sábado, agosto 24

Leão autoritário fez de Coimbra um jardim

E o que na passada época seria sempre extremamente extenuante para qualquer adepto sportinguista, nesta parece algo extremamente simples dada a consistência que a equipa de Leonardo Jardim mostrou nas duas primeiras jornadas do campeonato. O leão respira saúde e qualquer braço de ferro que pudesse ser este Académica-Sporting nunca deixou de ter a 'pata' do leão em cima da Briosa.

O técnico madeirense já havia avisado na antevisão que o seu Sporting tem várias maneiras de abordar as partidas. Diferentes sistemas, leia-se. Ora, para a deslocação ao Cidade de Coimbra, Jardim apostou em André Martins num trio de meio-campo completado por William Carvalho e Adrien Silva. Uma escolha extremamente feliz que proporcionou ao Sporting ter sempre o controle da bola e, por consequência, da partida.

Depois, as alas. Carrillo e Wilson Eduardo não são apostas ao acaso. A chegada à área dos dois, relega o 'Capel das linhas' para o banco, e a provar a ideia está o primeiro golo (Carrillo 23') e a bola que Wilson, de primeira e num movimento de elevado grau de dificuldade, atirou ao poste da baliza de Ricardo. O futebol de Jardim quer-se simples e objectivo, e os cruzamentos de um Jefferson - MVP da partida - em excelente forma, se não encontram o irrequieto Montero... parecem encontrar inevitavelmente um dos dois alas.

O canto que deu o segundo golo sublinha também a ideia de servir insistentemente Wilson Eduardo aproveitando a sua capacidade de remate. O ex-jogador da Briosa repete o movimento sublinhado no parágrafo anterior, a bola embate na defesa dos estudantes e Rojo aproveita para surpreender Ricardo com um remate à meia volta. Estava feito o 0-2 e o intervalo ali tão perto, para na vinda o domínio leonino continuar.

À Académica nem o conhecido 'mau-feitio' de Sérgio Conceição (saiu para o balneário com cara de poucos amigos, faltava minuto e meio para o descanso) conseguiu acordar. Dois golos de diferença foram demasiado pesados e o trio do meio-campo leonino comandava a seu bel-prazer esperando pelas entradas vindas da linha. Jefferson (mais uma vez ele), aos 52', faz a diagonal que havia de provocar a expulsão de Goiano. O brasileiro da Académica atropelou o do Sporting e Artur Soares Dias apitou de imediato uma grande penalidade que Adrien se encarregou de converter em golo.

Cinco minutos volvidos e novo penálti na área da Académica. O braço esticado de Manoel confirma a boa decisão do árbitro em conceder o penálti que haveria de servir para Montero (58') 'molhar a sopa'. Até ao fim, deu para ver um Sporting confiante e descomplexado a 'descansar com bola', o que juntando-se a todos os outros sinais mostrados nestes dois primeiros jogos permite vislumbrar uma subida de nível meteórica em relação à passada época. Mais testes se seguirão, com especial atenção para a próxima jornada. É que o 'Derby Eterno' é já ao virar da esquina.


P.S. Neste sábado iniciei um projecto no Facebook, chamado Gambeta, que se dedica aos mais importantes jogos nas ligas portuguesa, espanhola, inglesa e alemã. Passem por lá, irão ser muito bem recebidos. =) 

2 comentários:

Miguel disse...

Depois dos bons indícios contra Real Sociedad e Fiorentina, o Sporting confirma nestes primeiros jogos oficiais contra Arouca e Académica que está uma equipa confiante, irreverente, cheia de garra e sedenta de vitórias.


William Carvalho voltou a realizar em Coimbra outra excelente exibição. Adrien, Carrillo e Jefferson também estiveram muito bem. No entanto, no Jardim que Leonardo vai construindo, o coletivo sobressai face às individualidades. É essa a grande força do leão.


Estou ansioso pelo próximo desafio, face ao Benfica, que servirá para confirmar o potencial da equipa. Espero um estádio de Alvalade à pinha, com adeptos ruidosos e a equipa com a moral no máximo, a quererem provar que a tempestade ficou para trás. No entanto, em caso de derrota, os adeptos verde e brancos devem perceber que, como diz Bruno de Carvalho, não se passa da pior época da história para a melhor.

Marco Morais disse...

A dificuldade é a regularidade. Porque o nível hoje apresentado é claramente de topo da liga. Se for esporádico é uma coisa, se for regular é outra =)