quinta-feira, abril 24

Jogo de campeões.

Na competição de segunda linha da Europa do futebol, o Benfica tem pela frente o campeão de Itália, num jogo e numa eliminatória que tem mais de Liga do Campeões do que de Liga Europa. E ainda bem.

Hoje vai ser mais uma noite europeia, daquelas. Lembro-me bem da última vez que assisti ao vivo a um jogo entre Benfica e Juventus: Estádio da Luz não cheio, dois belíssimos golos de Paneira (o primeiro foi uma obra de arte), Vialli e Trapattoni. Vitória suada por 2-1, insuficiente para vencer a eliminatória, contudo.

Os últimos acontecimentos deixaram-me um pouco menos confiante: Sálvio, Gaitán e Fejsa não jogam e a equipa vai, penso eu, ressentir-se. Se o sérvio pode ser mais ou menos substituído, o mesmo não acontece com os argentinos. Gaitán tem sido talvez o melhor, esta época. Criatividade, fantasia, desequilíbrio e muita competência e eficácia. Sálvio é um poço de força, capaz de desequilibrar uma equipa adversária inteira. Espero que recuperem os três para a segunda mão.

Para já, o importante é o óbvio: ganhar sem sofrer golos. Jesus saberá que este é um verdadeiro teste às suas capacidades e poderá surpreender. Eu, visto da bancada, apostaria em:

Oblak; Almeida e Maxi; Luisão e Garay; Amorim, Gomes e Enzo; Marko; Lima  Rodrigo.

Desta vez as opções são mais escassas e não sei se capazes de inverter um jogo que nos esteja a correr mal. De qualquer maneira, sobram Jardel, Siqueira, Sulejmani (pode até jogar de início), Djuricic (pouco ritmo de jogo), Cardozo (pouco ritmo de jogo) e Cavaleiro (pouco ritmo de jogo).

Força Benfica!