quinta-feira, setembro 25

Breves

1. Alguma expectativa para saber que dupla de ataque escolherá Paulo Bento para o derby. Qualquer que seja a combinação, espero que inclua o Djaló. A questão não se prende com o rendimento de Derlei e Postiga (que tem sido bastante bom), mas sim com a extraordinária forma em que se encontra o 20. Djaló tem uma capacidade de "explosão" que pode causar estragos a uma não muito fiável defesa do Benfica. Para mais, é um jogador talhado para jogos grandes. Esta é a 3ª época entre os seniores e, entre jogos particulares e oficiais, já apontou 7 golos a Porto e Benfica (3 aos azuis e 4 aos encarnados). Se há alguém que pode fazer de Liedson na Luz, chama-se Djaló.

2. Izmailov continua em dúvida. Ora aí está uma peça de difícil substituição. Se o russo não recuperar, quem entra? Veloso, passando Moutinho para a esquerda e Roca para a direita? A equipa perderia profundidade e faria um jogo de maior contenção. Com Vukcevic, o Sporting seria mais imprevisível mas estão a ver Paulo Bento a apostar no montenegrino? Eu não.

3. No Benfica, Léo deve regressar para o lugar de Jorge Ribeiro. Aqui tudo normal. Os benfiquistas terão certamente mais dificuldades na escolha entre Amorim e Aimar. À partida, isto parece uma coisa parva de se dizer mas a verdade é que Ruben Amorim, segundo dizem, foi dos melhores (senão mesmo o melhor) jogadores do Benfica em Paços e sempre ajuda a equilibrar mais a equipa do que a estrela argentina. Mas Quique também pode optar por colocar Aimar às cavalitas de Cardozo, como nos primeiros jogos.

4. Ontem houve Taça da Liga. Alguém soube disto? Destaque para a goleada do Estrela, com Celsinho e Varela em destaque. O brasileiro está nos 4 golos. Aqui.

5. A UEFA anunciou novas directrizes para os árbitros assistentes: foras-de-jogo só devem ser assinalados se houver certeza absoluta. Na teoria, é uma medida positiva. Mas será que, na prática, os fiscais-de-linha não vão continuar a beneficiar quem defende, em caso que dúvida? A cultura actual de dirigentes, jogadores, treinadores e adeptos diz-nos que é muito mais polémico um golo apontado em fora-de-jogo, mesmo que seja por milímetros, do que um offside mal assinalado, em que o atacante está cinco metros atrás do defesa. Enquanto continuar assim, dificilmente veremos os árbitros assistentes a seguir as instruções da UEFA.

Sem comentários: