sexta-feira, agosto 21

Os empatas querem aprender como ganhar

Jornada muito interessante a que se segue na Liga Sagres. Os três grandes têm jogos de grande, ou alguma, dificuldade e deles poderemos auferir a actual capacidade futebolística de Porto, Benfica e Sporting, desta feita com Braga, Nacional e Guimarães ao barulho.

No Dragão, espera-se um adversário moralizado pela vitória ao Zenit e, como se não bastasse, também pelas vitórias que já conseguiu no reduto azul e branco. O Porto não vai poder contar com a coqueluche "100 milhões" e só isso é suficiente para fazer tremer as mentes portistas. Ora, que as mentes tremam não me faz confusão. Mais me faria se os resultados de uma equipa estivessem dependentes de um jogador só. Não joga Hulk que jogue Varela e que finalmente Belluschi apareça, sob pena de poder vir a perder o lugar para um melhor carregador de jogo chamado Valeri. Espera-se um Porto subido no terreno e de grande impeto ofensivo com Falcão na área para tirar dúvidas do saudosismo que poderemos, ou não, ter do guerreiro Licha.

O Benfica desloca-se a um terreno que lhe é favorável. Foi-o no ano passado com Quique e, também, já nesta pré-época com Jesus. Como Vingada vai fazer o cerco ao poderoso ataque benfiquista? é a pergunta que se impõe. Esperem os Benfiquistas jogar à vontade até ao meio do meio-campo vimaranense e cautelas redobradas na hora de perda de bola. Com empate contra o Marítimo já quase que se escreve nos manuais que é assim que se joga contra o Benfica. Nada mais enganoso pois os de Carlos Carvalhal só sairam vivos pela ineficácia encarnada.

O Sporting tem teste de fogo em Braga. Não acredito que algo mude do jogo de terça-feira para o que se aproxima na Pedreira. Vamos voltar a ver garra e um querer vencer muito forte, mas também vamos voltar a ver uma maioria de decisões de única e exclusiva responsabilidade dos jogadores. Se eles acertarem como Veloso, o Sporting vence, se eles errarem como Polga o Sporting passa um mau bocado. Na equação está também um Braga de Domingos que tem um estilo de jogo chato contra equipas teoricamente mais fortes. Não gosta de assumir o jogo e povoa muito a zona defensiva. Para Domingos o 0-0 agrada para o Sporting não.

Sem comentários: