quinta-feira, junho 1

Mundial 2006 - Grupo E




ITÁLIA
A Itália aparece na Alemanha com legítimas aspirações a conquistar o título mundial. Por tradição, a selecção italiana baseia as suas equipas numa excelente organização defensiva e numa terrível eficácia, aproveitando o mínimo erro dos adversários para vencer os jogos. Actualmente, a equipa de Marcello Lippi mantém-se fortíssima na defesa (com Buffon, Zambrotta, Nesta, Cannavaro...) mas apresenta igualmente um trio de ataque (Totti, Luca Toni e Gilardino) que lhe confere um enorme poder de fogo, sendo por isso de esperar que a Squadra Azzura mostre, neste Mundial, um futebol mais atractivo do que o costume. As recentes vitórias em jogos particulares frente a Alemanha (4-1 em casa) e Holanda (3-1 fora) vão ao encontro dessas expectativas.
A grande questão é saber até que ponto a selecção italiana se deixará afectar pelo escândalo de corrupção que assola o futebol italiano e que envolve alguns dos elementos (jogadores e técnicos) que vão estar na Alemanha.


Equipa-Tipo: Buffon; Zambrotta, Nesta, Cannavaro e Grosso; Camoranesi, Pirlo e Gattuso; Totti, Toni e Gilardino.
Outros Convocados: Peruzzi e Amelia (GR) Oddo, Zaccardo, Bazagli e Materazzi (DF) De Rossi, Barone e Perrotta (MD) Del Piero, Iaquinta e F. Inzaghi (AV)


GANA

Apesar de ser uma das grandes potências futebolísticas de África (já conquistou 4 Taças de África das Nações), esta será a primeira participação do Gana num Mundial. Treinada pelo sérvio Ratomir Dujkovic, a selecção ganesa fez uma fase de apuramento de bom nível, deixando para trás o país anfitrião do próximo Mundial, a África do Sul. O Gana tem a sua grande força no meio-campo, onde pontificam Essien (Chelsea), Appiah (Fenerbahçe) e Muntari (Udinese). Há também a destacar a presença de Kuffour no centro da defesa, claramente o jogador mais experiente de um plantel que tem a média de idades mais baixa do Mundial 2006. A falta de experiência (ainda para mais frente a equipas batidas como Itália e República Checa) poderá ser um forte handicap mas o Gana tem uma equipa valiosa e poderá causar surpresa neste grupo.

Equipa-Tipo: Adjei; Pantsil, Mensah, Kuffour e Pappoe; Ahmed Issa, Essien, Muntari e Appiah; Amoah e Gyan.
Outros Convocados: Owu e Kingston (GR) Sarpei, Shilla, Mohamed e Quaye (DF) Boateng, Eric Addo, Otto Addo e Dramani (MD) Tachie-Mensah e Pimpong (AV)


REPÚBLICA CHECA
O seleccionador Karel Bruckner conta com a mesma equipa que brilhou no Euro 2004 (onde apresentou um excelente futebol e só foi eliminada nas meias-finais, pela Grécia), pelo que se espera uma boa campanha desta selecção, que é bastante sólida e conta com jogadores de classe mundial como Nedved, Cech ou Rosicky. A jogar contra os checos está o facto de alguns dos seus jogadores mais influentes estarem já em final de carreira, o que poderá pesar no seu rendimento após uma época desgastante. No entanto, esta é uma selecção com argumentos para lutar pelo primeiro lugar do seu grupo e evitar assim um possível confronto com o Brasil nos Oitavos-de-final.


Equipa-Tipo: Cech; Grygera, Ujfalusi, Rozehnal e Jankulovski; Poborsky, Galasek, Rosicky e Nedved; Baros e Koller.
Outros Convocados: Blazek e Kinsky (GR) Mares, Jiranek e Kovac (DF) Jarolim, Plasil, Polak, Stajner e Smicer (MD) Lokvenc e Heinz.


EUA
A selecção norte-americana tem evoluído significativamente, algo que é facilmente comprovado pelos resultados (quinta presença consecutiva num Mundial, Quartos-de-final em 2002 e 1º lugar na fase de apuramento para a Alemanha, à frente do México). O seleccionador Bruce Arena conta com a experiência de Kasey Keller, Claudio Reyna e McBride mas as principais figuras são Landon Donovan e DaMarcus Beasley, dois jovens jogadores que transmitem velocidade e qualidade técnica à equipa, dando vida a uma das principais armas da selecção norte-americana, o contra-ataque.
Na Alemanha, o objectivo passará por tentar repetir o feito de 2002 mas a tarefa afigura-se bastante complicada, tendo em conta a qualidade dos adversários presentes neste grupo.



Equipa-Tipo: Keller; Cherundolo, Onyewu, Bocanegra e Lewis; Dempsey, Reyna e Convey; Donovan, McBride e Beasley.
Outros Convocados: Howard e Hahnemann (GR) Albright, Pope, Gibbs, Conrad e Mastroeni (DF) Olsen e O´Brien (MD) Wolff, Ching e Johnson (AV)

Sem comentários: