quinta-feira, abril 17

Nas botas de André regressou o (J)amor pela Luz

Pode falar-se na mais que provável conquista desta edição do campeonato nacional por parte do Benfica. Pode falar-se em outro 'pé' nas 'meias' da Liga Europa por parte da equipa de Jorge Jesus. Mas tudo isso será pouco para outro 'desafio' que andava atravessado na garganta dos benfiquistas desde que o FC Porto se passeava, a seu bel-prazer, no Estádio da Luz. Conseguir de novo uma equipa que assuma o seu Amor pela Luz, que o prove e que o demonstre com futebol, é já umas das grandes conquistas deste Benfica que levou o seu tempo a construir-se, mas que agora está em 'ponto-rebuçado' para satisfazer os seus exigentes apaixonados. Desta vez, nem um FC Porto com uma vantagem de 1 golo, e a jogar com mais um elemento desde o minuto 27, conseguiu travar um trabalho que tantos, mas tantos, quiseram travar. Contudo, não se pense aqui que esses fariam parte de alguma legião externa, pois foram sempre os próprios adeptos (ou a sua grande maioria) que tentaram travar o sucesso deste Benfica que se prepara para vencer (pelo menos) a Liga e a Taça de Portugal.



É assim bem importante para o clube que nasceu na Farmácia Franco manter o seu reduto inviolável por quem, nos últimos anos, nunca lhe mostrou respeito. Uma coragem assinalável por parte do FC Porto, a de chegar à Luz, mostrar o seu futebol e identidade, e trazer para Norte os títulos que fizeram (e certamente continuarão a fazer) as alegrias de adeptos que, hoje por hoje, estão tão mal-habituados como crianças mal-comportadas à espera de uma qualquer recompensa externa. Mas neste dia, quarta-feira dia 16 de abril de 2014, os adeptos benfiquistas sentiram que a sua equipa se pode equiparar àquelas que foram, com um grande futebol diga-se, 'roubar' a Luz ao Benfica na sua própria e, amada, casa. E tendo essa grande 'armada' nada pode evitar que a Sorte sorria a uma equipa exigente, concentrada, equilibrada, e talentosa em todos momentos do jogo.

Que interessa então dizer que Salvio marcou primeiro (17') pois a sua confiança lhe permitiu enviar a 'carambola', que disputou com Alex Sandro, para a baliza? Ou que Varela empatou utilizando a arma que o FC Porto dispõe (talento individual) para fazer mossa nos seus adversários - e que ficou mais evidente depois do Benfica ficar reduzido a 10, aos 27 -? Claro que tudo isto haveria de redundar num resultado que trouxesse à tona a maior capacidade de jogo de um Benfica que 'parece' esperar pelo tempo certo para atacar a sua vítima. Até com menos uma unidade foi evidente que os encarnados poderiam sempre fazer mais mossa do que um FC Porto que dava as suas cartas desde um castelo cheio de incongruências provocadas por uma máxima que em futebol é mais que sagrada: Não ganharás sempre.

Ainda para mais quando há um adversário que, nos últimos anos, sempre se bateu com um nível de excelência só ultrapassado por uma competência azul e branca que este ano nunca existiu. Uma competência que, aliás, não tem cor. E tanto saberá reconhecê-la quem a gabou quando vestida com cores 'Invictas', como quem a viu passear pelas botas de André Gomes quando - depois de Enzo converter uma grande-penalidade que permitiu o 2-1 para os encarnados - o médio provou - com um golo soberbo - que não tem de nascer 10 vezes para substituir Nemanja Matic. Um Amor pela Luz que, aquando desse golo, provou ser exclusivo de equipas de classe mundial. E neste momento, convenhamos, só há uma em território nacional que augure esse epíteto.

Benfica-FC Porto, 3-1 (Salvio 17', Enzo g.p. 59' e André Gomes 80'; Varela 52')

Foto: Carlos Alberto Costa/ zerozero.pt

30 comentários:

Hugo disse...

"Equipa de classe mundial" parece-me um pouco exagerado. Uma equipa de classe mundial não é afastada na fase de grupos da Champions.
A melhor equipa portuguesa neste momento. Sem dúvida

Marco Morais disse...

Neste momento parece-me, claramente, uma equipa de classe mundial. Claro que a isso pode ajudar o facto de estar neste momento nas 'meias' da Liga Europa. No entanto, pela maneira como defende, ataca e pela atitude e confiança que apresenta parece-me merecer esse 'estatuto'. Algo a provar contra a Juventus.

