sexta-feira, abril 26

O Benfica.

Depois do jogo de ontem, os benfiquistas dividem-se: uns, acham que a equipa não jogou nada, os jogadores não se esforçaram e a goleada era o resultado mais justo. Outros, acham que o resultado até foi bom, apesar da exibição, colectivamente, ter sido fraca, sem deixar de considerar que os jogadores fizeram o melhor. Outros, ainda, acham que a equipa esteve bem, o adversário é complicado, os postes também jogam e que, daqui a uma semana, os turcos saem da Luz com o pacote cheio.

Na minha opinião, a equipa não conseguiu adaptar-se ao estilo de jogo dos turcos. Não acho que tenha faltado agressividade, e muito menos, vontade. Simplesmente, tecnicamente, não conseguimos fazer o que costumamos fazer: rápidas transições, pois estas esbarraram, quase sempre, num toque a mais na bola, para a dominar, num passe errado, numa desatenção.

Convém, também, recordar que o Benfica jogou sem Lima, Luisão e Enzo. Se o central representa tudo o que se sabe nesta equipa, o ponta-de-lança tem sido a força de golos e não só, que tão boa companhia tem feito a Cardozo. O Ferrari? Provavelmente o melhor médio do nosso campeonato, com uma regularidade impressionante. E sim, até podia acrescentar o Almeida, titular absoluto nesta competição e, em alguns jogos, com excelentes exibições (Maxi foi titular pela primeira vez). E posso acrescentar só mais dois? Aimar e Gomes. Pouco ou nada utilizados esta época.

Resumindo, a equipa ressentiu-se naturalmente de todas as condicionantes. O cansaço, as viagens, o acumulado de jogos, a tensão de um dérbi, a tensão da deslocação à Madeira, de vencer o campeonato, de ir ao Jamor. Tudo isto se paga, de alguma forma.

Nesta fase da época parece-me, contudo, ingrato, que se deixe de acreditar ou apoiar estes jogadores e, por que não, Jesus. Bem sei que a fé não joga mas, verdade seja dita, é coisa que esteve arredada desta equipa porque, na maioria das vezes, limitou-se a ser melhor do que os seus adversários.

Que os nossos adversários internos queiram passar uma imagem contrária, ainda compreendo. Agora, os próprios benfiquistas colocarem tudo em causa, apenas porque perdermos um jogo ao fim de trinta e muitos, numa Meia-Final da Liga Europa?

Na Madeira joga-se, verdadeiramente, a época. Todos os benfiquistas querem festejar o título, muito mais do que qualquer outra coisa. Querem encher o Marquês de vermelho, de festa e de alegria. E isso passa por vencermos o Marítimo, num jogo em que a equipa terá de dar uma resposta convincente.

Estamos numa fase terrível em pressão, os jogadores sentem isso. Precisam é de euforia nas bancadas, alegria. Daquela que contagia os que lá dentro correm por nós. Mas também que, nos cafés, nos blogues, nos empregos, não baixemos a guarda da esperança num conjunto de jogadores que nos tem feito sonhar. Ainda não ganhámos nada, mas podemos ganhar tudo. Quem pode dizer o mesmo?

39 comentários:

Peyroteo disse...

O que se passou ontem foi muito simples: o Benfica perdeu com um adversário superior...

Anónimo disse...

Superior, ou que foi superior? Eu acho que foi apenas superior, pelos motivos que apontei no post.

Hugo disse...

Dos benfiquistas com quem falei, uns partilham da primeira opinião e outros da terceira.
Tendo em conta a má exibição, o resultado podia ter sido pior. Há que ter em conta igualmente que o Fener ainda não perdeu fora de casa na Liga Europa.

Anónimo disse...

O Benfica também não tinha perdido nenhum jogo, acho que esses critérios estatísticos são pouco ou nada importantes.

E eles cá vêm desfalcados de três, como nós ontem. Vamos ver. Eu acho que o Benfica tem mais futebol.

Jorge Borges disse...

Quanto ao jogo de ontem já expressei a minha opinião. Acho que temos equipa para eles, mas ontem o Benfica não esteve ao seu melhor nível. As ausências explicam apenas uma parte.

Podemos ganhar tudo é certo. É muito difícil? sim. Mas é isto que todas as equipas querem. Logo, não nos podemos lamentar com sobrecargas de jogos, apesar de isso ser um facto objectivo. Se quereos tudo, temos que jogar.

O jogo dos Barreiros é importância crucial assim como com o Estoril. Não basta ganhar ao Marítimo para ganhar o título. Ganhar ao Marítimo e ao Estoril pode fazer com que o jogo no Dragão seja o mais fácil dos últimos anos. Mas depois é preciso ganhar ao Moreirense.
O meu feeling é que o campeonato se decide na última jornada.

Unknown disse...

Se vencermos na Madeira, os turcos não vão aguentar a moral com que os nossos jogadores vão entrar depois na 5ª!

E mais uma vez em caso de vitória no Funchal, julgo que é desta, que o Inferno da antiga Luz vai ressuscitar na nova Catedral!

Peyroteo disse...

Para mim é superior.

Anónimo disse...

LOL

Peyroteo disse...

LOL, porquê? Tem jogadores estrangeiros que o Benfica não tem capacidade para ter. Os jogadores portugueses do Benfica (aqui sim justifica-se um LOL) até podem ser superiores aos jogadores turcos do Fenerbahçe mas os estrangeiros não

LDP disse...

Peyroteo, quais?

Peyroteo disse...

O Ziegler, o Sow, o Cristian, o Stoch, o Krasic...

LDP disse...

Mas quando falas em não ter capacidade para os ter estás a falar de valor dos passes? Valor dentro do campo? Ou da carreira de cada um desses jogadores?

Filipe disse...

Eu quero é que ele ganhe ao Marítimo, a liga europa, sobretudo com uma final com o Chelsea, tem que ter prioridade mínima.

Peyroteo disse...

Estou a falar de jogadores que o Benfica gostaria de ter mas não tem argumentos financeiros para o conseguir.

Pedro disse...

O Peyroteo é isto. LOL
És grande!!!!

Luis, não acho que exista uma onda de descrença, bem pelo contrário. A maioria acredita numa reviravolta na Luz. Sim, é verdade q a maioria, erradamente, acha q jogámos mal. Mas essa mesma maioria acredita ser possivel chegar à final.

O jogo na Madeira será fundamental. Uma vitória quase q garante o título e levará a equipa com uma moral brutal para quinta feira. É isso que desejo. O resto falamos no final. Por agora pouco mais há a dizer.

Podíamos falar de capelas, proenças e jarras mas é deixá-los falar. As imagens falam por si por muito q as queiram esconder.

Peyroteo disse...

Parece que estou a falar de jogadores da distrital de Viana do Castelo...

Anónimo disse...

Ó Peyroteo, o Zenit está aí para provar que o que dizes não faz muito sentido.

Além do mais, em termos futebolísticos, não acredito que consideres que os turcos jogam melhor.

Uma equipa com internacionais do Brasil, Argentina, Uruguai ou Paraguai, realmente, deve muito a uma equipa como esta.

"Eu quero é que ele ganhe ao Marítimo, a liga europa, sobretudo com uma final com o Chelsea, tem que ter prioridade mínima."

De acordo. Fazes parte de TODOS os benfiquistas que desejam o campeonato em primeiro lugar.

Uma eventual ida à final seria um prémio e depois, em 90', tudo poderá acontecer.

Anónimo disse...

Só para acrescentar que o Witsel, quando chegou ao desterro do frio, disse logo que o Zénit era muito melhor do que o Benfica. Viu-se. E vai continuar a ver-se, na história que aí vem.

Anónimo disse...

Claro que são óptimos jogadores, mas nesse patamar temos Garay, Luisão, Maxi, Sálvio, Enzo, Gaitán, Matic, Cardozo e Lima, por exemplo.

Mas reforço a pergunta: achas que joga melhor? Ou estás a pensar apenas nas individualidades?

Já agora, porque faz todo o sentido, como antevês que se vai desenrolar a segunda mão?

Peyroteo disse...

Se tudo correr bem, o Fenerbahçe passa :)

LDP disse...

Fenerbahçe
(ultimas 3 ou 4 épocas)

Ziegler - 600 mil euros pagos á Juve depois de ter sido emprestado 5 ou 6 vezes por toda a Europa.
Sow - 10 milhões
Cristian - 5 milhões
Stoch - 5 milhões
Webo - 3 milhões
Krasic - 7 milhões
Kuyt - 1 milhão
..

Benfica (só esta época)

Ola John - 9 milhões
Lima - 5
Salvio - 13 milhões

Queres explicar melhor o teu ponto de vista, Peyroteo?

Jorge Borges disse...

"O jogo na Madeira será fundamental. Uma vitória quase q garante o título(...)"

Pedro, uma vitória apenas garante que ficamos mais próximos do título, e não propriamente o título.
Preocupa-me um pouco essa forma de pensar. Até dá a ideia que depois do Marítimo vai ser passeio.
Se ganharmos ao Marítimo, a vitória sobre o Estoril, QUASE que garante o título.
Não se esqueçam que o Estoril é das boas equipas desta Liga.

Anónimo disse...

Ó Jorge, percebo a tua defensiva mas... com uma vitória na Madeira a equipa dá um pulo natural e venceremos o Estoril e o Moreirense com toda a certeza.

Anónimo disse...

LDP: LOL

Peyroteo: LOL e um abraço.

Peyroteo disse...

E os ordenados? Essa é que é a questão...

LDP disse...

Tu sabes quanto ganham os jogadores mais importantes do plantel do Benfica?

Peyroteo disse...

Ganham para cima de 2 milhões de euros por ano? O Meireles, por exemplo, ganha 3 milhões por ano. O Kuyt ganha 2,8 milhões, o Krasic 2,3. O Benfica paga 200 mil por mês a alguém?

LDP disse...

Se calhar há 3 jogadores do plantel que ganham perto de 200 mil por mes. Mas eu perguntei isso a ti...a resposta afinal qual é?

Ainda assim, e por essa ordem de ideias, o Fenerbahce paga passes de 13 milhões por alguém?

Peyroteo disse...

Tenho sérias dúvidas que algum jogador do Benfica ganho para cima de 1,5 milhões. Mas, de facto, não sei.

Pedro disse...

Os turcos pagam melhor que o SLB. Disso não há dúvidas. Mas isso em momento algum torna os seus jogadores melhores que os nossos. Nem sei como é que isso pode ter discussão.

Jorge, eu disse "QUASE". E tenho o feeling que se vencermos segunda feira na segunda seguinte podemos ser campeões na Luz.

LDP disse...

Se, de facto, não sabes, então não podes defender mais esse argumento.

Voltando um pouco mais atrás no discurso, disseste que "o Benfica gostaria de ter o Ziegler, o Sow, o Cristian, o Stoch, o Krasic..."
O Stoch eu percebo. É jovem, joga nas alas, é rápido e tem golo nos pés. Tem futuro...mas os outros?

Porque é que o Benfica gostaria de ter o Ziegler ou o Krasic? Nenhum deles acrescentaria nada a Salvio, Gaitan ou John.

Sow? Se a dupla Lima Cardozo (juntos ou alternados) rendem 50 ou mais golos por época! Com Rodrigo á espreita...

O Cristian? A sério? Um brasileiro de 30 anos quando temos Aimar e Martins (que nem jogam), ou Gaitán ou Enzo?

Deixando as questões financeiras de lado, até porque não sabes quanto ganham os jogadores do Benfica, mas falando somente no plano desportivo porque é que o Benfica "gostaria de ter estes jogadores"?

Pulha Garcia disse...

Como Benfiquista estou preocupado. Há 3 jogos que jogamos em baixo ritmo. Ontem não marcámos e perdemos. De qualquer forma continuamos a ser uma equipa muito forte, e na minha opinião a mais forte em Portugal. O jogo do ano é na Madeira. Se ganharmos "cheira a campeão" e isso vai moralizar a equipa para o resto da temporada. Se perdermos aguarda-nos uma descida aos infernos.

(Sou um fã de JJ e percebo que ele tenha querido poupar (nalguns casos forçado a poupar) para o jogo contra o Marítimo. Mas o nosso 11 ontem foi muito mal escalado. Cardozo e Aimar para um jogo fora na Europa, ambos sem velocidade? Devíamos ter jogado com Rodrigo na frente e um jogador no apoio. Muitos passes falhados, Ola John pior em campo, Carlos Martins entra para distribuir mas perde 4 bolas em 5 minutos, os nossos laterais precisam de acreditar mais nas suas capacidades... as grandes equipas vêem-se na forma como reagem nas alturas cruciais. Queremos ser campeões chegou a hora de ver quem tem coragem para ter a bola nos pés. Não pode ser só o Matic ...)

Peyroteo disse...

E eu a pensar que estava apenas a constatar o obvio. Os jogadores que falei, na minha opinião, eram titulares em qq equipa portuguesa. Logo, seriam um acrescento de qualidade. Mas voltamos a falar na próxima semana, após o 2 jogo.

LDP disse...

Que essa é a tua opinião já o tinha percebido. Eu gostaria era que fundamentasses a tua opinião.

"...titulares em qq equipa portuguesa" - Sim, eu também acho que o Sow podia muito bem tirar o lugar ao Ghilas ou que o Cristian ganharia a titularidade ao Hugo Leal. Independentemente da capacidade financeira do Estoril ou do Moreirense para pagar salários altos.
Mas não era do Benfica que estavas a falar?

Filipe disse...

Eu não sou fã do Jesus, nem de longe. Ainda tenho os festejos do FCP na Luz atravessados, foi imperdoável. Depois disso não consigo confiar no homem. Só descanso quando for matematicamente garantido.

Jorge Borges disse...

Luis e Pedro:
Viram o Estoril hoje?
Não vai ser pêra doce...

Pedro disse...

O Estoril tem feito um campeonato do caraças e claro que não será pera doce. Mas isso não me impede de achar que em casa somos claramente favoritos. E teremos o apoio de mais uns qts milhões para derrotarmos a equipa da linha para que consigam conquistar um lugar europeu.
:)

Filipe disse...

Gostava de ter a fé do Pedro e do Luís nas qualidades do JJ, vão ser umas semanas de ansiedade.

Pedro disse...

"Gostava de ter a fé do Pedro e do Luís nas qualidades do JJ"

??????

Andas desatento... :)