sábado, abril 26

Ainda o Benfica-Juventus.*

"Primeiro ponto: O Benfica ganhou. E isso é importante frisar porque, se agora, para alguns o que conta é a exibição, também devia ter sido a exibição que contou quando demos um festival de bola na Grécia e em Barcelona e não fomos capazes de meter a bola na baliza.

2. Ficou um penalty por marcar, que obviamente tem sempre influência no jogo.

3. Apesar de domínio territorial da Juventus, Artur faz 3 defesas no jogo todo, sinal de que a equipa defendeu bem.

4. Naturalmente a postura do Benfica e da Juventus é influenciada por um golo madrugador. Logicamente, logo aí, sabia-se que a Juventus iria à procura do empate e que para o Benfica defender o 1-0 era primordial, ao mesmo tempo que tentaria num contra ataque matar o jogo, o que, diga-se, nunca deixou de fazer.

5. O Benfica da primeira parte é um Benfica de pressing alto e de campo todo, vendo-se muitas vezes 4 jogadores encarnados a pressionar na área da Juventus.

6. O Benfica nunca deixou de tentar o segundo golo, embora, claro, Sulejmani não seja Gaitan, e Markovic não tenha tido uma noite particularmente inspirada.

7. André Gomes também não é Matic. Obviamente, Matic faz falta num jogo desta dimensão, e eu aqui estou para dizer que é minha opinião que raramente há um jogo em que André Gomes participe e o Benfica seja capaz de dominar o meio campo.

8. A questão dos dois médios é outra falsa questão. Primeiro porque já contra outras grandes equipas (ex. Chelsea) jogámos com dois no meio e fomos capazes de dominar o jogo. Segundo porque na prática não jogámos com dois médios, jogámos com um. André Gomes foi um jogador a menos.

9. André Gomes viu amarelo e não pode jogar em Turim. Rúben Amorim, vendo amarelo ontem também não podia jogar a segunda mão. Demasiado arriscado para Jorge Jesus, com Fejsa lesionado, correr o risco de não ter nem um nem outro para a segunda mão.

10. Do outro lado não estava o Arouca. Estava uma equipa com orçamento de 150 milhões de euros só para o futebol, e que não vende o Pogba em Janeiro (como o Benfica vende Matic) e mantém ainda assim a ambição (que para alguns é obrigação) de ganhar tudo.

11. As baixas de Gaitan, Sálvio, e Fejsa são demasiado significativas numa equipa como o Benfica num jogo desta dimensão.

12. Benfica e Porto são as equipas da EUROPA com mais jogos disputados desde Janeiro em todas as competições. Não admitir cansaço nesta altura é uma autêntica burrice!

13. Concordo que a deslocação de André Gomes para a esquerda desequilibrou o Benfica. Compreendo que para JJ se calhar, naquela altura, com a equipa com os bofes de fora, o essencial era segurar o 1-0 e Pogba que estava a desequilibrar por aquele lado.

14. Quando se reconhece que fisicamente a equipa não consegue corresponder a 100% ofensivamente, há que procurar ser forte noutros aspetos, e ser forte defensivamente não desprestigia ninguém. Se não desprestigia aquele que dizem ser o melhor treinador do mundo, porque razão desprestigiaria um treinadorzeco da Amadora?

15. Lembrar apenas que ganhámos. 2-1 foi o resultado.

16. Voltar a  lembrar que vencemos o quase tri-campeão italiano.

17. Reconhecer que em Itália, e em máxima força, temos todas as condições de marcar e decidir aí a eliminatória.

18. Lembrar também que somos agora a equipa com mais jogos efetuados em toda a Europa desde Janeiro, e que não temos culpa que por uma desavença que a nós nada diz respeito, tenham marcado uma meia final da Taça da Liga entre uma meia final de uma eliminatória com a Juventus.

19. Reconhecer também que o Benfica não oferece meias finais da Taça da Liga a ninguém, mas tem prioridades, e o treinador, mais do que ninguém, sabe a condição física do plantel que tem ao seu dispor e a gestão que tem de fazer."

* Artigo escrito pelo Redmoon, do blogue Geração Benfica

4 comentários:

Shadows disse...

Grande Redmoon! :)

Ace-XXI disse...

Concordo com praticamente tudo o que ele escreveu, achei uma boa exibição do slb que até se torna excelente se considerarmos as ausências.

Nao percebo como Cardoso continua a ser titular nestes jogos.

Nao concordo com as criticas ao arbitro porque estão a branquear que na 1 parte existe uma agressão do enzo que o arbitro nao vê é que daria penalty e vermelho para o jogador do Benfica.

Pedro disse...

Ace, se tivermos em conta a "curiosidade" do facto de a Juve só ter encostado o SLB às cordas quando Cardozo saíu se calhar fica explicado a sua utilidade em jogos destes. E sim a exibição dele não foi nada de especial mas, mesmo assim, ainda fez mais do que Rodrigo. E isso deve-se ao facto do SLB ter dado pouco jogo aos seus avançados e nesse campo, a luta fisica de Cardozo nas alturas com os centrais e a forma como os segura cá atrás foi mais útil do que a mobilidade de Rodrigo q sem bola serve para pouco...

Jorge Borges disse...

Só posso concordar com tudo.

Ace, não me parece que seja uma crítica ao árbitro. É um erro objectivo que o árbitro tinha obrigação de ver. É verdade que na 1ª parte o Enzo dá um cotovelada no Chiellini, mas antes há uma falta do italiano (isto não pretendendo desculpar o que o Enzo fez).
Mas também me parece que este turco é muito "curto" para as meias finais de uma competição europeia