Primeira vez que aqui comento. Desde logo tenho de me assumir como "Sporting". E entro para defender, neste caso, os "vermelhos". Mesmo o Lisboa.

Nada, nem mesmo o que o homem fez, pode justificar aquilo. Um gajo que e insultado, cuspido e afins durante um jogo inteiro, numa situaçao destas (tensa, por si so. Era a definiçao de um campeonato nacional), chega ao fim e o mais certo ´´e responder. Nao teve classe (nao lhes esta nos genes), pois nao. Mas foi uma reacçao previsivel e que se compreende. Tudo o resto nem por isso. Parabens pelo campeonato.

J. disse...

Eu estou totalmente de acordo com o Luís.

Se queremos ser e ter a consciência que representamos um clube que quer ser diferente, não se pode depois sair á praça pública dizer estas coisas depois de ontem ter sido incitador de violência.
Em qualquer estádio, sitio do mundo com o minimo de rivalidade entre 2 equipas, aquilo que se fez ontem é motivo mais que suficiente para criar confusão.

Se o Benfica tem ainda algo de razão, na minha opinião vai perdendo essa mesma razão com estas atitudes/declarações.

Astutillo Malgioglio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Então está tudo bem...

Malandro do Lisboa.

Anónimo disse...

BDM: quando era puto, tinha 12 anos, fui jogar a uma escola, digamos, de gente pouco abonada.

Entrámos sem medo e goleámos. Pouco festejámos no campo, não por medo, mas por nos sentirmos melhores (no campo) e isso bastava-nos.

Fomos cuspidos, escarrados, ofendidos, ameaçados.

Se me tivesse lembrado de os mandar pra puta que os pariu, provavelmente teria saído de lá sem dentes, mas também chateado comigo próprio por ter reagido aos infelizes (se os considero como tal, tenho de os tratar em sintonia).

Mais, neste nível profissional, não deveria existir condições para que um treinador de uma equipa passe um jogo a ser constantemente ameaçado, cuspido, ofendido, seja o qe for.

O Clube que faça qualquer coisa. Que se recuse a jogar. Que avance com queixas.

Agora, entrar na sequência, sabes qual será o resltado, não sabes? A perpectuação do estado de coisas.

Anónimo disse...

Pedro, se não queres perceber, não posso fazer nada.

Já andamos a discutir "montagens" que não existiram.

Não está nada tudo bem, está, precisamente, tudo mal. Nós, e eles.

E eu apenas estou preocupado com a nossa parte.

Antonio Silva disse...

Pedro... sem ofensa mas és um fanático.

Pedro disse...

Com muito gosto.

Luis, percebo tudo muito bem. Aliás, bem demais. Não fosse assim e não sofria tanto com esta merda.

"Agora, entrar na sequência, sabes qual será o resltado, não sabes?"

Mas qual sequência? Eles batem, nós falamos e é entrar na sequência? Eles roubam, nós pedimos punição é entrar na sequência? Pedir intervenção séria e honesta das autoridades é entrar na sequência?

Uma coisa te digo...se entrassemos mesmo na sequência isto acabava, a bem ou a mal, isto acabava. É que a brincar, a brincar somos uns bons milhões mais do que eles...

Antonio Silva disse...

Pedro, és capaz de por uma vez não insultar portistas? Que não gostas nada do meu clube, tudo bem. Também não escondo que não gosto do teu. Mas realmente tu exageras, ao ponto de citares um texto onde todo o povo do norte é vilipendiado (os genes do povo do norte deram origem a muitos benfiquistas, não te esqueças).

O teu discurso é de autêntico ódio. É feio, é vil.

Eu mando umas bocas e tal mas tenho consciência de que muitos dos meus amigos são benfiquistas. É como o Luis disse há dias "ando às cabeçadas mas consegue não insultar ninguém" Isso é quase verdade porque uma vez chamei filho da puta a um gajo aqui porque me enervei. O Luis chamou-me à atenção e esta casa é a dele. Respeito-o.

Pedro, vê se te acalmas pá.

Miguel disse...

Dizem que em portugal é os benfiwuistas e os anti-benfiquistas.

O Pedro mostra que essa teoria é errada. :)

Pulha Garcia disse...

Discordo, Luís.

