domingo, setembro 2

A gota de água

O dia 31/08 foi um dia agitado no mercado de transferências. Parece que o hábito de deixar tudo para a última hora nao é um exclusivo tuga.

Para o Benfica, o último dia de Agosto pode significar muito nas próximas eleiçoes do clube, daqui a menos de 2 meses. Foi o dia em que muitos sócios perderam a paciência com a politica desportiva de que Luis Filipe Vieria é o responsável (parece nao haver dúvidas que Carraça e Rui Costa nao decidem nada).

Para gerir é preciso ter bom senso e o que parece é que o planeamento desportivo/financeiro desta época (para nao falar das outras) foi feito ao sabor de ventos e marés. Contratam-se 2 Extremos por 20 Milhoes, ao mesmo tempo que se faz regressar outro que custou 5,5 Milhoes e é preciso esperar até ao último dia para despachar um dos que já existiam no plantel (nao sem antes tentar adaptá-lo a defesa direito). Também no último dia chegaram à conclusao que era preciso vender para "cumprir os compromissos do clube". Ou seja neste momento a politica é: compra-se primeiro (sem ter dinheiro disponível para o fazer) e depois logo se vê onde se arranja o carcanhol.

Defesas laterais  existem 2: Maxi para a direita e Luisinho (ou Capdevilla 2, pois parece nao contar) para esquerda. Nao faz mal, adapta-se o Melgrarejo e cruza-se os dedos e eis um defesa esquerdo. Jesus na sua arrogância pensa que pode fazer de qualquer jogador o mesmo que fez de Coentrao, esquecendo-se que nao há jogadores iguais e que Fábio só foi adaptado a meio da época, devido a contigências próprias da altura, nao foi um plano de inicio de época, foi um acaso que correu bem.

Trincos, temos um: Matic, que por muito boa pessoa que seja, nao é Javi Garcia. Posicionalmente está a anos luz do espanhol e a nível da qualidade passe é bastante irregular. Arriscamos a perder muitas bolas em transiçao, com o sérvio em campo.  Mas pelos vistos temos o André Gomes e o André Almeida. Agora  é que o treinador do Benfica se lembrou de apostar na formaçao do Benfica. Alguém acredita nisto?

Extremos, temos muitos. O melhor deles todos, Nolito, é um patinho feio para Jorge Jesus. Só à custa de muitos golos tem espaço na equipa e o mestre da táctica la tém de engolir o sapo, mas ainda assim nao é titular. Para que foi contratado Ola John? Ninguém sabe, mas vao ser 8 Milhoes encostados na bancada. Como é bom ser um clube rico e a esbanjar dinheiro!!

Avançados tinhamos muitos na pré-época. Era preciso até dispensar algum. Emprestou-se 2 (Nélson Oliveira e Rodrigo Mora), deu-se outro (Saviola). No ultimo dia e contratou-se Lima por 4,5 Milhoes mais um jogador (ninguém ainda percebeu se Michel foi emprestado ou cedido). Nao pondo em causa o valor do ex-Braga, foi um péssimo negócio tendo em conta que estava no último ano de contrato e tem 29 anos. Para além disso, entao nao era preciso vender para honrar compromissos? Faziam parte desses compromissos comprar o Lima? Já nao sabiam há muito tempo que o Saviola queria sair porque nao fazia parte dos planos do iluminado da Amadora? Se já tivesse saído há mais tempo talvez ficasse o Nélson e nao fosse preciso esbanjar mais 4,5  num gajo de 29 anos, digo eu! Ou a "aposta na formaçao" é exclusiva para as posiçoes de trinco e defesa esquerdo/direito?

Neste momento se aparecesse o Vale e Azevedo como candidato contra LFV eu ficaria na dúvida em quem votar. Até mesmo no Bruno Carvalho eu votaria se fosse possivel (e nao vou nada à bola com o tipo), porque já sao muitos anos a enriquecer à custa do Benfica e a fazer de nós parvos. Luis Filipe VIeira nao sabe o que é o Benfica, nao conhece os valores e para além disso é incompetente (e isto é na melhor das hipóteses).

Acima de tudo quem me desiludiu foi Rui Costa. Está lá a fazer realmente o quê? Das duas uma, é conivente com isto tudo e por isso mantém-se ou se nao está de acordo do que é que está à espera para se demitir?

Tenho lido nos blogs vários sócios que dizem que vao deixar de o ser, o que nao faz sentido. Esperem ao menos pelas eleiçoes, para tentar fazer algo (votar) para alterar este estado de coisas. Há muita gente que anda a confundir o Benfica com quem o dirige.

Posto isto há que cruzar os dedos para que os russos nao venham buscar o Witsel, ou qualquer outro jogador dificil de substituir pela formaçao.

P.S. Hoje à noite e como sempre: Carrega Benfica!

7 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

é como a capa da bola que diz que o benfica recusou 90 milhoes pagos a pronto do anzhi e que apenas vende os jogadores pela clausula( o javi neste caso nao conta).

ora se os russos quiserem mesmo algum dos tais, ou msmo 2 deles( acho que os 90 milhoes mesmo pelas clausulas da para levar 2), é bater a clausula e xau witisel, ou xau gaitan( este no fazia mal tem ando a fazer companhia ao tipo que criou problemas ao maxi o ano passado na bancada) ou xau rodrigo, e o vieira dar ao jesus mais um problemazinho para resolver.

PS: quanto aos trincos, ainda devem ter o airton no brasil, o nuno coelho foi despachado

J. disse...

A pergunta que aqui se põe é se o Benfica seria mais forte ou não sem Ola John e Salvio, mas com Javi.

A resposta estará na prestação de Matic ou quem seja que ocupe a posição 6 e em saber que valor acrescentado pode trazer Ola John e Salvio.

J. disse...

Agora, deixar isto assim no ultimo dia de mercado é arriscado. Pode ser que corra bem, mas na minha opinião teria sido um Benfica mais forte em relação ao do ano passado se apenas tivesse comprado um defesa-esquerdo de valor indiscutível e ter mantido a estrutura e os jogadores chaves.

Iniesta de Mundet disse...

Riga isso dos 90 Milhoes por 3 jogadores é, como se diz no Brasi, "conversa pra boi dormir".

J. Parece-me óbvio que o plantel fica muito mais desequilibrado como está agora do que tendo Javi e nao tendo os 2 extremos. E mesmo partindo do principio que Matic é tao bom como o Javi, ele é apenas um. Imaginemos que tem uma lesao grave hoje. Vamos andar a época inteira (ou até Janeiro) a jogar com o André Almeida/André Gomes?

Eu e toda a gente concorda contigo, era preferível um defesa esquerdo e mantido a estrutura do ano passado. Mas Jesus e LFV pensam que nao, que temos um plantel que dá garantias e soluçoes para todas a posiçoes.

Pedro Almeida disse...

O que me deixa mesmo preocupado é que esta seria a altura ideal para avançar uma candidatura alternativa, nunca houve tanto descontentamento como agora, finalmente fez-se luz para muitos e perceberam que a incompetência é total ou então é algo ainda pior, mas vamos acreditar que é mesmo incompetência e amadorismo.
Porque não avança ninguém?
É assim tão complicado formar uma lista credível?
Estou como tu, neste momento votava primeiro no Pato Donald do que no Vieira.
Não sei se o Benfica aguenta mais 4 anos disto.

Luciano Silva disse...

"Não sei se o Benfica aguenta mais 4 anos disto."

Vai ter de aguentar porque mais ninguém vai dar a cara. O que é no mínimo estranho, porque esta é de facto a altura decisiva para o Benfica se ver livre de alguns parasitas (O Carraça não serve para nada e o Rui Costa para além do grande ordenado, só serve para calar as vozes críticas a Vieira).

O Querido Líder manda dizer que está bem, e que para o ano vão esmagar O barcelona e Real Madrid... juntos.

A época desportiva? Isso é uma chatice, ter de passar 6 meses seguidos a ver uns marmanjos a dar pontapés na bola... Parece que o que realmente interessa são as transferências.

E agora que falo nisso, nas transferências, alguém que explique como é possível que:

- não tenha sido contratado um defesa-esquerdo;

- não tenha sido contratado um defesa-direito;

- tenha sido vendido um dos trincos, e pilar da estratégia, e não se tenha acautelado esse cenário;

- tenha sido dispensado Saviola, com 30 anos a custo 0(!)e se tenha comprado Lima de 29 anos por 5M€ (quem ganhou com a comissão deste negócio?)E se Javi foi vendido porque era necessário "honrar compromissos porque se comprou mais um avançado?

Eu tenho a minha teoria, e esta não passa pela incompetência, até porque isto são actos de gestão que qualquer adepto, Benfiquistas incluídos, saberiam que são ruinosos para o clube.

Mas o que é que isto interessa? Quando as coisas começarem a correr mal, e elas vão correr, a desculpa da arbitragem irá sobrepor-se a qualquer outra explicação.

- se Javi

Riga/V-1-Boy disse...

pedro almeida

ha umas duas semanas li declaraçoes do bruno carvalho a dizer que dia 5 ia ser apresentado o candidato da "oposiçao".