Abraço, Hugo.

J. disse...

Grande, grande vitória deste Benfica.
Eu diria a melhor dos ultimos anos.
Tendo em conta contra quem foi, como foi e nas condições que antecediam este jogo.
Eu diria que é algo que vai certamente perdurar na memória dos benfiquistas.

Mr. Shankly disse...

Concordo com o Hugo, o Benfica não é de classe mundial. Parece porque é de facto uma equipa muito boa, e está com uma confiança estratosférica.

Pedro disse...

Esta equipa é de classe mundial. A que foi eliminada da Champions não era.

Mr. Shankly disse...

Também tens razão, Pedro: são equipas diferentes.

Jorge Borges disse...

Também acho que classificar o Benfica como equipa de classe mundial é exagerado. É uma boa equipa, mas está aquém, por exemplo das equipas que disputam as meias finais da Champions.

Ontem foi muito mais Benfica, é verdade. Mas também é fruto da conjuntura em que o Porto se encontra. O Porto é uma equipa esfrangalhada. Em condições normais aquilo ontem não acontecia. É preciso ter os pés assentes na terra. Conjugando isso com um grande Benfica como nãos e via há muito tempo, deu nisto. Creio que ontem o Benfica pode ter perdido o complexo de jogar com o Porto. Assim espero.

Só mais uma achega:
Tenho lido em muita blogosfera, das mais variadas cores que poderá ser o princípio do fim de uma era no Porto. É muito cedo para tirar essa ilação. Relembro os mais distraídos (eufóricos e desmoralizados) que quando o Octávio saiu e entrou o Mourinho, o Porto estava mais ou menos assim, e depois foi o que foi. não se vai do céu ao inferno, e se faz o percurso contrário em tão pouco tempo.

Pulha Garcia disse...

Muito bem escrito, concordo com a análise.

Ps Uma equipa com este Enzo, este Luisão, este Garay, este Fejsa, este Amorim, este André Gomes, este Sálvio, este Markovic, este Gaitan, este Rodrigo e este Lima ... não é de classe Mundial?

Mike Portugal disse...

Eu concordo e discordo ao mesmo tempo. São, de facto, equipas diferentes, mas também defrontaram adversários diferentes.

O FCP neste momento não é nenhum barómetro de qualidade para ninguém. Acho que até o AZ deu mais luta ao Benfica (estou a exagerar).

Contra a Juventus veremos a verdadeira classe da equipa. E não estou a dizer que é obrigação do SLB ganhar, mas sim, de fazer 2 bons jogos.

J. disse...

Vamos lá ver, uma hora a jogar com 10 e depois do Porto ter empatado, ainda foram buscar o 3-1....e isto sem deixar o Porto (que ia na máxima força e meio descansado) criar sequer mais oportunidades de golo.

É um grande feito como eu não tinha visto nos ultimos anos em Portugal.
Não sei se é de classe mundial ou não, mas é de facto de uma grande equipa.

Quanto ao Porto, quanto dinheiro gastaram em Reyes, Herrera, Defour entre outros e que rendimento dão estes jogadores?
Eu acho que só aqui se explica muita coisa..

Cantinho do Morais disse...

Pela primeira vez, concordo com o Pedro.

Este Benfica (de Jesus, sim, de Jesus - custa admitir, não é Pedro?) é de classe mundial.
E tenho dúvidas que não elimine a Juventus.
O plantel é brutal, a crença é enorme, o treinador é o melhor que cá anda e correm muito, mesmo muito.

Ontem só houve Benfica... e Proença (que valente monte de m#$da)

Pedro disse...

"O FCP neste momento não é nenhum barómetro de qualidade para ninguém"

Não deixo nunca de ter isso em conta nas análises que faço ao sucesso (esperemos) desta época.

Peyroteo disse...

O Benfica demonstrou ontem que, actualmente, é muito superior ao Porto e quase tão bom como o Sporting :)
Se é de classe mundial? Mas como se define isso? A Juventus é de classe mundial? Também foi eliminada na fase de grupos. É tudo muito subjectivo.
Eu acho que, neste momento, o Benfica está no top 8 das melhores equipas europeias.

N.T. disse...

Sobre este jogo (e muitos anteriores) só tenho uma coisa a dizer: o Sabella anda a dormir!

Mr. Shankly disse...

"Eu acho que, neste momento, o Benfica está no top 8 das melhores equipas europeias."

É muito relativo. O Benfica está cheio de confiança porque há meses que joga com adversários inferiores (salvo disputas esporádicas com FCP e SCP) e tem ganho (quase) sempre. Se estivesse na Champions teria que lidar com a derrota e a dúvida, e se calhar não tinha a confiança que tem. Acresce que nesta fase para além da confiança a equipa sente que está a recuperar o que lhe é devido depois de todo o sofrimento do ano passado.

zorg disse...

Acho que o Benfica está a fazer um percurso muito semelhante ao do ano passado. É uma equipa muito forte, que sabe o que faz em campo, bem orientada e muito difícil de bater, tal como era no ano passado

Tal como no ano passado, está na final da taça, tem possibilidade de ir à final da Liga Europa e julgo até que vai fazer mais ou menos os mesmos pontos no campeonato. No ano passado acabou por não ganhar nada (na minha opinião, com bastante azar), este ano vai ganhar provavelmente o campeonato, talvez a taça e quem sabe, a LE.

O que mudou? Os adversários, particularmente o porto.

Mike Portugal disse...

Mr. Shankly,

"...porque há meses que joga com adversários inferiores (salvo disputas esporádicas com FCP e SCP) e tem ganho (quase) sempre..."

Verdade. Embora os adversários pareçam piores do que realmente são porque a equipa do SLB é forte. Mérito ao JJ.

LDP disse...


A equipa do SLB é forte? E eu que pensava que se não fosse o Miguel Rosa e o Manuel Mota o Benfica coiso e tal...

Mike Portugal disse...

LDP,

Eu disse isso?

J. disse...

hehehe
O LDP não se esqueçe de certas coisas...Faz bem!
com a vitória de ontem conseguimos provar que o M.Rosa estava lesionado e que o M.Mota fez uma excelente arbitragem.
É assim que esta malta vÊ as coisas.
Discutir para quê?
:-)

Mr. Shankly disse...

"Verdade. Embora os adversários pareçam piores do que realmente são porque a equipa do SLB é forte. Mérito ao JJ."

Sem dúvida.

Mike Portugal disse...

E também conseguimos provar que afinal o Arouca já pode jogar no seu estádio e que, miraculosamente o problema com a câmara municipal foi resolvido.

Era isto que querias ouvir, LDP? Eu posso descer a esse nível de discurso se quiseres.

J. disse...

É não ligar Mike, afinal de contas, são sempre os mesmos com o mesmo tipo de comentários.

Ace-XXI disse...

Boa vitoria do Benfica mas só foi possível porque este Porto como equipa nao existe ( e eu já escrevo isso a algum tempo) é inacreditável como o Porto com todas as vantagens possíveis permite que o Benfica dê a volta.

André Gomes tem imenso talento mas nao acredito numa carreira a MDC é jogador para suba enzo (caso continue no slb.

Top mundial? Depende do que se considera top mundial se estivermos a falar das 20 melhores equipas europeias penso que se consegue colocar lá o Benfica mas nas 10 melhores não, o Benfica durante toda a época apenas defrontou uma equipa de top 10 europeu (PSG) e viu-se bem a diferença, mas que neste momento são a melhor equipa em PT nao tenho duvidas ( e BDC também não) o nosso problema foi que numa altura em que o SCP estava bem melhor e o slb bem pior apareceram uns pulhas ( e não foi o Garcia) a cortar-nos as pernas... Provavelmente a melhor qualidade do Benfica daria sempre para vencer mas que o campeonato teria outro interesse nao tenho duvidas.

LDP disse...

Não Mike, tu não o disseste.

Mas parece que a carapuça não ficou a apanhar pó por falta de uso...

Mike Portugal disse...

LDP,

Quem lança comentários parvos, recebe respostas parvas. Se não queres ouvi-las, não faças comentários parvos, especialmente depois de ter elogiado o SLB.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

O benfica pró ano acho que não vai melhorar mais do que está neste momento, quanto muito pode piorar. O porto pior é impossível portanto agora só mesmo subir. O sporting acho que vai ser igual, se manter o william e os comunicados, o que não me parece que chegue para todas as competições.

LDP disse...

Oh Mike, não achei as respostas assim tão parvas, são sempre os mesmos com o mesmo tipo de comentários. Eu estou habituado, tu não?

Hugo disse...

Boa Pascoa para todos, especialmente aos benfiquistas que vao ter uma boa prenda

Anónimo disse...

Grande Hugo. Igualmente.