Não aprovo e não gostei de ver os gestos do Carlos Lisboa mas são a realidade do jogo, em todos jogos. Quantas vezes se vê provocações de atletas do Porto no Estádio da Luz? Queres que te recorde dos Costinhas a marcar golo e a mandar calar os adeptos? Ou do Pepe a marcar golo e a disparar para a águia? E é por causa disso que lhes são atirados isqueiros, cadeiras, etc? Sempre que há merda com atletas do Porto é porque "foram provocados"! Eles estão sempre a provocar os outros! Provocam quando ganham e provocam quando perdem. O FCP é uma vergonha para o desporto nacional. A começar nos atletas e a acabar nos dirigentes, sempre enfiados em casas de alterne.

Não sou um fã do Vieira, como gestor desportivo na minha opinião não percebe muito de bola (o que dizer de um gestor desportivo que a primeira decisão que tomou pelo Benfica foi trocar o Marchena pelo Zahovic, na altura já quase nos trinta). Agora acho que esteve muito bem em chamar corrupto e ladrão ao Pinto da Costa. Mal vai a imprensa desportiva em Portugal que se cala perante o Porto. E mais, este campeonato de futebol foi completamente roubado ao Benfica. No ano passado sou o primeiro a dizer que o FCP teve muito mérito. Este ano, desde que ficámos a 5 pontos do primeiro lugar, foram roubos atrás de roubos. Não há Emerson que explique tanto roubo. Temos que saber reagir a quem nos põe a mão na carteira. Ou isso ou qualquer dia passamos a disputar os campeonatos em casas de alterne...

Carlos disse...

"A começar nos atletas e a acabar nos dirigentes, sempre enfiados em casas de alterne."

tens de começar a fazer umas visitas ao Gallery, Black Tie e trombinhas para ver quem é cliente regular desses estabelecimentos.

Antonio Silva disse...

Essa mentalidade à Banda Desenhada onde há os bons e os maus é de uma puerilidade cómica.

Mas já que falamos dos exemplos dos dirigentes, recordo-me que o vosso Presidente da Assembleia Geral, o Juíz Desembargador Dr. Adriano Afonso proferiu as seguintes palavras depois de conquistarem (com todo o mérito aliás) o campeonato de 1993/94:

"Foi a vitória do Bem sobre o Mal."

O Homem Aranha não teria dito melhor.

Pedro disse...

Povo do Norte? Não se misturem com o povo do Norte...

"O teu discurso é de autêntico ódio"

Não tenhas menor dúvida. Ódio mesmo. A tudo o que o teu clube representa. Um clube podre, corrupto, violento. Ódio. Se alguma vez bati em alguém por causa disso? Nunca. Diferenças!

Anónimo disse...

Garcia: não percebo em que é que discordas.

No post manifesto-me contra o comportamento do Lisboa (tu também).

Vamos lá a ver se nos entendemos: eu queria e gostava que tivessemos ganho e que o Lisboa não tivesse feito o que fez porque aquilo foi, sem dúvida, catalisador da violência que se registou. Ponto.

O Lisboa dirige-se ao público do outro lado do banco, pá. Completamente desnecessário e que no meu entender, nos destaca pela negativa.

Esta direcção não tem moral nenhuma para nada. Em Braga o LFV disse que aquilo foi obra de meia dúzia de vandalos e saiu de lá de braço dado com o Salvador, presidente de um clube que tem manifestado sempre uma atitude de ódio perante o nosso clube, adeptos e atletas.

Aí não houve comunicados.

Aí não houve culpados.

O Benfica está constantemente enfiado em cenas destas e eu envergonho-me disso.

Quero é que se foda se o FCP é pior.

Peyroteo disse...

O Pedro é mais anti do que propriamente benfiquista :)

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Luis, vou dar uma de Peyroteo e dizer que o Lisboa virou-se para os adeptos do Benfica presentes.

O Anti Lampião disse...

"Um clube podre, corrupto, violento."

eis o slb

Anónimo disse...

Pois, foi isso! Devia ter-me lembrado e telefonado ao Peyroteo a perguntar-lhe como é que me safava desta. :)

Peyroteo disse...

Esta agora não percebi

Anónimo disse...

ahahah

mas olha que te encaixou bem. :D

Mr. Shankly disse...

Parece-me óbvio que não há inocentes aqui. O Lisboa portou-se mal, e o público pior. Se é verdade que não há desculpa para a violência registada, não é menos verdade que se o Lisboa tivesse ficado quieto se calhar não se tinha passado nada (ou se calhar sim, sabemos lá).
O Lisboa excedeu-se com a emoção, explodiu contra os que o insultaram. Errou, e devia ter assumido que o fez.

Mas quer o que fez o Lisboa quer o que fez o público, fizeram-no a quente. Foi feio, mas compreensível e explicável.

Agora, as atitudes das direcções (a do Porto culpando o Lisboa, a do Benfica criticando os acontecimentos sem uma palavra crítica com o próprio treinador) não têm desculpa. Foram a frio e são próprias de cobardes e filhos da puta. Pior: não me surpreendem, quer de um lado quer do outro. Junto a estes dois estarolas a Associação de Basket do Porto.

Antonio Silva disse...

Apoiado Mr. Shankly. Na mouche.

Pedro disse...

O que me faz confusão é depois de já se ter visto porrada gratuita em todos os clubes, continuarmos a ser nós os portistas as trevas e o os benfiquistas a luz.

Leva-me a pensar, que daqui a 25 anos, quando me reformar, não irei ter reforma, porque a canalha de agora, não tendo nada na cabeça, de certo não irá estar a produzir riqueza, para eu poder gozar a 3º idade sem percalços.

P.S. Parabéns pela tua clareza Shankly. Só te esqueceste duma coisa. O Lisboa, não no fim, mas durante o jogo, gesticulou e avisou um elemento do staff portista que lhe ia desfazer a barba, mais concretamente na zona da jugular. Muita classe.

Pedro disse...

P.S. O comunicado do Benfica, afirmando que houve manipulação de imagens...epá não sabia, que o Porto tinha contratado alguém ao nível da CIA ou do FBI, conseguindo que as mãos do Carlos Lisboa, aparecessem no vídeo a tentar violar o próprio Carlos Lisboa.

ME-DO.

Back Door Man disse...

Luis, isso que voces fizeram foi admiravel. Mas isso vai das pessoas. Ha quem nao tenha o mesmo estomago. Eu nao tenho.

Um dia fui jogar a um parque de campismo, sabes. Gente algo complicada. Tambem entramos sem medo e tambem ganhamos. Mais para o fim tambem fui escarrado (nomes foram mais que muitos. mas eu a isso acho alguma graça e nao me chateia minimamente). E dois segundos depois ele tinha levado um pontape nas costas e tudo aquilo se tornou um pandemonio. Nao sai de la chateado comigo mesmo. Foi o que foi. Essas coisas nao admito.Tudo o resto concordo contigo. Triste o pais em que estas coisas sao quase "normais".

Anónimo disse...

Sim, mas o meu exemplo é análogo ao que aconteceu ontem, pois foram "apenas" palavras.

Se tivessemos sido agredidos fisicamente, não sei se não descambava, depende.

Ontem, bastava o Lisboa não ter feito aqueles gestos, era simples.

Carlos disse...

Os burros e a mudança

1 - Um leitor aproveitou um dos raros momentos de satisfação para ler o que outros lhe escreveram, o que em si mesmo já não é notícia. Há pormenores que importa realçar, como o “orgulho, admiração e agradecimento” pelos gestos e insultos de um seu funcionário, o que é elucidativo do carácter do leitor e consiste no mais forte apelo à violência no desporto de que há memória em Portugal.

2 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que só tiram a cabeça da toca de vez em quando e que nunca são capazes de dar a cara nas repetidas derrotas.

3 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que se deixam levar por textos a fingir de anjos e arcanjos, enquanto o passivo dos nove anos de gestão do leitor galopou dos 83,9 para mais de 400 milhões de euros.

4 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que permitem a quem nunca mostrou competência alterar os estatutos às escondidas para que ninguém ouse disputar-lhe a presidência e assim possa continuar a enganá-los a todos.

5 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que se deixam contentar com dois campeonatos e uma taça enquanto o leitor enche pneus de inveja com os títulos nacionais e internacionais do FC Porto.

6 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que ainda levam a sério o leitor. Em 2003: “O Benfica será mais forte do que o Real Madrid”. Em 2005: “Vamos arrasar na Europa”. E em 2006: “Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo”. Largos dias têm os Invernos…

7 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que pela força do hábito não sabem lidar com a vitória. Podem continuar a tentar ganhar eleições à nossa custa, mas continuam a ver o FC Porto ganhar camião de títulos. E nem o camião nem os títulos são roubados.

8 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que fecham os olhos à forma como o leitor enriqueceu. É o alpinismo social.

9 - Burros não são os que acreditam na mudança. Burros são os que confundem risco com linha, ou que julgam que coca-cola só tem quatro letras.

PS: Aguardamos que a Procuradoria-Geral da República investigue o ataque à honra e à imparcialidade dos juízes e da polícia feito pelo leitor.

Mr. Shankly disse...

Pedro, o Lisboa gesticulou durante o jogo? Bárbaro. Um treinador a gesticular, nojento.

Quanto à parte da jugular, eu vi isso. E vi outras coisas no 4º jogo na Luz. De parte a parte. Mas isso foi entre gajos ao mesmo nível, para mim tudo bem. Assim como acho normal os jogadores insultarem-se durante o jogo, até acho piada. Insultos na direcção do público é que chateiam. Mas o Lisboa não foi o primeiro nem será o último, e normalmente nem acontece nada.

Pedro disse...

O PS do comunicado dos corruptos é qqr coisa de hilariante.
☺☺☺

LMGM disse...

Colhões para meter nomes em burros e ladrões é que nada, teve de ser um dia um velho sem medo...

Pensando melhor até é capaz de ser bom ir jogar para a Orangina.

"A última troca de acusações e ofensas entre os mais altos dirigentes do Benfica e do FC Porto ultrapassou todos os limites. Se já não bastassem as cenas lamentáveis que se passaram na final do campeonato de basquetebol, Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa passaram agora ao insulto direto. "Burro", diz um. "Ladrão", responde o outro.

Inebriados pelos seus cargos e guerras de poder, empurrados por hordas de fanáticos a quem o desporto pouco interessa, um e outro tornam, a cada dia que passa, mais insuportável o ambiente. E afastam cada vez mais todos aqueles que gostariam de poder assistir ao fenómeno desportivo de forma tranquila, apoiando a respetiva equipa, mas sem com isso ter de entrar numa guerra.

No dia em que algo de muito grave aconteça num qualquer jogo entre estes dois clubes (já aconteceu e não admira que volte a acontecer, tal a escalada de violência verbal e não só dos últimos dias) estes dois senhores deveriam ser considerados cúmplices. Porque o são, de facto. Porque o tom e o discurso que adotam e os atos que praticam são instigadores da violência.

Já chega de tanta impunidade! Estes dois senhores e aqueles que os rodeiam já perceberam que ninguém os consegue calar. As estruturas federativas e disciplinares vergam-se ao seu poder. Os governos assobiam para o lado. E até a Justiça se mostra incapaz de os travar.

Para que isto não se torne num inferno e para que nada de trágico venha a acontecer é obrigatório que todos aqueles que gostam de desporto, que torcem pelo seu clube e defendam uma forma séria, digna e respeitadora de estar na vida diga bem alto a estes senhores: Já chega! Vão trocar insultos para o raio que vos parta!"

By Manuel Barros Moura in Visão

Pedro disse...

Onde é que andava este Manuel Barros Moura nos últimos, vá, 20 anos???

Antonio Silva disse...

Há 20 anos atrás quando o Adriano Afonso disse que os do Benfica eram os bons e o Porto os maus, num discurso de jardim escola?

Tasqueiro Emigrante disse...

luis

retiro tudo o que disse sobre o teu fanatismo

realmente este post mostra que felizmente ainda existem alguns que sabem ver o que se passa.

Parabéns novamente.

PS: Quanto ao Pedro (SLB) só resta dizer que continua a querer ver o que lhe convém.

Luciano Silva disse...

Este post retrata o óbvio e defender o contrário seria risível. Um grande clube de futebol, o Benfica, está neste momento transformado em "Benfiquinha" e desejo seriamente que se ultrapasse esta fase

O Benfica não tem um Presidente, tem um dono, e uma horda de fiéis seguidores que se prepram para perpetuar o querido líder no poder, abocanhando em troca umas migalhas.

Infelizmente existe malta que, quando o dedo aponta para a lua, vê somente o dedo. Não é o caso do autor deste post, que consegue colocar claramente a problemática.

Existe um 3º grupo que discorda, mas malta nem percebe do quê. Arranje-se um mundo só para eles.

Vai haver, em breve, mais um clássico entre estes dois grandes clubes e eu temo que ocorra uma cena do género do very-light. E eu sei do que falo porque estava lá mesmo ao lado...

Mr. Shankly disse...

"E eu sei do que falo porque estava lá mesmo ao lado..."

É totalmente diferente. O verylight foi um acidente isolado, não havia qualquer tensão na altura entre SCP e SLB. Eu também lá estava, mas na outra bancada.

Luciano Silva disse...

A sério Shankas? Tu és isso tudo?

Pedradanocharco disse...

Estamos aqui a discutir o sexo dos anjos.
A atitude do "Lisboa" apenas veio dar legitimidade ao que inevitavelmente iria acontecer.~
Bastava um único adepto do clube derrotado dar a faísca e... PUM!!!
Está-lhes no sangue.

K disse...

Quando vi o titulo do post e o autor pensei:
"UI, UI deixa lá ver. Será mais do mesmo? uns a dizer mata e os outros esfola".

E nao é que parece que o pessoal teve um momentos de lucidez? ó pedro pá, acorda pá vida.

So falta organizar uma "manif" e tirar de la para fora a as bestas q governam o desporto.

só uma pergunta pq eu nao vi todas as imagens.
Há ou nao invasão de campo como diz o Presidente da federação??

jose garcia disse...

torces pelo Benfica, ou queres aproveitar qualquer oportunidade para mostrares que és bem formado?
Deixas-te elogiar pelo António, pelo Pedro e pelo Tasqueiro?????

À pala da PRETENSÃO de sermos justos e corretos, andamos a ser comidos há 30 anos. Eu, que sofro muito com o Benfica, estou farto.

Por isso, para mim, espero bem que este gesto do Lisboa crie raizes na nossa cultura.

O grande Lisboa mão tem nada que se retratar ou desculpar. O enorme Lisboa tem é que explicar a todas as secções do SLB como é que isto se faz. E assim é que se acaba mesmo com o benfiquinha.

Anónimo disse...

jose garcia: respeito a tua opinião, mas discordo frontalmente.

Talvez ainda não tenhas percebido que o SLB nunca precisou disto para vencer. E não é preciso dar a outra face, basta respeitar algo fundamental, que é a hora da vitória, onde se vêem os verdadeiros campeões.

O que o Lisboa fez, ao contrário do que referes, já é a escola do SLB. Estamos cada vez mais parecidos com aqueles que criticamos, precisamente. E olha, temos ganho quase nada.

Eu acredito que o SLB tem uma filosofia de combate, de justiça, de bom senso, de desportivismo, mesmo perante os desonestos.

A mentira não se vence com a mentira.

E eu sou bem formado, felizmente tive quem olhasse por mim. Não preciso de ter um blogue e agradar a quem nem sequer me conhece.

E outra coisa: torço pelo Benfica, sempre, mas sempre na linha daquilo de quem me formou, precisamente.

Para finalizar, e talvez esta não entendas (se fores da casa dos 25 anos): isto, o actual, retratado no meu post, não é o Benfica. garanto-te.

Antonio Silva disse...

Bem, se insinuas que o actual Benfica está mais parecido com quem vós criticais, então meu amigo, aí discordo em absoluto. Tanto o Porto como o Benfica têm tido exemplos de falta de desportivismo mas vocês não são exemplo a seguir, de forma alguma. E falta de desportivismo a nível institucional aí vocês batem-nos aos pontos (adeptos broncos ambos temos em catadupa)

Tasqueiro Emigrante disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=shz_ifiP7mA

Mai nada!

jose garcia disse...

Luís,
respeito, compreendo e até admiro a tua posição - terei sido até um pouco injusto na forma como te piquei.

Mas já estou farto, e cada vez mais me convenço que dessa forma não vamos lá.

Deixo-te uma pergunta: achas que as grandes equipas do Benfica do passado, não tinham a sua quota de grandessissimos filhos da puta?
Achas que as equipas vencedoras não têm que ter obrigatoriamente uns quantos cabrões pra fazerem o trabalho sujo?

Voltando ao Lisboa: o homem vai ao Dragão, ganha, é campeão nacional e ainda os manda levar no cú.
O Lisboa é um herói!

Abraço

Antonio Silva disse...

^^

Eu sei que o meu clube também destes exemplos acima. Mas é pena.