sexta-feira, março 20

Nova história

À partida para o sorteio dos Quartos-de-final da Champions colhiam-se reacções nada favoráveis. Com equipas como o detentor do troféu Manchester United, o Barcelona, equipa que melhor futebol pratica na Europa, o multi-milionário Chelsea, o perito a eliminar Liverpool, o Golias Bayern, o sexy Arsenal e o submarino amarelo Villareal, as opções para o Futebol Clube do Porto ter um sorteio favorável eram muito poucas.

Nenhum adversário seria recebido com euforia, pois todos podem eliminar todos. Obviamente, uns têm mais chances que outros, uns até por margem desmedida e nestes incluo a eliminatória que calhou em sorte aos Dragões. Atrevo-me até a dizer que se o futebol fosse uma ciência exacta, o Porto estaria já afastado da Liga dos Campeões, mas o que fez enorme o desporto-rei foi a sua imprevisibilidade.

A história vai ser um dos pontos em foco na antevisão deste encontro entre campeões europeus. Decorria o ano de 2004, e a estreia (sem relva solta) do Estádio do Dragão era apadrinhada pelo temível Manchester United, mas os Dragões não se encolheram e venceram por 2-1. Na ida, aguentou-se até onde se pode, e os Red Devils marcaram mesmo e aguentaram o resultado até ao minuto 88, onde um livre de McCarthy e uma recarga de Costinha encheram de lágrimas de alegria e gestos de raiva a massa azul e branca pelo mundo. O gigante tinha tombado, e o David lá foi seguro até ao topo do mundo.

Mas da história vivem os museus e essa Champions já lá vai. Mourinho também já lá vai, Deco, Benni, Carlos Alberto e Ricardo Carvalho, idem. O Manchester também já não é o mesmo. Hoje é guiado por sangue lusitano, pelo melhor jogador do mundo, que na altura ainda não o era. Hoje por hoje, o United é a melhor equipa da Europa, a mais consistente e aquela que tem mais estofo para ganhar a competição.

Por isso, nova história vai ser escrita e todos esperamos o mesmo resultado. Uma luta, novamente épica (quando não o é para o Porto na Champions?) que ninguém recusa. E que da história fiquem as palavras de quem já este ano foi eliminado pelo Manchester: "Inesquecível, mas que ninguém diga irrepetível!"

Sem comentários: