segunda-feira, setembro 8

Experiência e maturidade

O Sporting ganhou os 3 jogos oficiais disputados até agora, dois deles de grau de dificuldade elevado: FC Porto para a Supertaça e Sp. Braga fora de portas. Em Braga o ano passado o Sporting perdeu 3-0...

Estas vitórias têm um denominador comum. O Sporting depois de estar em vantagem, "congela" o jogo e marca o ritmo. O Sporting voltou a ter, anos depois, um núcleo de jogadores muito "batidos" que quando se apanham a ganhar, sabem perfeitamente o que fazer para garantir a vitória. Não faço a apologia do anti-jogo, até porque nem é disso que se trata, mas a consistência revelada em Braga foi realmente notável. 

Tonel, Caneira, Rochembak, Derlei, Postiga, e está para chegar Liedson, são jogadores especiais. É que para além de terem qualidade acima da média, são "ordinários" na medida em que fazem o que é preciso para segurar a vantagem. Com estes jogadores no 11 creio que não se repetirão jogos como o célebre empate a 3 no Beira Mar - Sporting, em que o Sporting perdeu por duas vezes a vantagem nos ultimos 5 minutos do jogo. 

Este ano ainda não se viu o Sporting começar a perder. Estou curioso para ver como será a reacção da equipa à desvantagem. No entanto, quando se apanhar a ganhar, dificilmente o Sporting vai perder o jogo.

Sem comentários: