segunda-feira, outubro 12

Da política ao futebol...

A política, como o futebol, pareciam apenas querer dar-nos sinais de que valores tão importantes como honestidade, seriedade, lealdade ou ética não passavam de miragens nos tempos que correm. Na política, para justificar as malfeitorias de alguns, queriam fazer-nos crer que "são todos iguais, só querem 'tacho'" ou que "mete ao bolso, mas ao menos faz". No futebol, também há quem queira meter todos no mesmo saco da pouca seriedade, argumentando que acaba por ganhar o mais competente.

Quando tudo parecia perdido, eis que dois sinais de luz nos surgem de Felgueiras e Marco de Canavezes. Infelizmente, o mesmo não pode dizer-se de Gondomar ou de Oeiras, concelho onde resido há 38 anos. Vou ter de gramar mais um mandato de Isaltino, se entretanto os tribunais não o apearem. Tem obra feita, justificam alguns. A questão é que, na análise dos candidatos, nem chego a esse ponto. O problema está a montante: há princípios mais importantes do que a (eventual) obra feita. Pelo menos, para mim, mas não para a população do município mais 'letrado' do país. Mas ainda havia quem pensasse que a obtenção de um canudo está relacionada com valores como os acima referidos?

Seria bom que o futebol ponderasse nos casos dos dois concelhos nortenhos acima referidos e pensasse no que têm sido as últimas décadas. Infelizmente, só os resultados contam. Quem ganha fica satisfeito, independentemente da forma como lá chegou. E não creio que as coisas mudem. Questiono-me mesmo se, por exemplo, teria sido possível correr com Vale e Azevedo se ele tivesse criado uma dinâmica vencedora...

PS - Será que Elisa Ferreira percebeu que a colagem a Pinto da Costa pode ter-lhe retirado mais votos do que os que lhe proporcionou?

PPS - Apreciei o resultado de José Guilherme Aguiar em Matosinhos...

Sem comentários: