sábado, agosto 22

Liga Sagres: bebam juízo!

A Liga Razão de Queixa, vai para a segunda jornada e já há queixume de todo o lado. Numa rápida olhada pela blogosfera são demais as queixas e as alusões claras a Xistra e Sistema como se porventura desculpasse alguma coisa ter o funcionário do Hospital Cova da Beira como árbitro.

De facto há uma síndrome - talvez das únicas engraçadas - em relação a Carlos Xistra. Visita mais que frequente à terra onde vivo, o árbitro é insultado por todos os adeptos, sejam eles sportinguistas, benfiquistas ou portistas. Há tempos, num jantar em casa de um amigo benfiquista, eu e outro amigo, sportinguista, fumávamos um cigarro à porta da garagem, quando aparece Carlos Xistra de visita à sua sogra. O meu amigo sportinguista lá ia balbuciando improprérios, quando chega o meu amigo benfiquista e desata também a queixar-se da sorte de ter que ver tal "energúmeno" tão perto da sua casa.

Árbitro fraco, constantemente conotado a favores como razão da sua subida ao futebol profissional e a quem é atribuida a frase: "Gosto mais do Sporting que da minha mulher", Carlos Xistra não é, ainda assim, razão para tal nervosismo. E a explicação para isso reside no seguinte: não há para mim, árbitro que possa travar uma equipa competente. Tenho para mim, num jogo que não vi, que se o Porto tivesse tido competência tería ganho a partida na Mata Real, sem mais blá, blá, blá.

Com já mais de 60 jogos como treinador (escolas e infantis) não me lembro de ter perdido ou empatado um jogo por causa de algum árbitro, e Carlos Xistra foi um deles. É para mim completamente estapafúrdio que se dê tanta atenção e culpa aos senhores do apito, quando o caminho do sucesso passa por arranjar uma equipa competente em muitos dos processos do jogo, um dos quais são os erros dos árbitros ou o que deles pode vir.

O erro faz parte do jogo, mas há dois pesos e duas medidas. Não me lembro de manchetes de jornal por falhas de marcação ou golos falhados à boca da baliza.

P.S. Que se proteja jogadores como Hulk tudo bem, que se atire culpas para más decisões sobre o mesmo em relação a um mau resultado, tudo mal.

Sem comentários: