segunda-feira, março 2

Contas III

Diz o Miguel nos dois posts anteriores, que a situação das SAD´s em Portugal é dramática. Falências Técnicas, prejuizos acumulados, etc.
Sem deixar de ter uma certa razão, há aspectos aquí que importam clarificar, nomeadamente, porque fogem a um rigor contabilistico.
Por exemplo, quanto vale o plantel do Sporting, Benfica ou Porto?
Que valores apresentam estes clubes no seu balanço?
Não tenho agora o tempo necessário para fazer esta pesquisa, mas decerto que são valores longe da realidade, até porque nao interessa a ninguém andar a contabilizar activos por valores avultados e assim andar a contabilizar fortunas em amortizações.

No entanto, importa aquí fazer uma distinção.

Quanto valem Hulk, Lisandro ou Lucho, por exemplo? Quanto poderia o Porto sacar aquí?60, 70 milhões de euro!? Seguramente!!!Valores que tanto Sporting como Benfica lhes custaria muito chegar em caso de necessidade.
Tem sido essa a grande supremacía do Porto em relação aos seus rivais.
Mais valias sucessivas que financiam ano após ano equipas mais caras que a dos seus rivais. E ao mesmo tempo equilibram as contas.Ainda que em falencia técnica, nao custaria muito ao Porto sair desta situação com medidas “extra-contabilisticas” como por exemplo, a venda do Hulk por uns 30 milhões, contabilizado no balanço como um activo de 5Meuros. E assim sucessivamente…

1 comentário:

Bulhão Pato disse...

De acordo, João. Mas o Fernando Gomes, administrador da SAD, admite hoje que os passes do Lisandro, do Lucho e do Bruno Alves foram dados como garantia para assegurar os dois últimos empréstimos.
Essas circunstâncias não indiciam uma saúde financeira famosa. Quanto valeriam estes passes se fossem vendidos em desespero?