sexta-feira, setembro 12

Contas do Sporting

Mais importante do que os 597 mil euros de resultado positivo em 2008, é importante destacar que, pela primeira vez, o Sporting conseguiu resultados operacionais positivos sem contar com proveitos extraordinários de venda de jogadores!

Tal facto é meritório e tem de ser realçado. Significa que a exploração do Sporting pode ser equilibrada sem recorrer à venda de jogadores. Nos ultimos anos, este resultado tem sido extremamente negativo: grosso modo foi -16.4M em 2004, -9.7M em 2005, -3M em 2006 e -8M em 2007. Este ano pela primeira vez é positivo em cerca de 75 mil euros. É pouco, mas mostra que é possível, em Portugal, o futebol de uma equipa grande ser uma actividade estruturalmente não deficitária.

Para tal, a presença na Champions é obrigatória. Este ano é previsível que os custos salariais aumentem, dadas as contratações verificadas com nomes "sonantes". Mas é um risco que foi devidamente calculado dada a presença do Sporting no pote 2 da UEFA e qualificação previsível no grupo. Ou seja, a priori (porque tudo pode vir a correr mal), a estatégia foi correcta.

Sem comentários: