segunda-feira, julho 9

Mais competitividade

Que me desculpe o Miguel [desculpem o próprio e o Luís o erro de identidade entretanto corrigido], mas não resisto a acrescentar ao que escreveu na forma de post.

Concordo com a ideia da concorrência desleal, mas numa perspectiva diferente. O estado português, nesta como noutras áreas, impede deslealmente a concorrência das empresas e agentes portugueses no seu próprio mercado.

Nada de extraordinário, contudo, que o futebol perca a já reduzida capacidade de atracção e que, mais do que nunca no passado, o campeonato luso seja incapaz de manter os seus talentos, pois é o que já sucede nos mais variados sectores.

Os mais competentes e brilhantes técnicos, quadros e académicos têm, neste momento, o caminho traçado: o estrangeiro.

É uma simpática forma de desertificação - ou, para ser mais exacto, "desqualificação" -, à qual há muito assistimos impassíveis.

Claro que o futebol tem sido um dos principais embaixadores de Portugal nos últimos dez anos, com uma taxa de sucesso invulgar que gerou negócio e riqueza para o país numa proporção infinitamente superior aos custos ou investimentos institucionais.

Mas, como em Portugal se prefere que todos sejam pobres e se convive muito mal com o sucesso alheio, ainda e sempre em nome da "igualdade", vamos tratar de impedir que a actividade prossiga no bom caminho.

Mal por mal, preferia que uma actividade fosse privilegiada, desde que mantivesse a sua produtividade. Para mim, mais vale um sector competitivo do que nenhum... Mas eu sou estúpido, portanto...

Assim, acabe-se com os privilégios em sectores específicos, calem-se os malandros que se queixam do que pagam.

Isto tem de ser igual para todos! Ou quase... (os bancos não têm nada a ver com isto nem têm pornográficos regimes de excepção no plano fiscal... sssssshhhhiuuuuu...)

PS – Pensar que isto se reflecte, de alguma forma, nos futebolistas ditos privilegiados é, no mínimo, ingénuo. Os contratos são, e continuarão a ser, negociados em valores líquidos, pelo que só os clubes serão atingidos pelo fim do regime de excepção.

Sem comentários: