quinta-feira, junho 22

As bestas

Como eu faço parte do lote de "filhos da puta", dos "imbecis que não merecem festejar os golos de Portugal", dos vendidos ao poder de Pinto da Costa, etc.- designações aplicáveis a quem tem a desfaçatez de criticar São Scolari -, sinto-me obrigado a explicar umas coisinhas.

Não me revejo nem deixo de me rever nesta selecção, pois ela não é, nem deve ser, um espelho. É uma equipa, construída para representar as cores do meu país numa competição desportiva, razão pela qual tem e terá sempre todo o meu apoio, admiração, dedicação e esperança.

Dito isto, reafirmo todas as críticas que aqui - e não só - teci aos métodos de trabalho do senhor Luiz Felipe Scolari, garantindo que a expressão das mesmas não passa do exercício de um dever cívico, de uma obrigação moral, de um imperativo categórico.

Critiquei ontem, critico hoje e fá-lo-ei sempre que me apetecer, porque não devo nada a ninguém, não tenho medo dos "papões" da FPF, das ameaças dos "hooliganzinhos" de trazer por casa, nem estou a soldo de qualquer Jorge Mendes. Mais, o meu maior desejo é poder manter tudo o que disse e escrevi depois de ver Portugal campeão do Mundo.

Nada me daria mais prazer do que ver Scolari levar a equipa das Quinas à final e, creiam-me, ficar-lhe-ia eternamente agradecido, desejar-lhe-ia a melhor das fortunas, de preferência num excelente cargo, bem longe daqui.

E os iluminados com pretensões(inhas) a ditador(zinhos) de merda dizem-me: "Mas ele ganhou mais do que os outros". É evidente que sim, e ainda bem. Nunca disse que Scolari não era um passo em frente relativamente ao tempo dos Oliveiras - se acham que eu critico hoje deviam ver o que eu dizia nessa altura - ou dos Artur Jorges.

Tenho, contudo, enquanto português, o direito de exigir mais e melhor, não só dentro, como fora do relvado.

Quando uma nação atravessa um momento decisivo, não é obrigação dos seus cidadãos fiscalizarem e criticarem a acção do governo?

Quando um irmão comete um erro, não é nossa obrigação confrontá-lo?

Quando os erros existem, não é melhor identificá-los e denunciá-los para que possam ser corrigidos?

Claro que não, isso é só obra de filhos da puta, de imbecis que não merecem não sei o quê ou de gajos vendidos a não sei quem.

Era exactamente isso que achavam Adolfo e José que, como todos sabemos, eram gajos às direitas.

Entretanto, acrescento que o meu problema com o desempenho da Selecção nada tem a ver - hoje - com o "brilho" das exibições. Não me preocupa - hoje - que o futebol praticado não seja o melhor - com o Irão até foi -, mas sim a permeabilidade defensiva nas faixas laterais, as lacunas na marcação e posicionamento na sequência dos cruzamentos ou a instabilidade de Fernando Meira. Isto para não falar da utilidade açoriana, que já chega de assuntos "quentes".

Em suma, nada tenho contra quem gosta de Scolari e defende a sua continuidade, porque todos temos a nossa opinião, fundamentada ou não, e, sobretudo, o direito de a exprimir, pelo menos enquanto vivermos num país livre (que não num estado de direito, mas isso é outra coisa). É de opiniões diferentes que vive a evolução do pensamento humano, é desse confronto, saudável e produtivo, que nascem a mudança e o progresso.

Quem pensa que pode intimidar ou outros com ameaças de vão de escada e argumentos sectários - e bastante primários - não terá muita sorte comigo. A bem, a mal, aqui ou noutro sítio qualquer, como quiserem, mas não me vou calar.

JEAN-PAUL LARES

PS - Pode-se alcançar o sucesso pelo caminho errado. Apenas se torna mais difícil e o caminho não deixa de ser... errado.

Sem comentários: