sábado, julho 8

Um pouco de fado, a pedido de alguns.

Agora sim, acabou para a nossa selecção o Mundial da Alemanha. O balanço final vai, com certeza, demorar vários dias a ser dissecado. Perdemos com a Alemanha, por 3-1, com um golo de Nuno Gomes que, para muitos, era a opção certa para a maioria dos jogos que disputámos.

Gostei do jogo. Gostei da atitude, da postura. O resultado só não é pesado porque, a este nível, as coisas funcionam mesmo assim. Ronaldo foi abalroado julgo que na grande área mas, de facto, não tem a arte de cair de um Henry. Isso não tem. Estava empatado a zero o jogo.

Figo e Pauleta despediram-se. Muito obrigado aos dois. Pauleta é o maior goleador de todos os tempos com a camisola mais importante do país. Figo foi, para mim, o melhor jogador que vi jogar, no âmbito nacional.

Ricardo - Fez um Mundial excelente. Mostrou confiança absoluta e foi um dos melhores da competição, no seu posto. Fez desaparecer o "fantasma" do Baía. Vá lá, houve vergonha na cara de alguns.
Miguel - Não me surpreendeu. Não acompanhei a época que fez no Valência, mas melhorou nos aspectos defensivos.
Carvalho - Outro que não surpreendeu. Um excelente Mundial.
Meira - Perguntar se alguém se lembrou de Jorge Andrade é o melhor dos elogios que se pode fazer.
Valente - Fez um bom campeonato. Foi regular e de facto, foi bem convocado.
Costinha - Esteve pouco sereno. Infantil a expulsão contra a Holanda. Desiludiu-me.
Maniche - Um dos grandes jogadores deste Mundial. Scolari tinha razão aqui também.
Simão - Finalmente arrancou boas prestações na Selecção.
Ronaldo - Foi adulto q.b. para desafiar a arrogância dos adversários. A fama de mergulhador prejudicou-o (assim como a toda a equipa) e isso esteve bem visível neste último jogo. Desequilibrou e foi dos melhores da nossa selecção. E continua a ser o nosso futuro.
Deco - Desilusão. Depois do bom jogo contra o Irão, esperava mais deste jogador. Em especial quando precisávamos de toda a sua arte.
Petit - Globalmente esteve bem. Mas faltou ali qualquer coisa. Pernas?
Nuno Gomes - Quando esteve em campo tornou o ataque mais perigoso. Isso é indiscutível. Mas porque não jogou mais?
Ferreira - Nunca gostei dele. É lento e raramente apoia o ataque com qualidade mínima. Não é opção para substituir Miguel.
Postiga - Não esteve bem, é um facto. Mas por pouco (cerca de um metro) não eliminámos a Inglaterra antes dos 90' com um golo dele. Mas desiludiu-me
, contudo.
Tiago - Outra desilusão. Cansado, cansado, cansado.
Viana - Entrou sempre bem. Não deu para se afirmar mas também... era difícil.

Ficámos sem saber se Scolari sai ou não. Por mim, estou satisfeito. Venha outro, para o contraditório.

Para mim, este Mundial foi verdadeiramente fantástico. A qualidade dos jogos não foi a melhor mas, apesar disso, houve jogos bons, excelentes golos e muita festa. A nossa participação só pode ser considerada altamente positiva. Isso nem sequer se discute.

Sem comentários: